Conecte-se Conosco

Botucatu

SAE de Infectologia se prepara para receber medicamento Pré-Exposição ao HIV

Publicado

em

Expectativa é receber o medicamento da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo no primeiro semestre de 2019. Local contará com ambulatório especialmente para o serviço

Você sabe o que é a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV, chamada de PrEP HIV? Trata-se de um novo método de prevenção à infecção do vírus da Aids. Ele consiste na ingestão diária de um comprimido que impede que a doença infecte o organismo, antes mesmo da pessoa ter o contato com o vírus.

E a novidade está chegando ao Serviço de Ambulatórios Especializados (SAE) de Infectologia “Domingos Alves Meira” de Botucatu, unidade da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp). Inédito na região, a previsão é de que o PrEP HIV esteja funcionando no primeiro semestre de 2019.

Para isso, o hospital está montando um ambulatório específico para o serviço, com médicos do próprio SAE. De acordo com o diretor do local, o infectologista Dr. Alexandre Naime Barbosa, os moradores da cidade e da região poderão ter acesso ao tratamento. “O PrEP foi implantado no Sistema Único de Saúde no ano passado, inicialmente em grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro. Agora, está chegando aos municípios do tamanho de Botucatu. Estamos discutindo o planejamento, para criar um dia especial dentro da unidade para esse tipo de tratamento”, afirma.

A medicação é destinada à população-alvo que possui mais chances de contrair HIV. Entre eles, homens que fazem sexo com homens, transexuais, travestis, gays, parceiros de portadores do vírus e trabalhadores do sexo (de ambos os gêneros).

“Antes de iniciar a PrEP, nós fazemos testes para saber se o indivíduo não possui HIV. É preciso que ele não esteja infectado, pois esta é a única contraindicação. Isso se dá porque os medicamentos utilizados na PrEP também são usados no coquetel de tratamento da doença, mas com a adição de mais um remédio. Assim, se ele tiver HIV, ele fará um tratamento abaixo do ideal, o que gera resistência do vírus”, diz Dr. Naime.

O método, ressalta o infectologista, só funciona se o paciente tomar a medicação da maneira correta, uma vez ao dia. “A eficácia é muito alta, chega a 100% de proteção. Ele leva 7 dias para fazer efeito e deixar a pessoa protegida”, conta.

Outro ponto positivo da PrEP é a ausência quase total de eventos adversos. “A única questão é que a gente precisa fazer uma avaliação trimestralmente para verificar outras doenças sexualmente transmissíveis e a função renal. Em uma pequena parcela de pacientes, o uso do medicamento pode levar a uma leve lesão renal. Mesmo assim, ela é totalmente reversível ao fazer a suspensão da medicação”, afirma.

O tratamento deve ser feito enquanto o paciente tiver risco de contrair o vírus da Aids. “Funciona como a pílula anticoncepcional da mulher. Ela toma enquanto estiver na perspectiva de engravidar e tendo relações sem camisinha. Com a PrEP, caso o indivíduo entre num relacionamento estável e sinta que não possui mais o risco de contrair a doença, com um parceiro soro negativo, ou comece a usar preservativo, ele pode parar. Qualquer mudança de comportamento neste sentido já vale para deixar o tratamento”, salienta Dr. Naime.

No entanto, é importante ressaltar que o preservativo ainda é o método mais efetivo para a prevenção do HIV e demais doenças sexualmente transmissíveis. “Em segundo lugar, vem a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e a PrEP. A primeira delas é uma estratégia de tomar um remédio antirretroviral até 72 horas depois de uma relação sexual desprotegida, durante 28 dias. Quem quiser conhecer o serviço, pode buscar uma unidade de saúde, como o SAEI. Também é uma estratégia importante, que funciona bem. São medidas adicionais e alternativas ao uso do preservativo”, finaliza.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Secretaria de Educação promove 6ª Corrida e Caminhada Educação Solidária

Publicado

em

No dia 1º de dezembro (domingo), a Secretaria Municipal de Educação realizará a 6ª Corrida e Caminhada Solidária  aberta a toda população botucatuense. A largada será às 08h do pátio da Secretaria Municipal de Educação, na Vila dos Lavradores.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas AQUI até preencherem as 400 vagas oferecidas.

A entrega da numeração será nos dias 28 e 29 de novembro na Secretaria Municipal de Educação, quando o atleta deverá fazer a doação de leite (obrigatória) que será destinado a projetos sociais do município. O não comparecimento até esta data, será considerado desistente, abrindo assim a vaga para outras inscrições. No dia da corrida não será entregue o numeral.

Os interessados poderão se inscrever na caminhada ou na corrida de 5,3 km. Todos os participantes receberão medalha de participação e os três melhores tempos de chegada da corrida, masculino e feminino, receberão troféu.

A 6ª Corrida e Caminhada Solidária da Educação tem o apoio da Semutran, GCM, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sabesp, Claus Sport e ACOB – Associação dos Corredores de Botucatu e Transforma Fisio.

Mais informações
Secretaria Municipal de Educação
Rua José Barbosa de Barros, 120, Vila dos Lavradores
Telefone (14) 3811-313178 / 3811-3150

Continuar Lendo

Botucatu

Prefeitura inicia recape na Avenida Raphael Laurindo

Publicado

em

Avenida terá trânsito totalmente interditado nos trechos em obras. Motoristas e motociclistas devem ter atenção no local.

Começou nesta terça-feira, 12, a obra de recape asfáltico na Avenida Raphael Laurindo, no Jardim Paraíso. A recuperação asfáltica será realizada pela Secretaria de Infraestrutura, ocorrerá entre as Praças Isaltino Pereira e Alexandre Flemming e a previsão é que o trabalho seja executado em uma semana, a depender das condições climáticas.

A primeira fase do recape começará no sentido da Praça Isaltino Pereira – Centro, nos dois sentidos da Avenida ao mesmo tempo. E para que os investimentos sejam realizados, a Avenida precisará ser interditada totalmente para a passagem e estacionamento de veículos neste trecho das obras.

As linhas do transporte coletivo que utilizam a Raphael Laurindo serão desviados para ruas paralelas.

Conforme as obras de recape forem avançando, os trechos serão interditados e/ou liberados para motoristas, motociclistas e ciclistas.

A Prefeitura solicita a compreensão de moradores e comerciantes neste período de obras e reforça a necessidade de todos respeitarem a sinalização e interdição de trânsito para que as obras ocorram de forma adequada.

Em dias de chuva forte ou persistente, o recape será adiado e transferido para o dia seguinte.

Continuar Lendo

Botucatu

Projeto de coleta seletiva no HCFMB será implantado nas áreas administrativas

Publicado

em

 

Com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), o Projeto Reciclo, iniciativa do Núcleo de Hospitais Sustentáveis e Núcleo de Higienização, que visa orientar sobre a correta segregação de resíduos potencialmente recicláveis, será implantado nas áreas administrativas do HCFMB.

Com mais de três anos de existência, o projeto já foi implantado no Hemocentro, Farmácia e em todo Hospital Estadual Botucatu (HEBo).

“Neste momento precisamos olhar para áreas administrativas do HCFMB por gerarem quase que exclusivamente resíduo reciclável, sendo mais fácil realizar essa conscientização dos colaboradores ”, explica Karina Pavão, coordenadora do Núcleo de Hospitais Sustentáveis do HCFMB.

O Reciclo oferece treinamentos (presenciais e à distância), identificação visual, vídeos, cartazes e fiscalização in loco. O acompanhamento da operacionalização da segregação dos resíduos nestes setores será realizado pelo Núcleo de Higienização, que realizará o controle do processo e pesagem destes resíduos.

““Acredito que será um passo desafiador para o Projeto Reciclo, mas de grande avanço para o HCFMB, sendo necessário o engajamento e conscientização de cada colaborador” , lembra Juliana Barbosa, coordenadora do Núcleo de Higienização do HCFMB.

Os próximos passos para a continuidade da iniciativa serão a identificação das lixeiras e a troca do sanito preto (resíduo comum) para a cor azul (resíduo reciclável), trabalho in loco de orientação e análise dos materiais gerados nos setores administrativos.

“É fundamental que os colaboradores descartem somente materiais recicláveis nas lixeiras e não misturem resto de comida ou lixo comum, lembrando que estes materiais serão destinados à cooperativa de catadores e não é justo que mandemos lixo para eles”, finaliza Karina.

Selo Reciclo

O Projeto Reciclo foi desenvolvido por uma equipe multiprofissional do HCFMB, incluindo o Núcleo de Higienização, Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing e Núcleo de Hospitais Sustentáveis. Foi instituído um selo, o “Selo Reciclo”, para reconhecer setores da instituição que concluam as capacitações sobre o descarte correto dos resíduos, incluindo o material reciclável que deverá ser destinado à Cooperativa de Reciclagem de Botucatu, e, desta forma, contribuir socialmente com o sustento das famílias que dependem deste tipo de material e promover o cuidado com o meio ambiente.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5