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Unesp adquire tecnologias assistivas para todas as bibliotecas

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Usuário com deficiência poderá acessar acervo bibliográfico em Braille e letras ampliadas

Além de um espaço de convivência fundamental, que concentra o acervo bibliográfico necessário para atividades universitárias, as bibliotecas estão tornando-se centros agregadores de diversos tipos de recursos usados em prol da aprendizagem e da pesquisa. Em uma iniciativa conjunta entre a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) e a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), as bibliotecas de todas as 34 unidades universitárias da Unesp receberão em breve equipamentos apoiados em tecnologias assistivas para garantir às pessoas com deficiência o acesso ao vasto material bibliográfico disposto nos ambientes físico e digital das bibliotecas dos 24 câmpus da Universidade.

Com recursos de um edital voltado à acessibilidade digital, parte do programa Unesp Presente, foram adquiridos digitalizadores que permitem escanear textos de modo que o material bibliográfico presente em livros possa ser ouvido ou lido em letra ampliada e equipamentos que transformam o texto digital no sistema Braille, de escrita táctil, usado por pessoas cegas ou com baixa visão. As tecnologias facilitarão a integração às bibliotecas universitárias de deficientes visuais, auditivos, idosos e pessoas com distúrbios de aprendizagem, como por exemplo dislexia. Alinhada à Política de Acessibilidade e Inclusão da Universidade, instituída há dois anos, a iniciativa viabiliza a chegada às 34 bibliotecas da Unesp tanto dos leitores Omni Reader, que digitalizam textos e permitem que o material bibliográfico seja ouvido em sete idiomas ou lido em letra ampliada, quanto dos equipamentos da Linha Braille, que transportam em tempo real o conteúdo digital apresentado para o sistema táctil.

De acordo com a professora Maria Odila Hilário Cioffi, assessora da Pró-Reitoria de Graduação, o investimento em acessibilidade digital faz parte de uma das preocupações da Unesp com vistas a tornar o ambiente acadêmico mais amigável para o estudante com deficiência, de modo a mantê-lo no curso universitário em condições de igualdade no processo de aprendizagem. A compra desses equipamentos representa apenas uma fração do edital, que fomenta outros 22 projetos relacionados à acessibilidade digital que estão distribuídos pela Unesp.

“Particularmente, a acessibilidade digital é uma das ações importantes para que a inclusão aconteça. Isso dá condição de aprendizagem e convívio e permite que o aluno (com deficiência) aproveite a universidade como todos os outros”, ressalta Maria Odila Hilário Cioffi.

A partir deste conjunto de equipamentos, os usuários com deficiência poderão acessar todo acervo bibliográfico em Braille, voz (áudio) e letras ampliadas, o que para o doutorando Uilian Donizeti Vigentim, integrante da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão e assistente de suporte acadêmico na biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras do câmpus de Araraquara, é uma forma de quebrar barreiras e criar uma cultura de acessibilidade na Unesp. O doutorando, que é deficiente visual, lembra que uma pessoa que não possui deficiência também poderá fazer uso dessa tecnologia assistiva em seu processo de aprendizagem –estímulos auditivos e visuais facilitam a busca por conhecimento e podem ser incorporados na rotina de estudos de qualquer pessoa. “A Unesp pensa a acessibilidade não só como a acessibilidade exclusiva para pessoas com deficiência, mas como uma cultura que auxilia todas as pessoas, melhora a vida e a convivência dentro da comunidade unespiana”, diz o doutorando.

Em 2013, a Coordenadoria Geral das Bibliotecas (CGB) instaurou o Serviço de Inclusão e Acessibilidade à Informação, após mapeamento que identificou demandas por atendimento de pessoas com deficiência nos câmpus. A proposta do projeto era tornar acessível o material didático e a bibliografia básica dos cursos e a implantação inicial ocorreu em sete bibliotecas da Unesp.

A iniciativa deste ano retoma princípios norteadores do serviço pensado anos atrás, expandindo-o para todas as 34 bibliotecas da Unesp. Mesmo sem o registro de alunos com deficiência em um determinado câmpus, a ideia é que a unidade universitária possua os recursos previamente instalados, estimulando a criação de uma cultura de acessibilidade ao deixar as tecnologias assistivas ao alcance de alunos da graduação e de pós-graduação, docentes, funcionários técnicos e das pessoas das comunidades locais que são usuárias das bibliotecas.

“Assinamos e compramos conteúdos sempre pensando no coletivo e em dar acesso à informação e ao conhecimento para todos. A biblioteca universitária tem esta missão, junto com a missão da universidade. Então, se investimos em um acervo que é para todos, se é para todos, não podemos deixar ninguém para trás”, diz Flávia Bastos, coordenadora geral das bibliotecas da Unesp.

Nesse campo, em paralelo a este investimento de aquisição das tecnologias assistivas por meio do edital do programa Unesp Presente, as bibliotecas da Universidade planejam adquirir audiobooks, com base em demanda identificada por meio das manifestações dos usuários. “Estamos assinando uma base de audiobooks porque os alunos estão pedindo materiais para que possam acompanhar melhor as disciplinas. Estamos vendo a aquisição de materiais acadêmico-científicos que estejam neste formato também”, afirma Flávia Bastos.

 

Portal Unesp

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Alunos do Ensino Médio participam de atividades no Sebrae-SP de Botucatu

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Estudantes participaram de atividades voltadas à cultura empreendedora

 

Quarenta e quatro alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Médio, da Escola Pública Estadual João Queiróz Marques visitaram e participaram de atividades no escritório do Sebrae-SP, em Botucatu, na última quinta-feira (24).

 

Os estudantes foram recepcionados pelo gerente regional do Sebrae-SP Eduardo Nascimento de Jesus, que falou sobre o empreendedorismo como opção de carreira e, em seguida, participaram de uma atividade realizada pelo gestor da educação empreendedora do Sebrae-SP em Botucatu Renato Lisboa.

 

Lisboa conta que realizou a palestra e aplicou a dinâmica sobre educação empreendedora, destinada a alunos do ensino médio, onde os participantes vivenciaram questões pertinentes na inserção no mercado de trabalho e no empreendedorismo.

 

“Foi uma atividade em grupo, onde os estudantes aprenderam técnicas de como passar e como se comportar num processo seletivo e inserção no mundo da cultura empreendedora. Eles aprenderam aspectos de como podem empreender enquanto jovens, movimentando a economia da região a qual eles pertencem”, explica.

 

Vivência fora da sala de aula
O professor de Marketing e Comunicação Empresarial, Rogério Zerbinato, destacou que como são alunos do curso técnico de Vendas, a visita ao Sebrae-SP foi uma grande oportunidade para que os estudantes colocassem em prática e vivenciassem as experiências que terão no mercado de trabalho. Também participaram da visita os professores Rafael Colela e Daiana Pontes

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Botucatu

Senai Botucatu oferece curso gratuito para o setor aeroespacial

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Para quem deseja se aprimorar e trabalhar com a fabricação de peça aeronauticas, o SENAI Botucatu está com inscrições abertas para o curso GRATUITO de Aprendizagem Industrial MECÂNICO DE USINAGENS ESPECIAIS, uma oportunidade para quem busca uma carreira promissora!
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Desenho e manufatura assistida por computador
Desenvolvimentos de capacidades socioe ocionais
Requisitos:
Ter entre 16 e 24 anos (máximo de idade ao final do curso).
Ensino Fundamental completo.
Não perca essa chance de dar um salto na sua carreira! As inscrições vão até 04/11.
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Botucatu

Professores Caio Carbonari e Renata Fonseca eleitos diretor e vice da FCA

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Chapa obteve 81,39% dos votos válidos.

A chapa composta pelos professores Caio Antonio Carbonari, do Departamento de Proteção Vegetal e Renata Cristina Batista Fonseca, do Departamento de Ciência Florestal, Solos e Ambiente, obteve 81,39% dos votos válidos, aplicada a proporcionalidade de 70%, 15% e 15%, respectivamente para docentes, alunos e servidores técnico-administrativos, na eleição para diretor e vice-diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu.

O pleito para a eleição dos dirigentes da FCA, realizado pela quarta vez consecutiva com chapa única, aconteceu entre os dias 09 e 11 de outubro. O resultado será submetido à homologação na próxima reunião da Congregação da Faculdade. O mandato dos dirigentes eleitos compreende o período de 2025 a 2029.

Os eleitos, embora jovens, têm bastante experiência administrativa. O professor Carbonari é o atual vice-diretor da FCA e também já foi diretor-presidente da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf). A professora Renata é a atual diretora-presidente da Fepaf e também já exerceu o cargo de vice-supervisora das Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão (FEPEs) da FCA.

Divulgado o resultado do pleito pela Comissão Eleitoral da FCA, presidida pelo professor Carlos Gilberto Raetano, os professores eleitos deixaram sua primeira mensagem para a comunidade universitária.

A primeira fala do professor Carbonari foi de vários agradecimentos. “Primeiramente, gostaria de agradecer e parabenizar a Comissão Eleitoral pelo trabalho sério e bem executado ao longo do processo eleitoral. Quero agradecer também a professora Renata Fonseca por ter aceitado compor essa chapa. Tive a oportunidade de trabalhar com ela em vários momentos, tivemos bastante êxito nos projetos que fizemos juntos e hoje, merecidamente, ela é a primeira mulher eleita para compor a Diretoria da FCA. Tenho certeza que será um prazer trabalhar ao seu lado nos quatro anos que teremos juntos à frente da FCA. Agradeço também o professor Dirceu Fernandes pelo convite e a oportunidade de ser vice-diretor e, principalmente, pela boa experiência de trabalhar ao seu lado. Estendo esse agradecimento a toda equipe administrativa da FCA. Preciso agradecer o professor Edivaldo Domingues Velini, meu orientador e parceiro de trabalho há mais de vinte anos. É uma pessoa que faz muita diferença na minha vida. Aprendi muito com ele, inclusive no período em que ele esteve na direção da FCA e eu pude acompanhar o seu trabalho de perto. Por fim, agradeço minha esposa e meus filhos pelo grande apoio que me dão”.

O diretor eleito deixou sua mensagem à comunidade. “É um momento muito especial. Tenho uma dívida de gratidão impagável para com a FCA. Cheguei aqui com 17 anos de idade. Aqui eu me formei, fiz meu mestrado, doutorado. A FCA também me deu oportunidade de fazer um doutorado no exterior. A FCA me deu, na verdade, quase tudo que eu tenho. Poder devolver um pouquinho na forma de trabalho como diretor é realmente algo que me deixa muito honrado e satisfeito. Foi muito importante o trabalho feito na campanha, visitando todos os setores, conversando com toda a comunidade. As visitas foram muito produtivas, com toda nossa comunidade querendo contribuir para que a FCA continue avançando na excelência em termos de ensino, pesquisa e extensão. Agradeço a todos pela confiança ao nos eleger. Espero honrar essa confiança. Não vai faltar comprometimento, seriedade e responsabilidade, além de um olhar cuidadoso para as pessoas, para que possamos manter a FCA no caminho de sucesso construído nesses quase 60 anos de atividades”.

A professora Renata complementou: “A FCA completa no ano que vem 60 anos de uma história de muito trabalho. Tudo o que vemos por aqui hoje é resultado das ações de tantos que nos antecederam. Sentimos sim o peso da responsabilidade. Mas como ex-aluna da FCA sinto que a Faculdade é uma extensão da nossa casa. Foi nesse lugar que crescemos e nos desenvolvemos pessoal e profissionalmente, ajudando também nessa construção da FCA. Sou muito grata a todas as pessoas que nos antecederam e também pelo apoio que temos da nossa comunidade. Sabemos que temos muito desafios. Mas fortalecendo nosso senso de comunidade, estando mais próximos, poderemos levar adiante esse trabalho que já foi construído a tantas mãos até aqui. Sou grata aos colegas docentes, alunos, amigos, familiares por todo esse apoio. Agradeço ao professor Caio pela oportunidade. Tenho certeza que juntos e com o apoio da nossa comunidade vamos conseguir fazer um bom trabalho”;

Trajetórias

Caio Antonio Carbonari – atual vice-diretor da FCA é graduado em Agronomia (2004), com Mestrado em Agronomia / Proteção de Plantas (2007), Doutorado em Agronomia / Proteção de Plantas (2009) e Livre-Docência (2017) pela Unesp. Desenvolveu Pós-doutorado na UNESP (2011) e no Natural Products Utilization Research Unit – NPURU/ USDA – EUA (2015). É Professor Titular do Departamento de Proteção de Plantas da FCA/Unesp, sendo responsável pelas disciplinas da área de Plantas Daninhas e Métodos de Controle para os cursos de graduação em Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal e de Pós-graduação em Agronomia – Agricultura e Proteção de Plantas. É membro da Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD) desde 2002 e foi vice-presidente da instituição durante duas gestões (biênios 2019-2020 e 2021-2022). Também foi diretor presidente da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (FEPAF) de 2017 a 2020. É membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS). (Fonte: Currículo Lattes)

Renata Cristina Batista Fonseca – atual diretora-presidente da FEPAF é graduada em Engenharia Florestal pela FCA/Unesp, com mestrado em Ciências Florestais e doutorado em Ecologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor assistente doutor da FCA. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia e Conservação da Diversidade Biológica, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo, avifauna, fauna silvestre, floresta estacional semidecidual e conservação.

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