Na última sexta-feira, 22, o Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp – câmpus de Botucatu, promoveu o IV SIMPTAP – Simpósio sobre Transtornos Alimentares e os Cuidados na Prática Clínica, que carregou como tema principal: “Transtornos alimentares à luz da Ciência – Superando Estigmas e Avançando no Cuidado Clínico.” O evento ocorreu no espaço do IB Eventos e contou com a presença de diferentes estudantes e profissionais da saúde interessados no assunto.
Com circuito de palestras e organizado pela primeira vez em modelo híbrido, a abertura do evento contou com a presença do diretor do IBB, professor Luiz Fernando Rolim de Almeida, de Renata Maria Galvão de Campos Cintra, docente do Departamento de Ciências Humanas e Ciências da Nutrição e Alimentação do IBB e responsável pelo Centro de Estudos e Práticas em Nutrição (Cepran), além do vereador Lelo Pagani.
Na opinião do diretor do IBB, o Simpósio é um evento de grande relevância, não apenas para os profissionais da saúde, mas para toda a sociedade. “O SIMPTAP reforça o compromisso da Unesp com a ciência e com a sociedade. Eventos como esse ressignificam a nossa capacidade de compreender a realidade em que estamos inseridos, além de transformar o conhecimento teórico em práticas”, declarou.
Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, estima-se que mais de 70 milhões de pessoas no mundo sejam afetadas por algum transtorno alimentar, incluindo anorexia, bulimia, compulsão alimentar, entre outros.
Para o estudante do curso de Nutrição, Lucas Campos, o simpósio ofereceu um olhar amplo a respeito dos Transtornos Alimentares, dos métodos de tratamentos, e da própria Nutrição:
“Foi uma oportunidade fenomenal para entender o que é, de fato, ser humano. Consegui acompanhar diferentes visões sobre os transtornos alimentares e como profissionais de múltiplas áreas conseguem lidar com isso da forma que melhor se enquadra para cada paciente, individualmente. Entender como lidar com os transtornos alimentares, tendo a visão desses profissionais, é algo fundamental para um futuro nutricionista já que, a partir da conversa com seu paciente, poderá ser feito um trabalho multidisciplinar, considerando todas as particularidades individuais de cada caso. Participar do evento, nos faz lembrar que a Nutrição vai além de calorias e nutrientes. A nutrição é sobre empatia e cuidado”, finalizou.