Conecte-se Conosco

Botucatu

Seminário de Exportação reúne palestrantes para falar sobre o mercado internacional

Publicado

em

Em formato de Workshop, o evento foi organizado pelo Ciesp – Regional Botucatu, Parque Tecnológico de Botucatu e Sebrae

Na última quarta-feira (01), aconteceu o Seminário de Exportação de Botucatu. Organizado pelo Ciesp – Regional Botucatu, Parque Tecnológico de Botucatu e Sebrae, o evento ocorreu em formato de Workshop e reuniu palestrantes para falar sobre o mercado internacional e as possibilidades dos empreendedores em relação a este universo.

A abertura do evento, que foi gratuito, teve a condução do Diretor Executivo do Parque Tecnológico de Botucatu, Daniel Lopes. Também estiveram presentes a Diretora Titular do Ciesp Botucatu, Patrícia Dias e o Gerente Regional do Sebrae Botucatu, Eduardo Nascimento Jesus.

“O Seminário de Exportação de Botucatu ampliou os horizontes dos empreendedores que, muitas vezes, se sentem inseguros em investir no mercado internacional. Através das palestras, eles perceberam que essa é uma realidade possível”, explicou a Diretora Titular do Ciesp Botucatu, Patrícia Dias.

No período da manhã, houve um café descontraído, como oportunidade para networking e circuito de palestras. A primeira, começou com a presença do Consultor e Professor em Comércio Internacional, Marcos Stahl, que abordou o tema: “Exportar todos podem”, proporcionando aos participantes uma visão otimista sobre o mercado internacional. A palestra da sequência carregou o tema: “Inovar com segurança: descomplicando patentes no Brasil e no exterior”, e foi conduzida pelo Engenheiro e Diretor de Patentes da empresa Village, José Roberto da Cunha Júnior. Já no final do período, aconteceram as palestras: “Exporta SP”, oferecida pela representante da empresa Investe SP e “Registros internacionais de propriedade industrial e intelectual”, conduzida pelo palestrante Arnaldo Venancio, representante do Programa de Qualificação para Exportação – PEIEX/APEX Brasil.

O Workshop também contou com atividades no período da tarde, que incluíram a apresentação de cases de sucesso em exportações, conduzida por Rafael Emilio de Oliveira, representante da empresa Irizar Brasil, salas interativas de conhecimento e encerramento.

De acordo com o Diretor Executivo do Parque Tecnológico de Botucatu, Daniel Lopes, o resultado do evento foi muito positivo:

“Percebemos que todos ficaram muito engajados ao longo dos diferentes momentos do evento, e cada participante permaneceu até o final. Acreditamos que os empreendedores precisavam saber um pouco mais sobre o mercado internacional, para que possam, no futuro, se sentir mais confiantes para entrar neste setor”, explicou Daniel Lopes.

Para o Gerente Regional do Sebrae, Eduardo Nascimento Jesus, além de impactar de maneira positiva os participantes, o evento mostrou a relevância para as empresas em aprimorar sua competitividade no mercado ao conquistar novos clientes.

“O Sebrae já capacita as empresas na gestão e inovação, e com o tema exportação, percebemos que os empreendedores irão aumentar o faturamento à medida em que investem no mercado exterior”, declarou Eduardo Nascimento Jesus.

O evento ainda reforçou que é necessário resiliência e inovação para que as empresas enfrentem novos desafios globais em um futuro não tão distante.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

EMA celebra 20 anos dedicados à educação ambiental

Publicado

em

A Escola do Meio Ambiente (EMA) de Botucatu completou no último sábado, 12 de abril, seus 20 anos de dedicação à educação ambiental em Botucatu. Desde 2005a EMA tem sido um espaço dedicado à conscientização ambiental que proporciona experiências transformadoras para crianças, jovens e adultos.

Vinculado à Secretaria de Educação, a EMA se tornou referência no município, promovendo conhecimento e encantamento por meio de trilhas, atividades ao ar livre e vivências na natureza.

Localizada no Jardim Aeroporto, a Escola do Meio Ambiente está inserida em um ecótono, uma zona de transição entre dois importantes biomas brasileiros: a Mata Atlântica e o Cerrado. Além disso, a área abriga nascentes do Ribeirão Lavapés e a Represa Professor Jorge Jim, reforçando sua importância para a preservação dos recursos hídricos da cidade.

Para celebrar os 20 anos de educação e conscientização ambiental, foi plantado um jequitibá-branco, árvore símbolo de Botucatu, em uma cerimônia na última quarta-feira, 16 de abril.

“Nesses vinte anos, nossa missão sempre foi a de estabelecer um vínculo amoroso entre nossos visitantes e a EMA, afinal, infinito é o valor da vida. Que os próximos anos sigam sendo de encantamento, de transformação e de profunda conexão com tudo o que vive”, destacou a professora Eliana Gabriel, diretora da Escola do Meio Ambiente.

Continuar Lendo

Botucatu

Hospital do Bairro completa 100 cirurgias

Publicado

em

Marca foi alcançada nesta última terça-feira, 15

O Hospital do Bairro de Botucatu (HBB) chegou nesta terça-feira, 15 de abril, na marca de 100 cirurgias realizadas desde a reativação do hospital, no dia 10 de março. É um marco que enche Botucatu de orgulho e que promete ser ainda mais eficiente para diminuir a fila das cirurgias na cidade.

Ao todo, mais de 50 profissionais de saúde já foram devidamente capacitados e orientados para o início das operações nesse tradicional hospital do nosso município.

Depois de cerca de 15 anos fechado, o Hospital do Bairro volta a ser um importante mecanismo da saúde pública da cidade, responsável por procedimentos de baixa e média complexidade dos pacientes encaminhados pelas Unidades de Saúde.

Nesse período das 100 primeiras cirurgias, foram realizados procedimentos de urologia, dermatologia, cirurgia vascular, oftalmologia e gastrocirurgia. E o trabalho não para por aqui: agora serão iniciados os procedimentos de mais demanda e maior complexidade, como cirurgias de vesícula, hérnia e catarata.

O Hospital do Bairro reforça o compromisso com a saúde de Botucatu e segue ampliando a quantidade de cirurgias por dia e priorizando os atendimentos às maiores necessidades da população botucatuense.

Continuar Lendo

Botucatu

Sebrae-SP realiza treinamento de Agentes Locais de Inovação em Botucatu

Publicado

em

O método oferece às empresas um caminho prático e estratégico para crescer com base na inovação

O Sebrae-SP promoveu, na última semana, em Botucatu, o treinamento de 19 novos Agentes Locais de Inovação (ALI) que atuarão nas regiões de Botucatu, Ourinhos e Itapeva durante os anos de 2025 e 2026. A capacitação teve duração de cinco dias e marcou o início da nova fase do programa ALI Produtividade, que será oferecido a partir de maio para micro e pequenas empresas dessas localidades.

A formação foi conduzida com base na metodologia do ALI Produtividade, que tem como foco o aumento da competitividade das empresas por meio da implementação de soluções inovadoras em processos, produtos e serviços.

De acordo com Fernando Moraes, facilitador do Sebrae-SP e representante do Escritório Regional do Sudoeste Paulista, o método oferece às empresas um caminho prático e estratégico para crescer com base na inovação. “A metodologia inclui autodiagnósticos que ajudam a reconhecer fragilidades e desafios internos, permitindo a construção de soluções personalizadas. A ideia é aumentar o faturamento, reduzir custos e implantar melhorias com foco em inovação e produtividade.”

Durante os cinco dias de atividades, os agentes foram imersos em conteúdos teóricos e práticos, além de dinâmicas voltadas ao atendimento empresarial. Para a agente Paula Roquejane, a capacitação ofereceu uma visão clara sobre o papel que os ALIs devem cumprir nos próximos meses. “Foi uma preparação intensa. Tivemos acesso ao método que será aplicado junto aos empresários e entendemos com clareza os objetivos, os prazos e os resultados esperados. Estamos prontos e comprometidos para atender com excelência.”

A analista de negócios do Sebrae-SP, Mariana Wagner Toledo Piza, que participou da condução do treinamento, destacou a qualidade técnica dos participantes e o alinhamento entre bolsistas e gestores regionais. “A capacitação proporcionou uma troca de experiências muito positiva. Foi possível observar o alto nível de engajamento dos bolsistas e a solidez do processo de seleção. Temos plena confiança no trabalho que será desenvolvido pelas equipes nos próximos meses”, explica.

O programa ALI Produtividade é uma iniciativa do Sebrae-SP e oferece às micro e pequenas empresas acompanhamento 100% subsidiado e personalizado, com duração de até seis meses, feito por um agente capacitado. A proposta é apoiar os empreendedores no diagnóstico e implementação de ações práticas de melhoria, sempre com foco no aumento da produtividade e na sustentabilidade dos negócios.

Empresas interessadas em participar poderão obter mais informações a partir de maio nas unidades do Sebrae-SP nas regiões envolvidas.

Sebrae-SP Botucatu – Rua Dr. Costa Leite, 1570 – Centro – Botucatu/SP.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5