Botucatu

Unidades de Saúde farão busca ativa por casos de Hanseníase

Publicado

em

Em 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro como o de Conscientização sobre a Hanseníase. Por ano, são diagnosticados perto de 30 mil novos casos no Brasil e em busca de orientar e esclarecer a população sobre a doença foi criada a campanha “Janeiro Roxo”.

Em Botucatu, todas as equipes de saúde do Município estarão envolvidas neste ano de 2019, promovendo a busca ativa de casos, com avaliação de contatos e encaminhamento de pacientes para tratamento. Também serão realizadas atividades educativas em salas de espera, aproveitando cada situação de atendimento de usuários nas Unidades de Saúde.

“A transmissão da hanseníase ocorre por meio de contato próximo e contínuo com paciente não tratado. Apesar de ser uma doença da pele, é transmitida através de gotículas que saem do nariz, ou através da saliva do paciente. Afeta primordialmente a pele, mas pode afetar também os olhos, os nervos periféricos e outros órgãos. Por isso, é importante que, ao sentir qualquer alteração, a pessoa procure as unidades de saúde”, afirma André Spadaro, Secretário Municipal de Saúde.

A hanseníase pode provocar graves incapacidades físicas se o diagnóstico demorar ou se o tratamento for inadequado. Os primeiros sinais da hanseníase são manchas claras, róseas ou avermelhadas no corpo, que ficam dormentes e sem sensibilidade ao calor, frio ou toque. Podem aparecer placas, caroços e inchaços. Quando afeta os nervos, pode causar formigamento, sensação de choque, dormência e queimaduras nas mãos e pés por falta de sensibilidade, além de falta de força e problemas nos olhos.

Mais informações: Secretaria Municipal de Saúde

Rua Major Matheus, 7 – Tel.: (14) 3811-1100

E-mail: saúde@botucatu.sp.gov.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile