Conecte-se Conosco

Geral

Sebrae-SP sela parceria com Faculdade de Avaré 

Publicado

em

Aluno irá desenvolver competências empreendedoras para colocá-las em prática ainda no período de estudo

O Sebrae-SP selou uma parceria com a Faculdade Feap, de Avaré, para o desenvolvimento de atividades de Educação Empreendedora e Inovação para os alunos da instituição. A reunião foi realizada no escritório do Sebrae-SP de Botucatu nesta quarta-feira (19).

O gerente regional do Sebrae-SP, Eduardo Nascimento Jesus, explica que a Educação Empreendedora é uma abordagem transformadora que contribui com o desenvolvimento de competências empreendedoras junto a estudantes, educadores e gestores educacionais.

“Com a nossa abordagem de Educação Empreendedora, o aluno vai desenvolver a percepção de oportunidades, criatividade, inovação, colaboração, autoconsciência, autoeficácia e a predisposição para agir”, comenta.

Para o diretor da FEAP, Marcelo Alves da Silva, a instituição procurou o Sebrae-SP porque deseja proporcionar aprendizagem contínua além das salas de aula, impulsionando o crescimento empreendedor e pessoal.

“Queremos criar oportunidades para que os alunos tenham uma visão ampla do mercado de trabalho, ampliando horizontes dos alunos. É o início de uma grande parceria com o Sebra-SP”, conta.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Unesp Botucatu realiza Recepção Unificada 2025 para calouros das quatro unidades locais

Publicado

em

 

O evento, que marca o início da jornada acadêmica dos novos estudantes, teve como objetivo promover a integração, o aprendizado e a adaptação dos ingressantes à vida universitária.

Entre os dias 24 e 26 de fevereiro de 2025, a Unesp de Botucatu promove a tradicional Recepção Unificada para os calouros das Faculdades de Medicina (FMB), Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), Ciências Agronômicas (FCA) e Instituto de Biociências (IBB). O evento, que marca o início da jornada acadêmica dos novos estudantes, teve como objetivo promover a integração, o aprendizado e a adaptação dos ingressantes à vida universitária.

Abertura oficial 

 
O primeiro dia do evento foi marcado pela cerimônia de abertura, realizada na Casa da Arte, que contou com a presença de autoridades acadêmicas e políticas. Estiveram presentes os diretores das quatro unidades do câmpus: Professor Mario de Beni Arrigoni (FMVZ), Professora Percília Giaquinto (IBB) (foto)Professor Caio Antonio Carbonari (FCA) e Professor Carlos Magno Castello Branco Fortaleza (FMB e presidente do Grupo Administrativo do Câmpus – GAC). A diretora da Divisão Técnica de Biblioteca e DocumentaçãoLuciana Pizzani, também participou da mesa de abertura, além do deputado estadual Guilherme Cortez e da representante da Comissão de RecepçãoBeatriz Moreira.

Apresentação da biblioteca e programação do evento

Logo após a abertura, os calouros foram apresentados à Biblioteca do Câmpus, um espaço fundamental para o sucesso acadêmico, que oferece um vasto acervo e recursos de pesquisa. Em seguida, a Comissão de Recepção, representada por Beatriz Moreira, detalhou a programação dos três dias de atividades, destacando a importância da integração entre os alunos e a comunidade universitária.

Sessões técnicas e debates

Após um coffee break, os estudantes participaram de uma sessão técnica sobre saúde, seguida de uma palestra sobre saúde mental, temas essenciais para o bem-estar e a adaptação dos novos universitários. O dia também incluiu grupos de discussão sobre temas relevantes, como capacitismo, comunidades indígenas, cotas, racismo, democratização da educação, gênero, insegurança alimentar, LGBTQIA+fobia e movimento estudantil. Esses momentos de reflexão e diálogo reforçaram o compromisso da Unesp com a formação cidadã e o engajamento social.

Continuar Lendo

Botucatu

Mágico Mauro Dias realiza palestras para profissionais da Educação sobre violência contra crianças e adolescentes

Publicado

em

Ação acontece em diversos estados do País com apoio do INEPAM – Instituto Nacional Especializado em Pesquisa e Apoio aos Municípios

Que a mágica e o ilusionismo encantam e surpreendem o público, isso muitos já vivenciaram. No entanto, esta arte milenar tem sido usada também para educar, conscientizar e valorizar profissionais brasileiros. E o responsável por esse feito é o renomado mágico Mauro Dias que – com palestras educativas –  já foi aplaudido por mais de 500 mil pessoas de norte a sul do Brasil. 

 

Com apoio do INEPAM, Instituto Nacional Especializado em Pesquisa e Apoio aos Municípios, Mauro Dias tem percorrido o país em prol de uma causa muito importante: o enfrentamento a violência contra crianças e adolescentes, capacitando e motivando psicólogos, assistentes sociais, conselheiros de direito e tutelar, e educadores por todo país.

 

 Entre tantas cidades do país que percorreu defendendo esta nobre causa, o mágico escolheu Botucatu, cidade em que passou a infância e a juventude, para retribuir o sucesso da carreira. Com a palestra “Uma história que vale a pena ser escrita”, o mágico esteve na instituição Creche e Berçário Criança Feliz / Projeto Crescer, ressaltando a importância de cada colaborador em uma instituição. 

 

“Graças a Deus eu já tive a oportunidade de palestrar em grandes empresas e eventos. Por isso, me sinto na obrigação de levar o meu trabalho também para entidades sociais, que estão na linha de frente do combate à violência contra as crianças e adolescentes”, afirmou o mágico. 

 

Com muito bom humor e, claro, muita mágica e ilusionismo, a palestra é divertida e informativa, além de conscientizar os profissionais da importância de ter amor no atendimento às crianças. Em 2025, com o apoio do INEPAM, Mauro Dias já se apresentou nas seguintes instituições: 

  • ASSOCIAÇÃO DE PROMOÇÃO HUMANA DE BOTUCATU – SP 

 

  • EDUCADORES MUNICIPAIS DE SANTO ANTONIO DO JARDIM – SP 

 

  • PROFISSIONAIS MUNICIPAIS DA ASSISTÊNCIA E DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CÁSSIA – MG 

 

  • EDUCADORES MUNICIPAIS DE BOREBI – SP 

 

  • ASSISTENTES SOCIAIS E EDUCADORES DO MUNICÍPIO DE RAFARD – SP

 

  • EDUCADORES DE NOVA AMÉRICA DO OESTE – PR

 

  • CRECHE CRIANÇA FELIZ / PROJETO CRESCER – BOTUCATU – SP

Continuar Lendo

Botucatu

IBB/Unesp recebe visita de representantes da agência de fomento à pesquisa da Nigéria

Publicado

em

A comitiva teve como objetivo conhecer as instalações e os projetos desenvolvidos pela bolsista nigeriana Dra. Chijiokwu Ejime Agbonifoda que realiza seu pós-doutorado no instituto.

O Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp recebeu, na última sexta-feira (31/01), a visita de representantes da agência de fomento à pesquisa Tertiary Education Trust Fund (TETFund), da Nigéria. A comitiva teve como objetivo conhecer as instalações e os projetos desenvolvidos pela bolsista da TETFund, Dra. Chijiokwu Ejime Agbonifoda, que realiza seu pós-doutorado no instituto. Ejime é professora de Fisiologia Humana na Delta State University, em Abraka, Nigéria, e desenvolve sua pesquisa no Cancer Cachexia Omics Laboratory (CaCaO Lab), do Setor de Fisiologia do IBB, sob a supervisão do professor Robson Carvalho. Seu estudo utiliza ferramentas de bioinformática para investigar padrões de comunicação celular na diabetes, um tema de grande relevância para a saúde pública na Nigéria.

Representantes da comitiva nigeriana:

✔ Senador Abba Patrick Moro – Líder da minoria e presidente do Comitê de Caráter Federal da 10ª Assembleia do Senado da República Federal da Nigéria
✔ Alhaji Abdumumin Banji Oniyangi – Diretor de Relações Públicas da TETFund
✔ Dra. Aisha Aliyu Shehu – Oficial de mesa da FARA para instituições brasileiras e principal oficial jurídica da TETFund
✔ Yusuf Armayau

A delegação foi recepcionada pelo vice-diretor do IBB/Unesp, professor Willian Fernando Zambuzzi, e acompanhada pelo professor Robson Carvalho, do Departamento de Biologia Funcional e Estrutural. Durante a visita, o grupo conheceu o Cancer Cachexia Omics Laboratory (CaCaO Lab), no Setor de Fisiologia do IBB, e a Unidade de Pesquisa Experimental (Unipex) da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), acompanhado pela professora Patrícia Pintor dos Reis, assessora da Assessoria de Relações Externas (AREX) da Unesp. O servidor Fábio Sugano, do Escritório Regional de Apoio à Pesquisa e Internacionalização (ERAPI/IBB), foi responsável por todo o relacionamento institucional e articulação para a visita da delegação.

O professor Willian Fernando Zambuzzi, vice-diretor do IBB, destacou a importância da internacionalização para o instituto:

“Nos últimos anos, tivemos a felicidade de receber diversas delegações internacionais no Instituto de Biociências de Botucatu, um reflexo do nosso compromisso com a internacionalização. Essas parcerias com centros de pesquisa e agências ao redor do mundo não só fortalecem nossa produção científica, mas também criam oportunidades valiosas para nossos pesquisadores e estudantes. Ver projetos sendo construídos a partir desses encontros é gratificante, pois amplia nosso impacto global e reforça o IBB como um espaço de troca de conhecimento e inovação”, destacou.

A professora Patrícia Pintor dos Reis, assessora da AREX, também ressaltou a relevância do encontro:

“A visita da delegação do Tertiary Education Trust Fund (TETFund), Nigéria, teve como objetivo conhecer e acompanhar o progresso dos alunos apoiados por este programa. Durante a visita, tivemos a oportunidade de apresentar as pesquisas em andamento nas unidades de pesquisa, incluindo o IBB e a Unipex no câmpus de Botucatu. Discutimos os impactos do financiamento no desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes e futuras colaborações. Essa interação foi fundamental para fortalecer o vínculo entre o TETFund e a Unesp, destacando a importância do investimento contínuo na formação de profissionais”, avaliou.

O professor Robson Carvalho ressaltou o impacto positivo da visita:

“Foi uma oportunidade importante para apresentar nossas instalações e compartilhar o trabalho realizado no instituto. As trocas de experiências e conhecimentos foram muito enriquecedoras e fortaleceram os laços de cooperação entre Brasil e Nigéria. Esperamos que essa parceria se expanda, contribuindo para o desenvolvimento de novos projetos e a vinda de mais bolsistas nigerianos para a nossa universidade”, enfatizou.

Durante seu pós-doutorado, a Dra. Ejime tem se especializado em análises de dados em larga escala, um conhecimento que poderá ser aplicado em sua instituição de origem, promovendo a formação de novos pesquisadores. O uso de tecnologias avançadas, como plataformas computacionais e dados abertos, pode acelerar o desenvolvimento científico e facilitar pesquisas em diversas áreas estratégicas para a Nigéria, como a biomedicina e a saúde pública.

A visita fortalece a cooperação acadêmica internacional, com a expectativa de ampliar o número de bolsistas da Nigéria na Unesp, consolidando parcerias para o avanço da pesquisa científica entre os dois países.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5