Conecte-se Conosco

Geral

TRANSTORNOS MENTAIS ENTRE JOVENS PREOCUPA UNIVERSIDADES

Publicado

em


Casos frequentes de alunos com ansiedade e depressão têm levado instituições públicas a criar núcleos de prevenção e atendimento psicológico

A euforia sentida por Evair Canella, de 25 anos, ao entrar em Medicina na Universidade de São Paulo (USP) se transformou em angústia e tristeza.

Ao encarar a pressão por boas notas, a extenuante carga horária de aulas, as dificuldades financeiras para se manter no curso e os comentários preconceituosos por ser gay, ele foi definhando. “Tinha muitas responsabilidades, com muitas horas de estudo.”

Em maio, no 4.º ano do curso, foi internado no Instituto de Psiquiatria da USP, com depressão grave. Ficou lá durante um mês e segue com antidepressivos e acompanhamento psicológico.

Situação parecida viveu a estudante de Engenharia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Bárbara (nome fictício), de 21 anos, que trancou a matrícula após desenvolver um quadro de ansiedade e depressão que a levou à automutilação e a uma tentativa de suicídio no fim de 2016.

Ela passou por tratamento, mudou de cidade e de faculdade, e retomou em agosto os estudos.

Relatos como esses se tornaram cada vez mais frequentes e mobilizam universidades e movimentos estudantis a estruturar grupos de prevenção e combate aos transtornos mentais.

As ações, para oferecer ajuda ou prevenir problemas como depressão e suicídio, incluem a criação de núcleos de atendimento mental, palestras e até o acompanhamento de páginas dos alunos nas redes sociais.

Dados obtidos pelo Estado por meio da Lei de Acesso à Informação dão uma ideia da gravidade do problema.

Apenas na UFSCar, foram 22 tentativas de suicídio nos últimos cinco anos. Nas universidades federais de São Paulo (Unifesp) e do ABC (UFABC), cinco estudantes concretizaram o ato no mesmo período.

Mapeamento feito pela UFABC mostrou que 11% de seus alunos que trancaram a matrícula em 2016 o fizeram por problemas psicológicos. A falta de compreensão de parte dos docentes é uma das principais queixas. “Alguns parecem ter orgulho em pressionar, reprovar”, conta Bárbara.

O psicólogo André Luís Masieiro, do Departamento de Atenção à Saúde da UFSCar, diz que a busca por auxílio psicológico está frequentemente ligada à exigência constante que se faz dos jovens. “Sem dúvidas há um aumento do fenômeno da depressão em universitários. A ameaça do desemprego e do fracasso profissional são fatores desencadeantes de depressão.”

A UFSCar informou ainda que, entre outras iniciativas, distribuiu cartilha de práticas de acolhimento em saúde mental para docentes e funcionários que recebem alunos em situação de sofrimento psicológico.Para combater o problema, instituições tentam, aos poucos, se aproximar dos alunos.

Na Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu, são estratégias a indicação de professor mentor para quem teve mudança repentina no rendimento acadêmico e a participação de grupos estudantis nas redes sociais.

Na Federal de Minas Gerais (UFMG), foram criados neste ano dois núcleos de saúde mental, após dois suicídios entre alunos. Até então, só a Medicina tinha atendimento do tipo. “Se um fato já aconteceu, é sinal de que falhamos no processo”, diz a vice-reitora Sandra Almeida.

Já a Federal da Bahia (UFBA) criou, também em 2017, programa para prevenir e ajudar alunos, principalmente os de baixa renda. “Os cotistas sofreram rejeição, até mesmo de alguns professores”, diz o psicanalista e assessor da UFBA Marcelo Veras.

Mobilização
Alunos também têm criado grupos para auxiliar colegas e sensibilizar as instituições. A principal iniciativa do tipo foi a Frente Universitária de Saúde Mental, criada em abril por alunos de instituições públicas e privadas de São Paulo.

O movimento surgiu após tentativas de suicídio na Medicina da USP. “Eram muitos alunos com esgotamento, sem acompanhamento adequado, e percebemos que isso não era particularidade da Medicina”, conta a aluna do curso Karen Maria Terra, de 23 anos, da Frente.

Eles organizaram, em junho, uma semana de palestras para abordar questões sobre a saúde mental.

A página do grupo no Facebook tem 27 mil seguidores.Alunos da Veterinária da USP também criaram uma página no Facebook para desabafar. “Eu vejo meus colegas surtando, e a gente fala pouco sobre isso. A criação da Frente nos mostra que não estamos sozinhos.”, diz Anna Campos Teotonio, aluna de medicina da Santa Casa.

Fonte: PEGN

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Alunos do Ensino Médio participam de atividades no Sebrae-SP de Botucatu

Publicado

em

Estudantes participaram de atividades voltadas à cultura empreendedora

 

Quarenta e quatro alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Médio, da Escola Pública Estadual João Queiróz Marques visitaram e participaram de atividades no escritório do Sebrae-SP, em Botucatu, na última quinta-feira (24).

 

Os estudantes foram recepcionados pelo gerente regional do Sebrae-SP Eduardo Nascimento de Jesus, que falou sobre o empreendedorismo como opção de carreira e, em seguida, participaram de uma atividade realizada pelo gestor da educação empreendedora do Sebrae-SP em Botucatu Renato Lisboa.

 

Lisboa conta que realizou a palestra e aplicou a dinâmica sobre educação empreendedora, destinada a alunos do ensino médio, onde os participantes vivenciaram questões pertinentes na inserção no mercado de trabalho e no empreendedorismo.

 

“Foi uma atividade em grupo, onde os estudantes aprenderam técnicas de como passar e como se comportar num processo seletivo e inserção no mundo da cultura empreendedora. Eles aprenderam aspectos de como podem empreender enquanto jovens, movimentando a economia da região a qual eles pertencem”, explica.

 

Vivência fora da sala de aula
O professor de Marketing e Comunicação Empresarial, Rogério Zerbinato, destacou que como são alunos do curso técnico de Vendas, a visita ao Sebrae-SP foi uma grande oportunidade para que os estudantes colocassem em prática e vivenciassem as experiências que terão no mercado de trabalho. Também participaram da visita os professores Rafael Colela e Daiana Pontes

Continuar Lendo

Botucatu

Senai Botucatu oferece curso gratuito para o setor aeroespacial

Publicado

em

Para quem deseja se aprimorar e trabalhar com a fabricação de peça aeronauticas, o SENAI Botucatu está com inscrições abertas para o curso GRATUITO de Aprendizagem Industrial MECÂNICO DE USINAGENS ESPECIAIS, uma oportunidade para quem busca uma carreira promissora!
Com este curso, você estará preparado para ingressar na Embraer e em outras empresas da cadeia produtiva da indústria aeronáutica, aplicando as técnicas mais avançadas de fabricação de peças para aviões!
No curso, você aprenderá:
Operação de máquinas CNC de última geração: Torno CNC, centro de usinagem, fresadora CNC e muito mais!
Interpretação de desenhos técnicos e projetos de peças aeronáuticas.
Controle de qualidade e normas de segurança na indústria aeronáutica.
Desenho e manufatura assistida por computador
Desenvolvimentos de capacidades socioe ocionais
Requisitos:
Ter entre 16 e 24 anos (máximo de idade ao final do curso).
Ensino Fundamental completo.
Não perca essa chance de dar um salto na sua carreira! As inscrições vão até 04/11.
Acesse o link e garanta sua vaga: https://bit.ly/ProSelEspeciais

Continuar Lendo

Botucatu

Professores Caio Carbonari e Renata Fonseca eleitos diretor e vice da FCA

Publicado

em

Chapa obteve 81,39% dos votos válidos.

A chapa composta pelos professores Caio Antonio Carbonari, do Departamento de Proteção Vegetal e Renata Cristina Batista Fonseca, do Departamento de Ciência Florestal, Solos e Ambiente, obteve 81,39% dos votos válidos, aplicada a proporcionalidade de 70%, 15% e 15%, respectivamente para docentes, alunos e servidores técnico-administrativos, na eleição para diretor e vice-diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu.

O pleito para a eleição dos dirigentes da FCA, realizado pela quarta vez consecutiva com chapa única, aconteceu entre os dias 09 e 11 de outubro. O resultado será submetido à homologação na próxima reunião da Congregação da Faculdade. O mandato dos dirigentes eleitos compreende o período de 2025 a 2029.

Os eleitos, embora jovens, têm bastante experiência administrativa. O professor Carbonari é o atual vice-diretor da FCA e também já foi diretor-presidente da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf). A professora Renata é a atual diretora-presidente da Fepaf e também já exerceu o cargo de vice-supervisora das Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão (FEPEs) da FCA.

Divulgado o resultado do pleito pela Comissão Eleitoral da FCA, presidida pelo professor Carlos Gilberto Raetano, os professores eleitos deixaram sua primeira mensagem para a comunidade universitária.

A primeira fala do professor Carbonari foi de vários agradecimentos. “Primeiramente, gostaria de agradecer e parabenizar a Comissão Eleitoral pelo trabalho sério e bem executado ao longo do processo eleitoral. Quero agradecer também a professora Renata Fonseca por ter aceitado compor essa chapa. Tive a oportunidade de trabalhar com ela em vários momentos, tivemos bastante êxito nos projetos que fizemos juntos e hoje, merecidamente, ela é a primeira mulher eleita para compor a Diretoria da FCA. Tenho certeza que será um prazer trabalhar ao seu lado nos quatro anos que teremos juntos à frente da FCA. Agradeço também o professor Dirceu Fernandes pelo convite e a oportunidade de ser vice-diretor e, principalmente, pela boa experiência de trabalhar ao seu lado. Estendo esse agradecimento a toda equipe administrativa da FCA. Preciso agradecer o professor Edivaldo Domingues Velini, meu orientador e parceiro de trabalho há mais de vinte anos. É uma pessoa que faz muita diferença na minha vida. Aprendi muito com ele, inclusive no período em que ele esteve na direção da FCA e eu pude acompanhar o seu trabalho de perto. Por fim, agradeço minha esposa e meus filhos pelo grande apoio que me dão”.

O diretor eleito deixou sua mensagem à comunidade. “É um momento muito especial. Tenho uma dívida de gratidão impagável para com a FCA. Cheguei aqui com 17 anos de idade. Aqui eu me formei, fiz meu mestrado, doutorado. A FCA também me deu oportunidade de fazer um doutorado no exterior. A FCA me deu, na verdade, quase tudo que eu tenho. Poder devolver um pouquinho na forma de trabalho como diretor é realmente algo que me deixa muito honrado e satisfeito. Foi muito importante o trabalho feito na campanha, visitando todos os setores, conversando com toda a comunidade. As visitas foram muito produtivas, com toda nossa comunidade querendo contribuir para que a FCA continue avançando na excelência em termos de ensino, pesquisa e extensão. Agradeço a todos pela confiança ao nos eleger. Espero honrar essa confiança. Não vai faltar comprometimento, seriedade e responsabilidade, além de um olhar cuidadoso para as pessoas, para que possamos manter a FCA no caminho de sucesso construído nesses quase 60 anos de atividades”.

A professora Renata complementou: “A FCA completa no ano que vem 60 anos de uma história de muito trabalho. Tudo o que vemos por aqui hoje é resultado das ações de tantos que nos antecederam. Sentimos sim o peso da responsabilidade. Mas como ex-aluna da FCA sinto que a Faculdade é uma extensão da nossa casa. Foi nesse lugar que crescemos e nos desenvolvemos pessoal e profissionalmente, ajudando também nessa construção da FCA. Sou muito grata a todas as pessoas que nos antecederam e também pelo apoio que temos da nossa comunidade. Sabemos que temos muito desafios. Mas fortalecendo nosso senso de comunidade, estando mais próximos, poderemos levar adiante esse trabalho que já foi construído a tantas mãos até aqui. Sou grata aos colegas docentes, alunos, amigos, familiares por todo esse apoio. Agradeço ao professor Caio pela oportunidade. Tenho certeza que juntos e com o apoio da nossa comunidade vamos conseguir fazer um bom trabalho”;

Trajetórias

Caio Antonio Carbonari – atual vice-diretor da FCA é graduado em Agronomia (2004), com Mestrado em Agronomia / Proteção de Plantas (2007), Doutorado em Agronomia / Proteção de Plantas (2009) e Livre-Docência (2017) pela Unesp. Desenvolveu Pós-doutorado na UNESP (2011) e no Natural Products Utilization Research Unit – NPURU/ USDA – EUA (2015). É Professor Titular do Departamento de Proteção de Plantas da FCA/Unesp, sendo responsável pelas disciplinas da área de Plantas Daninhas e Métodos de Controle para os cursos de graduação em Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal e de Pós-graduação em Agronomia – Agricultura e Proteção de Plantas. É membro da Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD) desde 2002 e foi vice-presidente da instituição durante duas gestões (biênios 2019-2020 e 2021-2022). Também foi diretor presidente da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (FEPAF) de 2017 a 2020. É membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS). (Fonte: Currículo Lattes)

Renata Cristina Batista Fonseca – atual diretora-presidente da FEPAF é graduada em Engenharia Florestal pela FCA/Unesp, com mestrado em Ciências Florestais e doutorado em Ecologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor assistente doutor da FCA. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia e Conservação da Diversidade Biológica, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo, avifauna, fauna silvestre, floresta estacional semidecidual e conservação.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5