A Prefeitura de Botucatu anunciou nesta quarta-feira (07), um pacote de medidas que tem o objetivo de agilizar e trazer maior eficiência ao atendimento à população, principalmente nos casos de urgência e emergência nos prontos- socorros municipais.
O anúncio foi feito, em entrevista coletiva, pelo Secretário Municipal de Saúde, Dr. André Spadaro e pelo prefeito Mário Pardini. Entre as principais mudanças que devem beneficiar a população, destaque para a abertura do Posto de Saúde da Vila São Benedito (CECAP) e Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores nos períodos das 18 às 22 horas.
Os dois equipamentos servirão de suporte para os prontos-socorros Adulto e Pediátrico, respectivamente, a fim de receber os casos de menor gravidade, desafogando assim o atendimento nos PS. O encaminhamento de pacientes as duas unidades de saúde básica será realizado após triagem nos prontos-socorros.
O que mudou?
– Agente de medicamentos: Um funcionário será responsável pela conferência diária dos estoques de remédios nas unidades de saúde do município, de forma a evitar a falta de medicamentos nas farmácias dos postos.
– PS Odontológico na Cohab I: Mudança do Pronto Socorro Odontológico de Rubião Júnior para a Cohab I. O remanejamento será realizado devido à baixa demanda e dificuldades logísticas. O objetivo principal do PS Odontológico é atender os casos de urgências e emergências odontológicas das 18 às 21 horas.
– Posto de Saúde da CECAP e Centro de Saúde Escola: As duas Unidades Básicas de Saúde passarão a atender também no período noturno, das 18 às 22 horas, de segunda a sexta-feira. Os dois servirão de suporte para os Prontos-Socorros Adulto e Pediátrico, a fim de receber os casos de menor gravidade (triados com as cores azul e verde segundo o Protocolo de Manchester), desafogando assim o atendimento nos PS. Os postos não servirão de porta de entrada para os pacientes inicialmente. O primeiro atendimento continua a ser oferecido pelos Prontos-Socorros.
– Mais médicos nos PS: O Pronto Socorro Pediátrico passa a contar com mais um médico Pediatra no horário de pico, através de remanejamento nas escalas.
– Agentes de Humanização: De forma a tornar o atendimento e os trâmites dentro dos Prontos-Socorros mais transparentes, a Secretaria de Saúde implantou um Agente de Humanização em cada Pronto Socorro, no período das 15 às 23 horas.
– Monitoramento do fluxo de pacientes via celular: Para o monitoramento mais ágil do atendimento nos Prontos-Socorros, o HC criou um aplicativo interno que transmite em tempo real o número de pacientes a serem atendidos nos locais, inclusive com acompanhamento pessoal de cada paciente, registrando o tempo de espera, acessível aos gestores.
-Transporte de exames mais rápido entre PSP e HC: Um veículo, transferido do gabinete para a secretaria de saúde, cuidará exclusivamente do transporte de exames entre o Pronto Socorro Pediátrico e o Hospital das Clínicas (responsável por realizar os exames). Essa medida tem o objetivo de agilizar o tempo entre coleta do exame e resultado. O veículo ficará disponível 24 horas por dia. Entre 7 e 0 hora, a cada 30 minutos, e entre 0 e 7, a cada uma hora.
– Reforma Pronto Socorro Pediátrico: Viabilizado por uma emenda parlamentar no valor de R$ 700 mil, o Pronto Socorro Pediátrico receberá novos consultórios, farmácia, vestiários para funcionários, infraestrutura elétrica e hidráulica. Além disso, será viabilizada a inauguração de uma enfermaria de pediatria, com 16 leitos, e que ampliará o trabalho de atenção secundária.
– Nova unidade do SAMU: A cidade receberá, através de mais uma emenda parlamentar no valor de R$ 180 mil, uma nova unidade para renovação da frota do SAMU.
– Sala de Monitoramento: A secretaria de Saúde contará agora com uma Sala de Monitoramento, para acompanhar alarmes e câmeras de segurança presentes em toda a rede da saúde, de forma a acompanhar fluxo e dinâmica de atendimentos.
– Acréscimo no quadro de funcionários: Contratação de 5 auxiliares de enfermagem, 13 agentes comunitários de saúde para cobertura de micro áreas e qualificação de equipes e 3 médicos do programa Mais Médicos.
– Implantação de Ponto Eletrônico: Todas as unidades de saúde do município contarão com o sistema de Ponto Eletrônico, a fim de assegurar o cumprimento da carga horária dos funcionários.
Prefeitura de Botucatu