A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Casa da Mama, realiza neste mês diversas atividades alusivas ao Outubro Rosa, período que busca dar visibilidade às iniciativas de enfrentamento do câncer de mama e do câncer de colo de útero, e promove a consciência sobre a importância do diagnóstico precoce.
Durante todo o mês de outubro as Unidades de Saúde de Botucatu desenvolverão ações de prevenção e orientação sobre a doença, instigando todas as mulheres com mais de 40 anos a realizarem os exames de mamografia e Papanicolau.
“Durante todo o mês, nossos profissionais também realizarão orientações sobre saúde sexual e reprodutiva nas unidades. Além disso, outras ações serão realizadas, como iluminação rosa dos prédios, caminhadas, rodas de conversa, orientações em sala de espera sobre autoexame das mamas, mamografia, entre outras importantes atividades”, afirma o Secretário de Saúde, André Spadaro.
Confira abaixo algumas atividades do Outubro Rosa em Botucatu:
Sábado, 05
O Centro da Mama ficará neste dia aberto para as mulheres realizarem a mamografia das 8 às 17 horas;
Domingo, 06
No evento “A Avenida é Sua”, a Secretaria de Saúde abordará o tema com a população que estiver na Avenida Dom Lúcio;
Segunda-feira, 07
Tribuna Livre, na Câmara dos Vereadores, com a Profª Dra. Heloísa Maria De Luca Vespoli, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu;
Quarta-feira, 23
Todos os médicos ginecologistas e de saúde da família do Município passarão por um curso de sensibilização e atualização sobre o câncer de mama e dos critérios de elegibilidade dos métodos contraceptivos reversíveis de longa duração.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa é um movimento mundial, nascido em 1997 na Califórnia (EUA), que tem por objetivo dar visibilidade às iniciativas de enfrentamento do câncer de mama e promover a consciência sobre a importância do diagnóstico precoce para ampliar as chances de cura da doença. Isso ocorre através do compartilhamento de informações, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo assim para a redução da mortalidade.
O movimento “Outubro Rosa” caracteriza-se por imprimir o rosa, cor que marca a luta contra o câncer de mama, em ambientes de acesso público.
O câncer de mama, quando diagnosticado precocemente, possui uma taxa de cura próxima a 100% e requer tratamentos menos mutilantes.
Mais informações:
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Major Matheus, 7 – Vila dos Lavradores
Telefone: (14) 3811-1100
Casa da Mama
Rua Dr. Costa Leite, 1190 – Centro
Telefone: (14) 3813-3779