Connect with us

Botucatu

Turismo promove observação de aves em reserva natural dia 27

Published

on

Vem Passarinhar é uma jornada mensal de observação de aves em Botucatu
Em meio à paisagem de Botucatu, uma atividade ganha asas e atrai a atenção dos amantes da natureza e entusiastas da observação de aves, o “Vem Passarinhar”, uma iniciativa da Secretaria Adjunta de Turismo da cidade, está se transformando em uma experiência que combina turismo, educação ambiental, conservação e geração de renda.

No próximo dia 27, os participantes irão visitar a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Recanto Olho D’água e o bairro do Porto Said. A edição promete ser ainda mais especial, pois além de explorar a rica avifauna local, contará com a participação dos pescadores e ribeirinhos do Porto Said que foram capacitados como guias para essas atividades.

O “Vem Passarinhar” é uma ação da Secretaria Adjunta de Turismo de Botucatu, que mergulha os participantes no mundo fascinante da ornitologia. Guias capacitados conduzem grupos em trilhas especialmente selecionadas, revelando a riqueza das aves residentes e migratórias da região. A iniciativa tem como objetivo estimular a observação de aves e também promover a conscientização sobre a importância da conservação dessas espécies e seus habitats naturais.

A escolha da RPPN Recanto Olho D’água e Porto Said como locais para o evento é especial, ambos os locais abrigam grande variedade de aves e são destinos turísticos de Botucatu ideais para quem deseja se conectar com a natureza em sua forma mais pura. A paisagem pitoresca, os cursos d’água e a biodiversidade proporcionam o cenário perfeito para a observação de aves e o aprendizado sobre a vida selvagem.

Para a secretária adjunta de Turismo, Roberta Sogayar, o envolvimento dos pescadores do Porto Said como guias auxiliares adiciona uma dimensão nova a essa experiência. “A colaboração demonstra um compromisso real com a conservação e o envolvimento da comunidade local na proteção do meio ambiente. Ao capacitar os pescadores como guias de observação de aves, a cidade está investindo em uma abordagem holística para o turismo sustentável, onde a conservação, a educação e o envolvimento da comunidade caminham de mãos dadas”, comenta.

Roberta destaca que o “Vem Passarinhar”  oferece uma oportunidade de observar aves e explorar a natureza, e preservar os ambientes para as gerações futuras. “Esta iniciativa não é apenas uma atividade de lazer e turismo, é um compromisso com a sustentabilidade e a beleza da biodiversidade”, finaliza.

Botucatu é um dos melhores destinos do Estado de São Paulo, uma cidade que oferece uma mistura perfeita de beleza natural, cultura rica e história cativante. Com os dois biomas distintos e faixas de transição entre a Mata Atlântica e Cerrado, a região da Cuesta de Botucatu possui áreas abertas, matas, áreas alagadas do baixo Tietê, e também urbanas, com espécies diferentes de plantas e animais. Por isto, é possível observar uma grande diversidade de indivíduos de diferentes biomas em um único dia, sem percorrer longas distâncias. São mais de 400 espécies catalogadas no wikiaves.
Mais opções – além “Vem Passarinhar”, a secretaria adjunta de Turismo de Botucatu realiza o projeto Musitur – que leva música a pontos turísticos naturais e históricos da cidade, todos os finais de semana.

A cidade ainda reserva uma ampla gama de experiências, como trilhas e cachoeiras, como a localizada no Parque da Marta. O centro histórico é repleto de edifícios icônicos como a Pinacoteca e a Catedral de Sant’Ana. A cidade oferece um mergulho autêntico na cultura e patrimônio local.

Os aventureiros podem se dedicar a atividades como ciclismo, escalada e trilhas, enquanto os apreciadores da gastronomia podem saborear a culinária diversificada e visitar cervejarias artesanais.

Para saber mais http://turismo.botucatu.sp.gov.br

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Secretaria de Educação promove 6ª Corrida e Caminhada Educação Solidária

Published

on

No dia 1º de dezembro (domingo), a Secretaria Municipal de Educação realizará a 6ª Corrida e Caminhada Solidária  aberta a toda população botucatuense. A largada será às 08h do pátio da Secretaria Municipal de Educação, na Vila dos Lavradores.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas AQUI até preencherem as 400 vagas oferecidas.

A entrega da numeração será nos dias 28 e 29 de novembro na Secretaria Municipal de Educação, quando o atleta deverá fazer a doação de leite (obrigatória) que será destinado a projetos sociais do município. O não comparecimento até esta data, será considerado desistente, abrindo assim a vaga para outras inscrições. No dia da corrida não será entregue o numeral.

Os interessados poderão se inscrever na caminhada ou na corrida de 5,3 km. Todos os participantes receberão medalha de participação e os três melhores tempos de chegada da corrida, masculino e feminino, receberão troféu.

A 6ª Corrida e Caminhada Solidária da Educação tem o apoio da Semutran, GCM, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sabesp, Claus Sport e ACOB – Associação dos Corredores de Botucatu e Transforma Fisio.

Mais informações
Secretaria Municipal de Educação
Rua José Barbosa de Barros, 120, Vila dos Lavradores
Telefone (14) 3811-313178 / 3811-3150

Continue Reading

Botucatu

Prefeitura inicia recape na Avenida Raphael Laurindo

Published

on

Avenida terá trânsito totalmente interditado nos trechos em obras. Motoristas e motociclistas devem ter atenção no local.

Começou nesta terça-feira, 12, a obra de recape asfáltico na Avenida Raphael Laurindo, no Jardim Paraíso. A recuperação asfáltica será realizada pela Secretaria de Infraestrutura, ocorrerá entre as Praças Isaltino Pereira e Alexandre Flemming e a previsão é que o trabalho seja executado em uma semana, a depender das condições climáticas.

A primeira fase do recape começará no sentido da Praça Isaltino Pereira – Centro, nos dois sentidos da Avenida ao mesmo tempo. E para que os investimentos sejam realizados, a Avenida precisará ser interditada totalmente para a passagem e estacionamento de veículos neste trecho das obras.

As linhas do transporte coletivo que utilizam a Raphael Laurindo serão desviados para ruas paralelas.

Conforme as obras de recape forem avançando, os trechos serão interditados e/ou liberados para motoristas, motociclistas e ciclistas.

A Prefeitura solicita a compreensão de moradores e comerciantes neste período de obras e reforça a necessidade de todos respeitarem a sinalização e interdição de trânsito para que as obras ocorram de forma adequada.

Em dias de chuva forte ou persistente, o recape será adiado e transferido para o dia seguinte.

Continue Reading

Botucatu

Projeto de coleta seletiva no HCFMB será implantado nas áreas administrativas

Published

on

 

Com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), o Projeto Reciclo, iniciativa do Núcleo de Hospitais Sustentáveis e Núcleo de Higienização, que visa orientar sobre a correta segregação de resíduos potencialmente recicláveis, será implantado nas áreas administrativas do HCFMB.

Com mais de três anos de existência, o projeto já foi implantado no Hemocentro, Farmácia e em todo Hospital Estadual Botucatu (HEBo).

“Neste momento precisamos olhar para áreas administrativas do HCFMB por gerarem quase que exclusivamente resíduo reciclável, sendo mais fácil realizar essa conscientização dos colaboradores ”, explica Karina Pavão, coordenadora do Núcleo de Hospitais Sustentáveis do HCFMB.

O Reciclo oferece treinamentos (presenciais e à distância), identificação visual, vídeos, cartazes e fiscalização in loco. O acompanhamento da operacionalização da segregação dos resíduos nestes setores será realizado pelo Núcleo de Higienização, que realizará o controle do processo e pesagem destes resíduos.

““Acredito que será um passo desafiador para o Projeto Reciclo, mas de grande avanço para o HCFMB, sendo necessário o engajamento e conscientização de cada colaborador” , lembra Juliana Barbosa, coordenadora do Núcleo de Higienização do HCFMB.

Os próximos passos para a continuidade da iniciativa serão a identificação das lixeiras e a troca do sanito preto (resíduo comum) para a cor azul (resíduo reciclável), trabalho in loco de orientação e análise dos materiais gerados nos setores administrativos.

“É fundamental que os colaboradores descartem somente materiais recicláveis nas lixeiras e não misturem resto de comida ou lixo comum, lembrando que estes materiais serão destinados à cooperativa de catadores e não é justo que mandemos lixo para eles”, finaliza Karina.

Selo Reciclo

O Projeto Reciclo foi desenvolvido por uma equipe multiprofissional do HCFMB, incluindo o Núcleo de Higienização, Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing e Núcleo de Hospitais Sustentáveis. Foi instituído um selo, o “Selo Reciclo”, para reconhecer setores da instituição que concluam as capacitações sobre o descarte correto dos resíduos, incluindo o material reciclável que deverá ser destinado à Cooperativa de Reciclagem de Botucatu, e, desta forma, contribuir socialmente com o sustento das famílias que dependem deste tipo de material e promover o cuidado com o meio ambiente.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5