As coletas de sangue nas Unidades de saúde de Botucatu estão suspensas até o próximo dia 1°. A informação foi obtida com exclusividade pelo Cidade Botucatu nessa quarta-feira (24) e confirmada pela prefeitura e HC FMB.
Ao menos em uma unidade, no Jardim Cristina, as coletas foram suspensas nessa quarta. “Cheguei em jejum às 6h30 para fazer o exame, às 7 horas, quando abriu a unidade, eu e as outras pessoas fomos informados que não teria coleta, porque não tinha material e que a situação seria normalizada em fevereiro”, disse uma pessoa à reportagem do Cidade Botucatu.
A reportagem do Cidade Botucatu procurou a Prefeitura de Botucatu, que repassou a responsabilidade para o HC da Unesp. Em nota, o HC FMB confirmou a suspensão para pacientes do Polo Cuesta e manteve o atendimento e a coleta de exames para gestantes, pacientes com hipótese diagnóstica de tuberculose, e todos os casos de urgência e emergência.
Uma representante do Conselho Municipal de Saúde entrou em contato com a reportagem para destacar que não existe falta de materiais nas unidades. “O que houve é a suspensão dos exames na Unesp. Os pacientes foram avisados e re-agendados”, indicou à nossa reportagem.
Nota à imprensa
A Chefia de Gabinete do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) informa que o processamento de exames laboratoriais eletivos, oriundos dos municípios do Polo Cuesta, está suspenso pelo período de 21/01/2019 a 01/02/2019, por motivo de demanda excessiva e retardo na reposição do estoque de materiais.
Informa ainda que está mantido o atendimento e a coleta de exames para gestantes, pacientes com hipótese diagnóstica de tuberculose, e todos os casos de urgência e emergência.
A retomada da rotina de atendimento em toda rede está prevista para o início da próxima semana, a partir de segunda-feira, 04/02/2019.
Atualizada às 20h20