Conecte-se Conosco

Botucatu

Unidades de Saúde convocam para vacinação contra a Caxumba

Publicado

em

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa a ocorrência de casos de caxumba em algumas escolas e reforça a importância da vacinação para crianças e adultos. A vacinação é a única maneira de se prevenção da doença.

O Sistema Único de Saúde oferta gratuitamente as vacinas. Todas as crianças, adolescentes e jovens de até 19 anos de idade devem ter registrado em suas carteiras de vacinação duas doses com os componentes do sarampo, caxumba e rubéola. Indivíduos de 20 a 49 anos de idade que não apresentarem comprovação vacinal devem receber uma dose da vacina tríplice viral.

A vacina está contraindicada para pessoas com histórico de anafilaxia após o recebimento de dose anterior, usuários com imunodeficiência grave e gestantes.

Todas as unidades da Rede Municipal de Saúde ofertam a vacina, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Especialmente neste sábado, 29, as Unidades estarão abertas das 9 às 14 horas para vacinação.

Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone da Vigilância Epidemiológica: (14) 3811-1105.

Caxumba

 A Parotidite infecciosa ou Caxumba é uma doença contagiosa, viral aguda de evolução benigna, que provoca o inchaço doloroso nas glândulas salivares. A caxumba é causada por um vírus que se dissemina de uma pessoa para outra, através da via respiratória (por meio das gotículas ao falar e espirrar, por exemplo), ou então por contato direto com itens que foram contaminados com a saliva infectada.

Os principais sintomas são inchaço e dor nas glândulas salivares, febre, fraqueza, perda do apetite, dor ao mastigar e engolir, dor de cabeça, entre outros.

Não existe tratamento específico para a Caxumba, devendo o paciente procurar atendimento de saúde, sendo indicado repouso com afastamento por 5 dias após o início dos sintomas, medicações para alívio das manifestações clínicas e observação cuidadosa quanto à possibilidade de aparecimento de complicações.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Pacientes do HCFMB em fila de espera de escoliose serão beneficiados em mutirão cirúrgico

Publicado

em

Entre os dias 2 e 5 de dezembro, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) será palco de um mutirão de escoliose. Problema de saúde comum, a escoliose pode ser caracterizada por um encurtamento da coluna causado por uma curvatura lateral.

A iniciativa é organizada pela BSSG (Brazilian Spine Study Group), instituição formada por médicos especialistas em cirurgia da coluna vertebral. Todo trabalho é feito de forma voluntária pelos profissionais de saúde.

Os pacientes que serão submetidos às cirurgias fazem parte da fila de espera do HCFMB. Os 35 primeiros pacientes desta fila foram avaliados pela equipe médica e divididos em diferentes níveis, que levam em conta o risco cirúrgico, necessidade de internação em UTI e uso de bolsas de sangue.

“Os pacientes foram selecionados por meio de encontros virtuais de discussão dos casos. Contamos com a participação de mais de dez médicos especialistas, entre eles médicos do BSSG, como o Bruno Ancheschi e sua equipe”, explica Marília Camargo, da equipe de apoio da BSSG.

Serão mais de 20 profissionais de saúde de diferentes regiões do Brasil que participarão da ação no HCFMB. “Os pacientes serão acompanhados pela equipe local, composta por Mauro Volpi e Bruno Ancheschi. O BSSG  fará encontros virtuais com eles para discussão dos pós operados. Após um ano das cirurgias, os pacientes serão reavaliados pessoalmente pela equipe médica”, finaliza Marília.

Os parceiros da BBSG na ação que ocorrerá no HCFMB são: NuVasive Spine Foundation (NSF) – doadores dos implantes, caixas e equipe de instrumentação – ILANI e TESK, responsáveis pelos neurofisiologistas e  insumos para a neuromonitorização, essenciais para garantir a segurança, Convatec (doadora de curativos), LAS (doação de insumos para lavagem pulsátil) e MACOM (doação de estribos para cirurgias).

Continuar Lendo

Botucatu

Centro de acolhimento de animais promoverá conscientização e combate ao abandono animal

Publicado

em

Além de atividades de conscientização contra o abandono de animais, o evento contará com feira de adoção.

Em comemoração ao Dezembro Verde, o Centro de Acolhimento de Animais e o Departamento de Proteção Animal de Botucatu, promoverão atividades educativas sobre o combate ao abandono animal e uma feira de adoção com animais que foram acolhidos em situação de abandono e maus-tratos.

A ação será realizada no dia 8 de dezembro, das 13h às 16h no Parque Municipal Joaquim Amaral Amando de Barros, no Jardim Paraíso.

Estarão disponíveis para a adoção aproximadamente 20 animais, todos microchipados, vacinados, vermifugados e castrados. A maioria é vítima de abandono.

Para adotar um animal, os interessados devem ter mais de 18 anos, levar um comprovante de endereço e documento com foto. Também é importante levar uma guia para contenção de cães e/ou uma caixa para transporte.

O Dezembro Verde é um movimento nacional que busca conscientizar a sociedade sobre o problema do abandono animal. Em Botucatu, essa causa ganha destaque com a Lei 6.315/22, que institui a Política de Bem-Estar de Animais Domésticos.

A Lei 6.315, de março de 2022, instituiu: Política de bem-estar de animais domésticos; controle populacional de cães e gatos; estímulo à guarda responsável; estímulo à adoção responsável e proteção de animais domésticos.

Segundo o “Índice de Abandono Animal Brasil” de 2024, publicado pela Mars Petcare, mais de 30 milhões de cães e gatos vivem em situação de abandono no Brasil. Para reduzir esses números, é fundamental:

– Registrar o animal de estimação através da microchipagem;
– Vacinar e cuidar da saúde dele;
– Fornecer um lar seguro e amoroso;
– Realizar a castração para evitar a reprodução irresponsável.

A conscientização e a responsabilidade da população são fundamentais para criar um ambiente mais compassivo e seguro para os animais.

Serviço: Atividades educativas sobre o combate ao abandono animal e feira de adoção

Data: 8 de dezembro

Horário: Das 13h às 16h

Local: Parque Municipal Joaquim Amaral Amando de Barros, no Jardim Paraíso – Botucatu/SP

Continuar Lendo

Botucatu

Simpósio do IBB debateu sobre Transtornos Alimentares e estigmas

Publicado

em

O IV SIMPTAP aconteceu na sexta-feira, 22, e reuniu diferentes estudantes e profissionais da saúde interessados pelo assunto

Na última sexta-feira, 22, o Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp – câmpus de Botucatu, promoveu o IV SIMPTAP – Simpósio sobre Transtornos Alimentares e os Cuidados na Prática Clínica, que carregou como tema principal: “Transtornos alimentares à luz da Ciência – Superando Estigmas e Avançando no Cuidado Clínico.” O evento ocorreu no espaço do IB Eventos e contou com a presença de diferentes estudantes e profissionais da saúde interessados no assunto.

Com circuito de palestras e organizado pela primeira vez em modelo híbrido, a abertura do evento contou com a presença do diretor do IBB, professor Luiz Fernando Rolim de Almeida, de Renata Maria Galvão de Campos Cintra, docente do Departamento de Ciências Humanas e Ciências da Nutrição e Alimentação do IBB e responsável pelo Centro de Estudos e Práticas em Nutrição (Cepran), além do vereador Lelo Pagani.

Na opinião do  diretor do IBB, o Simpósio é um evento de grande relevância, não apenas para os profissionais da saúde, mas para toda a sociedade. “O SIMPTAP reforça o compromisso da Unesp com a ciência e com a sociedade. Eventos como esse  ressignificam a nossa capacidade de compreender a realidade em que estamos inseridos, além de transformar o conhecimento teórico em práticas”, declarou.

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, estima-se que mais de 70 milhões de pessoas no mundo sejam afetadas por algum transtorno alimentar, incluindo anorexia, bulimia, compulsão alimentar, entre outros.

Para o estudante do curso de Nutrição, Lucas Campos, o simpósio ofereceu um olhar amplo a respeito dos Transtornos Alimentares, dos métodos de tratamentos, e da própria Nutrição:

“Foi uma oportunidade fenomenal para entender o que é, de fato, ser humano. Consegui acompanhar diferentes visões sobre os transtornos alimentares e como profissionais de múltiplas áreas conseguem lidar com isso da forma que melhor se enquadra para cada paciente, individualmente. Entender como lidar com os transtornos alimentares, tendo a visão desses profissionais, é algo fundamental para um futuro nutricionista já que, a partir da conversa com seu paciente, poderá ser feito um trabalho multidisciplinar, considerando todas as particularidades individuais de cada caso. Participar do evento, nos faz lembrar que a Nutrição vai além de calorias e nutrientes. A nutrição é sobre empatia e cuidado”, finalizou.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5