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Selo Empresa Amiga da Mulher e outros dois projetos são aprovados

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A noite de 30 de maio na Câmara de Botucatu teve direito à sessão ordinária e extraordinária, que terminaram com três aprovações e dois pedidos de vista resultantes de bastante debate plenário.

A primeira aprovação da Ordem do Dia foi para o projeto de lei 16/2022, de iniciativa do prefeito, que altera o artigo 4º da lei que dispõe sobre o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSAN). Como a vereadora Alessandra Lucchesi (PSDB) explicou em tribuna, o PL mudou a composição das cadeiras da sociedade civil e do poder público no conselho e incluiu representante da Secretaria Municipal de Governo entre seus membros. Assim como o projeto, uma mensagem a ele também foi aprovada.

Em seguida, de volta à pauta após pedido de vista do vereador Abelardo (Republicanos), estava o projeto de lei 34/2022. De autoria da vereadora Cláudia Gabriel (União), ele institui o Selo “Empresa Amiga da Mulher” às empresas que cumprirem metas de valorização a plena vivência da mulher no ambiente de trabalho. Para merecerem o Selo, as empresas devem cumprir pelo menos um desses itens:

I – Igualdade de oportunidades, assegurando planos de carreira transparentes e oferecendo oportunidades equivalentes, inclusive salariais, entre homens e mulheres;

II – Igualdade de gêneros, com medidas de apoio, como oferecimento de fraldário masculino e feminino, creche ou auxílio-creche, licença-paternidade por período superior ao estipulado por legislação, etc;

III – Eliminação da discriminação, por meio de boas práticas de prevenção ao machismo e assédio sexual ou moral no ambiente de trabalho;

IV – Vagas de emprego e geração de renda voltadas a mulheres em situação de violência doméstica e familiar que possuam medidas protetivas e acompanhadas pelo Centro de Referência da Mulher.

Na discussão, o vereador Abelardo falou de uma emenda apresentada por ele, mas que foi considerada inconstitucional pela procuradoria da Casa. “Segundo a emenda, a empresa deveria cumprir pelo menos três itens da legislação e o Poder Executivo deveria regulamentar a lei. Foi considerada inconstitucional por essa segunda parte”, disse.

Depois, a vereadora Alessandra Lucchesi relatou o processo de construção do projeto, elogiando o esforço em ouvir mulheres que contribuíram para ele. Em um aparte, a vereadora Cláudia Gabriel agradeceu o apoio. Ela já havia se manifestado em tribuna na semana passada, dizendo que “é um projeto que valoriza locais que oferecem emprego a vítimas de violência doméstica, resultado de um trabalho em conjunto de muitas pessoas que lutam pela causa e pelo empoderamento e emancipação da mulher”

A vereadora Rose Ielo (PDT) discursou em seguida. Ela focou sua fala em uma emenda modificativa que apresentou durante a sessão. Ela sugeria que a empresa deveria cumprir pelo menos dois itens da legislação e caberia à Câmara entregar o Selo às empresas. Já o vereador Palhinha (União) finalizou abordando como se deu o debate do projeto e “a falta de sensibilidade e diálogo por parte de certas pessoas, que prejudicam os entendimentos e os andamentos das iniciativas dos colegas”.

Enquanto o PL 34/2022 foi aprovado por unanimidade, a emenda da vereadora Rose Ielo foi rejeitada.

Aprovação da extraordinária. A noite se encerrou com a aprovação do projeto de lei 29/2022. Do prefeito, ele alterou lei de 2009 que autoriza a Secretaria Municipal dos Negócios Jurídicos do Município a não ajuizar ações ou execuções fiscais de débitos de pequeno valor, de natureza tributária e não tributária. Basicamente, o PL atualiza o valor mínimo destas ações por motivos de economicidade, como explicado pelo vereador Lelo Pagani (PSDB), líder do governo, em tribuna.

Pedidos de vista da noite

A Ordem do Dia tratou ainda dois assuntos que passaram recentemente por audiências públicas: os projetos de lei 8/2022 e 10/2022, que tratam, respectivamente, da regulamentação do zoneamento, uso e ocupação do solo do município; e da criação e regulamentação do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano e da regulamentação dos Instrumentos do Estatuto da Cidade – Outorga Onerosa do Direito de Construir e Operações Urbanas Consorciadas. Ambos os PLs são de autoria do Poder Executivo.

Quem começou os debates sobre o zoneamento foi o vereador Lelo Pagani. Em sua fala, destacou os quatro meses de discussão, reuniões e audiências públicas que foram realizadas para entender toda a proposta. Agradeceu aos envolvidos no processo e se disse tranquilo para fazer a votação após todo o tempo de debate, estudo e construção conjunta.

Em seguida, discursou a vereadora Rose Ielo. Ela ressaltou que as discussões sobre o PL se deram no Legislativo, enquanto o Executivo não fez o mesmo. “E é uma discussão importante, pois as mudanças impactam diretamente os moradores de cada zona, cada área”. Alegando que pessoas a procuraram, pois não tomaram conhecimento das alterações e do projeto (afirmação que causou certa indignação geral do plenário), acabou pedindo vistas da matéria.

A vereadora pediu vistas também do PL 10/2022. Antes, em tribuna, se perguntou sobre a necessidade de aprovar o projeto que cria um novo imposto, a outorga onerosa, com a justificativa de que “o cobertor é curto”.

Vale explicar que, segundo o Poder Executivo, enquanto a outorga onerosa trabalha por um crescimento equilibrado na cidade e pela recuperação de parte do investimento público por meio de uma contrapartida da iniciativa privada, a operação urbana consorciada possibilita que poder público e agentes privados atuem juntos para alcançar transformações urbanísticas estruturais.

Com os pedidos de vista, os projetos voltam ao plenário na semana que vem.

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HCFMB adere ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública

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O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) aderiu ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Programa do Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, a iniciativa tem o objetivo de estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade.

A ideia é orientar e apoiar gestores públicos na incorporação de práticas sustentáveis, promover a economia de recursos naturais e financeiros da instituição, além de fomentar a revisão dos padrões de consumo no âmbito da administração pública, estimulando e melhorando a qualidade dos serviços e das condições de trabalho dos servidores.

No HCFMB, este projeto foi intitulado de “SUStenta HCFMB”. “A adoção da A3P demonstra a preocupação do Hospital em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, a Instituição protege a natureza e, ao mesmo tempo, consegue reduzir seus gastos”, explica Karina Pavão, coordenadora do Núcleo de Hospitais Sustentáveis do HCFMB.

Para aderir à A3P foi necessário firmar o Termo de Adesão entre o HCFMB e o Ministério do Meio Ambiente. Além da documentação, para aderir ao Programa será necessário elaborar um plano de trabalho de diagnóstico e implementação de práticas sustentáveis, estruturado em seis eixos temáticos prioritários fundamentados pela política dos 5 R’s: Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar o consumo de produtos que gerem impactos socioambientais negativos significativos.

Os seis eixos são: uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão adequada dos resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, compras públicas sustentáveis, construções sustentáveis, sensibilização e capacitação dos servidores.

O HCFMB instituiu uma Comissão da A3P, que trabalha em parceria com o Comitê de Sustentabilidade, ligado à Superintendência. “O prazo máximo para implementar as medidas é de cinco anos, mas o monitoramento, que é feito pelo próprio HCFMB, sob supervisão da A3P, é feito anualmente por meio do Sistema Ressoa. Por ser um instrumento auxiliar na gestão, o sistema permite acompanhar metas e consolidar informações. O Ressoa auxilia na compilação dos dados e o envio do relatório de monitoramento anual da A3P”, finaliza Thiago Elias dos Santos, Coordenador da Comissão da A3P no HCFMB.

Comissão da A3P no HCFMB

Coordenador: Thiago Elias dos Santos – Gerência de Compras e Contratos
Vice- Coordenadora: Karina Pavão Patrício – Núcleo de Hospitais Sustentáveis
Ana Cristina Valença Nogueira – Núcleo de Transporte
Bruna Carla Fioruci – Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing
Camila Polo Camargo da Silva – SESMT
Daniele Martins Tavares Tani – Núcleo de Avaliação e Progressão
Fábio Suraci Picchiotti – Gerência de Planejamento
Gilberto Mariano Tenorio Jr – Núcleo de Arquitetura
Julia da Silva Barbosa – Núcleo de Higienização
Renata de Camargo Gomes – Núcleo de Hospitais Sustentáveis
Tatiane Biazon Rossi Benvenutto – Núcleo de Gestão de Qualidade

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Confira a Programação do Natal Encantado 2024 nesta semana

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Até o dia 25 de dezembro, a população botucatuense e da região poderá vivenciar momentos de magia no Natal Encantado 2024, que está sendo realizado na Praça Rubião Júnior, no Centro, com uma decoração natalina completa.

Todas as noites, a partir das 18h30, a Praça contará com um palco com uma programação variada com atrações musicais como Jazz, Encontro de Corais, Cantatas de Natal, mágica e ilusionismo, orquestras, além de sessões de cinema e teatro.

O Natal Encantado de Botucatu é uma realização da Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Adjunta de Turismo e Secretaria de Cultura.

Acompanhe a programação de 02 a 08 de dezembro:

Segunda-feira, 02/12

19h – Sessão de Cinema Infantil – Pontos MIS – Filme Tromba-Trem

Terça-feira, 03/12

20h – Coral Caminnando e Cantando – Repertório de canções natalinas e populares.

Quarta-feira, 04/12

18h30 – Cantata de Natal da Escola Liceu Botucatu – Espetáculo musical com músicas natalinas interpretadas pelas crianças da escola.

20h – Musical de Natal – Estrela de Belém – Vila dos Meninos – Musical especial de Natal apresentado pelas crianças e jovens da Vila dos Meninos, contando a história do nascimento de Jesus.

Quinta-feira, 05/12

18h30 – Cantata de Natal de Grandiosa Paz – Associação Restaurar – Repertório de músicas natalinas que exaltam a paz e a união.

20h – A Fantástica Casa das Meninas – Espetáculo infantil com mensagens de alegria e inclusão, em uma apresentação cheia de magia.

Sexta-feira, 06/12

18h30 – Rebecca e Rubinho – Dupla que traz uma mistura de estilos, com influências do pop, MPB e música regional.

20h Coral do Guri Botucatu – Apresentação do Coral do Guri, com um repertório de canções natalinas e populares.

Sábado, 07/12

17h30 – Coral do Projeto Nutras – O Coral do Projeto Nutras apresenta uma seleção de canções natalinas.

20h – Orquestra Fraterna da Viola Caipira – A Orquestra Fraterna traz o som da viola caipira para celebrar o Natal com música tradicional e arranjos especiais.

Domingo, 08/12

16h – Botucatu Brass Band – Sem precisar de palco, a banda faz a festa acontecer por onde passa, criando uma vibe super animada e interativa!

17h30 – Juja e Tais – Dupla musical com um repertório de MPB.

20h10 – Apresentação do Studio Jéssica Bokermann: Aladdin o Musical –
Espetáculo de teatro musical com a adaptação do clássico “Aladdin”.

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Sebrae-SP abre inscrições para agentes locais de inovação com bolsas de até R$ 6,5 mil  

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Para Botucatu e Avaré são 15 vagas para início imediato e 60 para cadastro reserva; bolsa varia de R$ 5 mil a R$ 6,5 mil;

Sebrae-SP está com inscrições abertas para bolsistas do Programa ALI – Agentes Locais de Inovação – Produtividade e Rural. O escritório do Sebrae-SP de Botucatu tem 8 vagas para agentes de Ali Rural, seis para o município e dois para o Polo Sebrae Aqui de Avaré. Para o cadastro reserva serão selecionadas 32 pessoas, 24 para Botucatu e 8 para Avaré. No Programa Ali Produtividade serão contratados 7 agentes, com 28 em cadastro de reserva, somente em Botucatu

 

Ao todo são 630 vagas para início imediato e 2.520 para cadastro reserva em todo o Estado de São Paulo para os dois projetos. As bolsas variam de R$ 5 mil a R$ 6,5 mil e as inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/edital_ali_2024.

 

ALI é um pesquisador bolsista capacitado pelo Sebrae-SP em metodologia específica com o objetivo de ser um facilitador da gestão de inovação nos pequenos negócios, identificando necessidades e buscando soluções de acordo com as demandas de cada empresa ou propriedade rural.

 

São dois editais abertos, sendo um para o ALI Produtividade – que acompanha micro e pequenos negócios -e outro para o ALI Rural, destinado ao acompanhamento de pequenos produtores e negócios rurais. No caso do ALI Produtividade, são 420 vagas para início imediato. O cadastro reserva prevê mais 1680 vagas. O candidato precisa ter graduação completa em áreas de gestão, engenharias, dados, entre outras. As inscrições podem ser feitas até 7 de janeiro. Já para o ALI Rural são 210 oportunidades para início em agosto de 2025 e mais 840 vagas para cadastro reserva. O candidato deverá ter graduação completa com as áreas de conhecimento de agronegócios ou agrária, entre outras. Para este projeto, as inscrições estão abertas até o dia 24 de janeiro.

 

Para ambas as modalidades (ALI Produtividade e Ali Rural), as vagas com remuneração de R$ 6,5 mil é exigida uma pós-graduação stricto sensu para atuação como orientador acadêmico.

 

O eixo acadêmico do Programa ALI será coordenado pela Faculdade Sebrae e incluirá a realização de congressos e eventos destinados a apresentar os resultados das pesquisas desenvolvidas ao longo dos projetos.

 

O processo de seleção envolve três etapas: Avaliação de Conhecimentos e Prova de Redação, Comprovação Documental e Entrevista. A publicação do resultado final está prevista para 25 de fevereiro de 2025 para o Programa Ali Produtividade e 31 de março de 2025 para o ALI Rural.

 

Para mais informações sobre os dois programas basta consultar os editais disponíveis no link  https://bit.ly/edital_ali_2024

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