Conecte-se Conosco

Notícias

Região tem sete novos Municípios de Interesse Turístico

Publicado

em

Outros 13 municípios já haviam conquistado a classificação de Município de Interesse Turístico (MIT) no ano passado

Assembleia Legislativa aprovou na terça-feira (5) projeto de lei de autoria dos 94 deputados estaduais que classifica 43 cidades paulistas como Municípios de Interesse Turístico (MITs). Na região, sete cidades receberam a classificação. Com os 13 MITs já aprovados em 2018, a região chega a 20 municípios com o título, que garante um recurso extra anual do estado para investimentos na infraestrutura turística.

As sete novas cidades da região contempladas com o título de MIT são Anhembi, Bocaina, Botucatu, Dois Córregos, Garça, Pongaí e São Manuel. No caso de Pongaí (100 quilômetros de Bauru), o projeto de lei solicitando a classificação como MIT foi apresentado pelo deputado estadual Pedro Tobias (PSDB).

“Essas cidades passarão a receber cerca de R$ 650 mil por ano para fomentar e investir na infraestrutura do turismo local, gerando mais empregos e renda à população”, explica o parlamentar, que também foi o autor dos pedidos para Itapuí, Lençóis Paulista, Lins e Piratininga. “Há outros projetos do gênero que dei entrada na Alesp e tramitam na Casa, como os de Arealva, Bauru e Boraceia”.

Em Dois Córregos (73 quilômetros de Bauru), o pedido de classificação como MIT foi feito pela deputada estadual Clélia Gomes (Avante). O prefeito Ruy Favaro (PTB) comemorou a notícia e revelou que irá usar o recurso para reconstruir o Centro de Eventos Orídio Mazziero, destruído em 2015 por um vendaval.

“É importante destacar o importante papel do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Câmara Municipal e também do Departamento Municipal de Turismo”, salienta. “Essa conquista é mais um sonho realizado, um verdadeiro presente de aniversário para Dois Córregos. O nosso município tem um grande potencial turístico que precisa ser e será explorado, gerando assim emprego e renda para a cidade”.

TURISMO RELIGIOSO

A diretoria de Turismo de Bocaina (69 quilômetros de Bauru), cidade que tem como ponto forte o turismo religioso, adiantou que os recursos estaduais serão investidos em sinalização turística, segurança monitorada, adequação de prédios turísticos e construção de dois Pontos de Informações Turísticas (PITs).

Além do acervo sacro, que inclui 13 telas do famoso pintor Benedito Calixto expostas na Igreja Matriz de São João Batista, o órgão ressalta que o município possui como atrativos o Rio Jacaré-Pepira, a tradicional Festa de São João Batista, com a travessia do braseiro da fogueira por fiéis, 200 casarões antigos e várias igrejas históricas.

MEMORIAL

No caso de Botucatu (100 quilômetros de Bauru), o pedido foi feito pelo deputado estadual Fernando Cury (PPS). A prefeitura informou que a verba extra deve ser destinada para melhorar a infraestrutura e oferecer condições ideais aos visitantes dos pontos turísticos naturais da cidade.

“Estou muito feliz por mais essa conquista. Temos um potencial turístico enorme e agora, como MIT, vamos liderar o processo de desenvolvimento do primeiro consórcio intermunicipal voltado para o turismo no Estado de São Paulo, que é o Polo Cuesta”, declara Cury.

Para receber o recurso do MIT, o município deverá apresentar um projeto turístico ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos. Augusto Tecchio, secretário adjunto de Turismo de Botucatu, revela que o projeto já está sendo finalizado para ser entregue ao órgão estadual.

“Nosso primeiro passo deve ser o Memorial da Música Raiz, um projeto que contará a história da tradição e música caipira e que, inicialmente, estamos planejando para ser instalado próximo à Capela da Ana Rosa. Ele já foi aprovado pelo Conselho Municipal de Turismo e esperamos que em breve saia do papel”.

O projeto de lei que cria os novos MITs ainda precisa ser sancionado pelo governador João Doria (PSDB). Com a medida, o Estado de São Paulo passará a contabilizar 140 MITs.

REGRAS

Para que seja considerado um Município de Interesse Turístico (MIT), a cidade deve ter atrativos turísticos, serviço médico emergencial, de hospedagem, de alimentação, informações turísticas e abastecimento de água potável e esgoto. Em 2018, Agudos, Bofete, Iacanga, Itapuí, Jaú, Lençóis Paulista, Lins, Mineiros de Tietê, Pardinho, Piratininga, Sabino, Santa Cruz do Rio Pardo e Torrinha receberam o título na região.

JCNET

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Sesi Judô tem 15 atletas convocados para disputa de Brasileiro Sênior

Publicado

em

Sesi-SP será o segundo maior representante na seleção paulista; competição será nos dias 23 e 24 de novembro
O Campeonato Brasileiro Sênior de Judô será o próximo desafio da equipe de Desempenho do Sesi Judô, sediada no Sesi Botucatu. Uma das competições mais importantes do calendário nacional, o torneio será nos dias 23 e 24 de novembro, em Vila Velha (ES). Com 15 atletas e um técnico convocados, o Sesi-SP terá a segunda maior representação na seleção da Federação Paulista de Judô.
Depois de um resultado histórico no Grand Prix Nacional de Judô e no CBI Troféu Brasil — com a conquista de oito medalhas e o primeiro lugar geral no masculino— a equipe do Sesi Judô estará em peso na seleção paulista para a disputa do Campeonato Brasileiro. Em comparação com 2023, a representação do Sesi Judô cresceu em mais de três vezes, tendo quatro atletas na competição da última temporada.
Entre os judocas do masculino, foram convocados: Michel Augusto e Luis Kumakura (até 63kg); Michael Marcelino, Vinicius Ardina, Gabriel Dumalak, Gustavo Borsoi e Luan Almeida (até 73kg); Guilherme Morais (até 90kg); William Souza (até 100kg); e Isaque Conserva (acima de 100kg). Entre as judocas no feminino, foram chamadas: Clara Carvalho (até 48kg); Giovana Shimada (até 52kg); Gyovanna Andrade (até 57kg); Eduarda Bastos (até 63kg); e Maria Paula Guilherme (até 70kg). Além disso, também estarão presentes o técnico Alexandre Lee, e o fisioterapeuta Danilo Magalhães.
O crescimento expressivo de participantes do Sesi Judô na seleção paulista demonstra o trabalho de excelência desenvolvido pela equipe no Sesi Botucatu. Além do aumento de participantes, a equipe enviada agrega judocas em crescimento e experientes, com diversos medalhistas nacionais e até internacionais.
Campeonato Brasileiro Sênior de Judô 2024
23 e 24 de novembro – Vila Velha (ES)
Equipe Sesi Judô convocada:
Clara Carvalho (até 48kg)
Giovana Shimada (até 52kg)
Gyovanna Andrade (até 57kg)
Eduarda Bastos (até 63kg)
Michel Augusto (até 63kg)
Luis Kumakura (até 63kg)
Maria Paulia Guilherme (até 70kg)
Michael Marcelino (até 73kg)
Vinicius Ardina (até 73kg)
Gabriel Dumalak (até 73kg)
Gustavo Borsoi (até 73kg)
Luan Almeida (até 73kg)
Guilherme Morais (até 90kg)
William Souza (até 100kg)
Isaque Conserva (acima de 100kg)
Alexandre Lee (técnico)
Danilo Magalhães (fisioterapeuta)

Continuar Lendo

Botucatu

Secretaria de Educação promove 6ª Corrida e Caminhada Educação Solidária

Publicado

em

No dia 1º de dezembro (domingo), a Secretaria Municipal de Educação realizará a 6ª Corrida e Caminhada Solidária  aberta a toda população botucatuense. A largada será às 08h do pátio da Secretaria Municipal de Educação, na Vila dos Lavradores.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas AQUI até preencherem as 400 vagas oferecidas.

A entrega da numeração será nos dias 28 e 29 de novembro na Secretaria Municipal de Educação, quando o atleta deverá fazer a doação de leite (obrigatória) que será destinado a projetos sociais do município. O não comparecimento até esta data, será considerado desistente, abrindo assim a vaga para outras inscrições. No dia da corrida não será entregue o numeral.

Os interessados poderão se inscrever na caminhada ou na corrida de 5,3 km. Todos os participantes receberão medalha de participação e os três melhores tempos de chegada da corrida, masculino e feminino, receberão troféu.

A 6ª Corrida e Caminhada Solidária da Educação tem o apoio da Semutran, GCM, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sabesp, Claus Sport e ACOB – Associação dos Corredores de Botucatu e Transforma Fisio.

Mais informações
Secretaria Municipal de Educação
Rua José Barbosa de Barros, 120, Vila dos Lavradores
Telefone (14) 3811-313178 / 3811-3150

Continuar Lendo

Botucatu

Prefeitura inicia recape na Avenida Raphael Laurindo

Publicado

em

Avenida terá trânsito totalmente interditado nos trechos em obras. Motoristas e motociclistas devem ter atenção no local.

Começou nesta terça-feira, 12, a obra de recape asfáltico na Avenida Raphael Laurindo, no Jardim Paraíso. A recuperação asfáltica será realizada pela Secretaria de Infraestrutura, ocorrerá entre as Praças Isaltino Pereira e Alexandre Flemming e a previsão é que o trabalho seja executado em uma semana, a depender das condições climáticas.

A primeira fase do recape começará no sentido da Praça Isaltino Pereira – Centro, nos dois sentidos da Avenida ao mesmo tempo. E para que os investimentos sejam realizados, a Avenida precisará ser interditada totalmente para a passagem e estacionamento de veículos neste trecho das obras.

As linhas do transporte coletivo que utilizam a Raphael Laurindo serão desviados para ruas paralelas.

Conforme as obras de recape forem avançando, os trechos serão interditados e/ou liberados para motoristas, motociclistas e ciclistas.

A Prefeitura solicita a compreensão de moradores e comerciantes neste período de obras e reforça a necessidade de todos respeitarem a sinalização e interdição de trânsito para que as obras ocorram de forma adequada.

Em dias de chuva forte ou persistente, o recape será adiado e transferido para o dia seguinte.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5