Conecte-se Conosco

Botucatu

Tempo é vida – quando o Acaso Salva, por Vivian Abílio

Publicado

em

Borracha, Sr. Nelson e Dr.Marcelo

Tempo é vida – Quando o  acaso salva

Em um domingo ensolarado, o senhor Nelson Fregona, 74, arrumou suas coisas e foi ao campo de futebol suíço da Associação Atlética Botucatuense (AAB) encontrar os amigos para uma partida.

Neste mesmo domingo, o Chefe do Serviço de Cirurgia Cardíaca do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Dr. Marcello Laneza Felicio, saiu de um plantão e decidiu ir ao mesmo clube, no mesmo horário. Coisa que não costumava fazer aos domingos, muito menos após uma noite exaustiva de trabalho no Hospital.

Nelson calçou as chuteiras e entrou em campo. Dr. Marcelo sentou na arquibancada para assistir ao jogo. No primeiro chute, Nelson caiu no gramado.

Felicio ouviu os pedidos de ajuda e logo correu para o meio do campo, sem saber ao certo o que tinha acontecido. Após identificar que se tratava de uma parada cardíaca, pediu para os outros jogadores entrarem em contato com o SAMU e iniciou as manobras de reanimação. “Suspeitei que o sr. Nelson estava sofrendo um infarto em campo. Além da massagem cardíaca, também foram necessárias desfibrilações (choques), para que o coração voltasse a bater normalmente”, explica.

“Não pensei em nada diferente quando saí de casa. Achei que seria um dia como qualquer outro. Só lembro que tive um apagão. O restante, sei por que todos contaram”, afirma Nelson.

Segundo Dr. Marcello Felicio, o mais importante do atendimento em um local público é o reconhecimento da parada cardiorrespiratória e o início imediato das manobras de reanimação. “A lesão celular cerebral acontece após quatro minutos de parada cardíaca sem a devida assistência. Após um mal súbito, tempo é vida”, diz.

Foram 16 dias internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Coronariana do HCFMB. “Meus quatro filhos e minha esposa saíam do HC  desanimados todos os dias”, conta o paciente. Para os médicos, as chances de sobrevivência eram mínimas.

No último dia, a equipe médica se reuniu com a família do Sr. Nelson, e com delicadeza, explicou sua situação clínica: o paciente não reagia aos cuidados intensivos da UTI Coronariana do HCFMB. Dorotéia Fragoso, esposa de Nelson, ouviu as orientações e aceitou que os cuidados e as medicações fossem reduzidos gradualmente, e os aparelhos que ainda mantinham o marido vivo, desligados. “Percebi que já tinham feito de tudo, via o quanto a equipe estava se dedicando. Mas não estava adiantando”, lembra.

E no dia em que os aparelhos seriam desligados, Nelson reagiu às medicações. A equipe médica mudou toda a conduta e avisou a família. Em poucos dias, Nelson foi transferido para a Enfermaria de Cardiologia do HCFMB, onde continuou o tratamento, e o mais impressionante: sem nenhuma sequela.

“A resposta ao tratamento foi surpreendente. Ele apresentou um infarto agudo do miocárdio extenso, principal causa de morte súbita em pessoas acima dos 35 anos de idade. O coração ainda precisava se recuperar, estava muito fraco. Por isso, necessitou de marcapasso cardíaco, de aparelho de assistência circulatória para ajudar o coração bombear o sangue para o corpo, além de hemodiálise. O caso foi muito grave. Mas ele conseguiu”, comenta Felicio.

“Estou aqui hoje no retorno e a médica que me atende me diz toda vez: o senhor desafiou a ciência”, conta, emocionado. “Tive muita sorte do Dr. Marcello estar no campo naquele dia. Por ser tão bem cuidado aqui no Hospital. Sou muito grato a todos que cuidaram de mim, que me ajudaram, que rezaram. Dou muito valor a minha vida. Eu me considero um milagre”, finaliza.

Corrente de sobrevivência

Felício diz que o caso do Sr. Nelson foi um exemplo de sucesso que Sociedade Americana de Cardiologia chama de “Corrente de Sobrevivência”. “Os elos desta corrente são a comunicação rápida com o serviço de emergência, a reanimação cardiopulmonar, o uso do desfibrilador e suporte avançado precoce”, explica.

Estima-se que, no Brasil, ocorra mais de 200 mil casos de morte súbita por ano. Destes, 90% são por doenças do coração que podem ser tratadas, se diagnosticadas a tempo.

Vivian Abílio
Jornalista

 

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

HCFMB adere ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública

Publicado

em

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) aderiu ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Programa do Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, a iniciativa tem o objetivo de estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade.

A ideia é orientar e apoiar gestores públicos na incorporação de práticas sustentáveis, promover a economia de recursos naturais e financeiros da instituição, além de fomentar a revisão dos padrões de consumo no âmbito da administração pública, estimulando e melhorando a qualidade dos serviços e das condições de trabalho dos servidores.

No HCFMB, este projeto foi intitulado de “SUStenta HCFMB”. “A adoção da A3P demonstra a preocupação do Hospital em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, a Instituição protege a natureza e, ao mesmo tempo, consegue reduzir seus gastos”, explica Karina Pavão, coordenadora do Núcleo de Hospitais Sustentáveis do HCFMB.

Para aderir à A3P foi necessário firmar o Termo de Adesão entre o HCFMB e o Ministério do Meio Ambiente. Além da documentação, para aderir ao Programa será necessário elaborar um plano de trabalho de diagnóstico e implementação de práticas sustentáveis, estruturado em seis eixos temáticos prioritários fundamentados pela política dos 5 R’s: Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar o consumo de produtos que gerem impactos socioambientais negativos significativos.

Os seis eixos são: uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão adequada dos resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, compras públicas sustentáveis, construções sustentáveis, sensibilização e capacitação dos servidores.

O HCFMB instituiu uma Comissão da A3P, que trabalha em parceria com o Comitê de Sustentabilidade, ligado à Superintendência. “O prazo máximo para implementar as medidas é de cinco anos, mas o monitoramento, que é feito pelo próprio HCFMB, sob supervisão da A3P, é feito anualmente por meio do Sistema Ressoa. Por ser um instrumento auxiliar na gestão, o sistema permite acompanhar metas e consolidar informações. O Ressoa auxilia na compilação dos dados e o envio do relatório de monitoramento anual da A3P”, finaliza Thiago Elias dos Santos, Coordenador da Comissão da A3P no HCFMB.

Comissão da A3P no HCFMB

Coordenador: Thiago Elias dos Santos – Gerência de Compras e Contratos
Vice- Coordenadora: Karina Pavão Patrício – Núcleo de Hospitais Sustentáveis
Ana Cristina Valença Nogueira – Núcleo de Transporte
Bruna Carla Fioruci – Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing
Camila Polo Camargo da Silva – SESMT
Daniele Martins Tavares Tani – Núcleo de Avaliação e Progressão
Fábio Suraci Picchiotti – Gerência de Planejamento
Gilberto Mariano Tenorio Jr – Núcleo de Arquitetura
Julia da Silva Barbosa – Núcleo de Higienização
Renata de Camargo Gomes – Núcleo de Hospitais Sustentáveis
Tatiane Biazon Rossi Benvenutto – Núcleo de Gestão de Qualidade

Continuar Lendo

Botucatu

Confira a Programação do Natal Encantado 2024 nesta semana

Publicado

em

Até o dia 25 de dezembro, a população botucatuense e da região poderá vivenciar momentos de magia no Natal Encantado 2024, que está sendo realizado na Praça Rubião Júnior, no Centro, com uma decoração natalina completa.

Todas as noites, a partir das 18h30, a Praça contará com um palco com uma programação variada com atrações musicais como Jazz, Encontro de Corais, Cantatas de Natal, mágica e ilusionismo, orquestras, além de sessões de cinema e teatro.

O Natal Encantado de Botucatu é uma realização da Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Adjunta de Turismo e Secretaria de Cultura.

Acompanhe a programação de 02 a 08 de dezembro:

Segunda-feira, 02/12

19h – Sessão de Cinema Infantil – Pontos MIS – Filme Tromba-Trem

Terça-feira, 03/12

20h – Coral Caminnando e Cantando – Repertório de canções natalinas e populares.

Quarta-feira, 04/12

18h30 – Cantata de Natal da Escola Liceu Botucatu – Espetáculo musical com músicas natalinas interpretadas pelas crianças da escola.

20h – Musical de Natal – Estrela de Belém – Vila dos Meninos – Musical especial de Natal apresentado pelas crianças e jovens da Vila dos Meninos, contando a história do nascimento de Jesus.

Quinta-feira, 05/12

18h30 – Cantata de Natal de Grandiosa Paz – Associação Restaurar – Repertório de músicas natalinas que exaltam a paz e a união.

20h – A Fantástica Casa das Meninas – Espetáculo infantil com mensagens de alegria e inclusão, em uma apresentação cheia de magia.

Sexta-feira, 06/12

18h30 – Rebecca e Rubinho – Dupla que traz uma mistura de estilos, com influências do pop, MPB e música regional.

20h Coral do Guri Botucatu – Apresentação do Coral do Guri, com um repertório de canções natalinas e populares.

Sábado, 07/12

17h30 – Coral do Projeto Nutras – O Coral do Projeto Nutras apresenta uma seleção de canções natalinas.

20h – Orquestra Fraterna da Viola Caipira – A Orquestra Fraterna traz o som da viola caipira para celebrar o Natal com música tradicional e arranjos especiais.

Domingo, 08/12

16h – Botucatu Brass Band – Sem precisar de palco, a banda faz a festa acontecer por onde passa, criando uma vibe super animada e interativa!

17h30 – Juja e Tais – Dupla musical com um repertório de MPB.

20h10 – Apresentação do Studio Jéssica Bokermann: Aladdin o Musical –
Espetáculo de teatro musical com a adaptação do clássico “Aladdin”.

Continuar Lendo

Botucatu

Sebrae-SP abre inscrições para agentes locais de inovação com bolsas de até R$ 6,5 mil  

Publicado

em

Para Botucatu e Avaré são 15 vagas para início imediato e 60 para cadastro reserva; bolsa varia de R$ 5 mil a R$ 6,5 mil;

Sebrae-SP está com inscrições abertas para bolsistas do Programa ALI – Agentes Locais de Inovação – Produtividade e Rural. O escritório do Sebrae-SP de Botucatu tem 8 vagas para agentes de Ali Rural, seis para o município e dois para o Polo Sebrae Aqui de Avaré. Para o cadastro reserva serão selecionadas 32 pessoas, 24 para Botucatu e 8 para Avaré. No Programa Ali Produtividade serão contratados 7 agentes, com 28 em cadastro de reserva, somente em Botucatu

 

Ao todo são 630 vagas para início imediato e 2.520 para cadastro reserva em todo o Estado de São Paulo para os dois projetos. As bolsas variam de R$ 5 mil a R$ 6,5 mil e as inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/edital_ali_2024.

 

ALI é um pesquisador bolsista capacitado pelo Sebrae-SP em metodologia específica com o objetivo de ser um facilitador da gestão de inovação nos pequenos negócios, identificando necessidades e buscando soluções de acordo com as demandas de cada empresa ou propriedade rural.

 

São dois editais abertos, sendo um para o ALI Produtividade – que acompanha micro e pequenos negócios -e outro para o ALI Rural, destinado ao acompanhamento de pequenos produtores e negócios rurais. No caso do ALI Produtividade, são 420 vagas para início imediato. O cadastro reserva prevê mais 1680 vagas. O candidato precisa ter graduação completa em áreas de gestão, engenharias, dados, entre outras. As inscrições podem ser feitas até 7 de janeiro. Já para o ALI Rural são 210 oportunidades para início em agosto de 2025 e mais 840 vagas para cadastro reserva. O candidato deverá ter graduação completa com as áreas de conhecimento de agronegócios ou agrária, entre outras. Para este projeto, as inscrições estão abertas até o dia 24 de janeiro.

 

Para ambas as modalidades (ALI Produtividade e Ali Rural), as vagas com remuneração de R$ 6,5 mil é exigida uma pós-graduação stricto sensu para atuação como orientador acadêmico.

 

O eixo acadêmico do Programa ALI será coordenado pela Faculdade Sebrae e incluirá a realização de congressos e eventos destinados a apresentar os resultados das pesquisas desenvolvidas ao longo dos projetos.

 

O processo de seleção envolve três etapas: Avaliação de Conhecimentos e Prova de Redação, Comprovação Documental e Entrevista. A publicação do resultado final está prevista para 25 de fevereiro de 2025 para o Programa Ali Produtividade e 31 de março de 2025 para o ALI Rural.

 

Para mais informações sobre os dois programas basta consultar os editais disponíveis no link  https://bit.ly/edital_ali_2024

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5