Conecte-se Conosco

Botucatu

Vereador expõe lista de assinaturas que motivou fechamento do comércio

Publicado

em

O vereador Abelardo divulgou no facebook dele a lista das pessoas que assinaram um abaixo-assinado enviado ao Ministério Público motivou fechamento do comércio em Botucatu.

O Decreto nº 11.975, do município de Botucatu, foi suspenso por força de liminar obtida pela Procuradoria-Geral de Justiça em ação direta de inconstitucionalidade. A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira, dia 18, pelo Ministério Público Estadual.

No dia 01 de maio um Decreto do Prefeito Mário Pardini liberava, com restrições, o funcionamento do comércio, com pontos listados como não essenciais pelo estado. Lojas com até 750 m2 poderiam funcionar com meia porta e drive thru.

Ao liberar o funcionamento dessas atividades, o dispositivo editado pela Prefeitura relaxava as medidas adotadas pelo Governador do Estado João Doria.

Na ação, o Ministério Público alega que o decreto é incompatível com o princípio federativo, na medida em que, em matéria de saúde, compete ao município apenas suplementar as diretrizes estabelecidas pela União e pelo Estado.

“Além disso, por não existir análises técnicas ou evidências científicas que permitam justificar a flexibilização de medidas de quarentena, o decreto de Botucatu também também afronta os princípios da prevenção e precaução, colocando em risco a saúde e a vida da população, ao substituir uma estratégia aceita como razoável e adequada para preservar um maior número de vidas, por outra que arrefece o êxito no combate da epidemia”, diz o MP.

No deferimento da liminar, o relator do pedido, desembargador Carlos Bueno, destacou que “o afrouxamento das regras de isolamento social permitirá maior contato entre pessoas, o que possivelmente elevará o número de transmissão e provocará a piora da situação sanitária, o oposto dos objetivos mais urgentes do momento atual: proteção à vida, à saúde e o combate ao novo coronavírus”, coloca.

A liminar surge em um momento onde outros setores discutiam a flexibilização da quarentena na cidade. O Acontece Botucatu entrou em contato com a Prefeitura de Botucatu para saber da notificação. O Poder Executivo deve se pronunciar ainda hoje sobre a liminar.

Abaixo os solicitantes:

1. Maíra Libertad Soligo Takemoto, enfermeira,
2. Mariane de Oliveira Menezes, obstetriz,
3. Claudia Garcia Magalhães, médica,
4. Fabiana Garcia Magalhães, engenheira,
5. Paula Freire, psicóloga,
6. Gabriela Maria dos Santos, fisioterapeuta,
7. Lizandra Hachuy, psicóloga,
8. Mariana de Castro Lopes, fotógrafa,
9. Alec Joe Roizman, acadêmico de medicina,
10. Ana Paula de Souza Dias Correia, agente de saúde
11. Adriano Dias Correia,
12. Fabricia Valeria Paulino, publicitária,
13. Isabelle Buchalla Tieghi Moura, comerciante,
14. Juliane Rosa Poiati, médica,
15. Marília Bassetto Coelho, artista,
16. Ana Gabriela Pontes Santos, médica,
17. Bruno Fernandes da Silva, artista visual,
18. Luana Prado de Oliveira Godoi, estudante de pedagogia,
19. Vinícius Gonçalves Gil de Oliveira, arte educador,
20. Camila Soares de Barros, arte educadora,
21. Ana Carolina Nunes, enfermeira,
22. Ana Maria Sanches Nunes, aposentada,
23. Fernando Aparecido Nunes, aposentado,
24. José Carlos Paraçoli, médico e professor universitário,
25. Cintia Santos Ribeiro,
26. Flavia Régis Campos,
27. Leticia Garcia Vasconcelos Coelho, nutricionista,
28. Alana Nogueira Volpato, professora universitária,
29. Filipe Tavares Lessenco, residente médico,
30. Carolina Villaboim de Carvalho Hess, professora,
31. Barbara de Mendonça Heiras, professora,
32. Juliano de Freitas Brunellis,
33. Maria Odete Simão, assistente social,
34. Vanessa dos Santos Silva, médica,
35. Clara De Bona,
36. Roberta da Silva Sartor, pedagoga,
37. Maria Cecília Almeida Bruder, dentista
38. Regina Célia Callile de Paula, psicóloga,
39. Selma Pontes Santos, aposentada,
40. Antonio Pontes Santos, aposentado,
41. Rúbia de Aguiar Alencar, enfermeira e professora universitária,
42. Renata Maria Zanardo Romanholi, pedagoga,
43. Lucas Callile Marques de Paula,
44. Domingos Marques de Paula Filho,
45. Helena Paim Tilli,
46. Anna Cristina Rodopiano de Carvalho Ribeiro, pedagoga,
47. Ana Paula Chavasco Brant de Carvalho,
48. Gonçalo de Mello e Faro Conceição Paiva,
49. Clara Brant de Carvalho Conceição Paiva,
50. Roseniria Dias de Miranda,
51. Miriam Malacize Fantazia, assistente social,
52. Gabriela Callile Marques de Paula, psicóloga,
53. Andréa da Rocha Tristão, médica,
54. Luciene de Souza Venancio, nutricionista,
55. José Roberto Tozoni Reis,
56. Tereza Gomes de Araújo,
57. Oswaldo José Bruno,
58. Iracema de Mattos Paranhos Calderon, médica e professora universitária
59. Cristina Yamazaki,
60. Zulaine Bianchini Germano,
61. Beatriz Lotufo Griva

Matéria Atualizada às 15h55, com informações do site Acontece Botucatu

Botucatu

EMA celebra 20 anos dedicados à educação ambiental

Publicado

em

A Escola do Meio Ambiente (EMA) de Botucatu completou no último sábado, 12 de abril, seus 20 anos de dedicação à educação ambiental em Botucatu. Desde 2005a EMA tem sido um espaço dedicado à conscientização ambiental que proporciona experiências transformadoras para crianças, jovens e adultos.

Vinculado à Secretaria de Educação, a EMA se tornou referência no município, promovendo conhecimento e encantamento por meio de trilhas, atividades ao ar livre e vivências na natureza.

Localizada no Jardim Aeroporto, a Escola do Meio Ambiente está inserida em um ecótono, uma zona de transição entre dois importantes biomas brasileiros: a Mata Atlântica e o Cerrado. Além disso, a área abriga nascentes do Ribeirão Lavapés e a Represa Professor Jorge Jim, reforçando sua importância para a preservação dos recursos hídricos da cidade.

Para celebrar os 20 anos de educação e conscientização ambiental, foi plantado um jequitibá-branco, árvore símbolo de Botucatu, em uma cerimônia na última quarta-feira, 16 de abril.

“Nesses vinte anos, nossa missão sempre foi a de estabelecer um vínculo amoroso entre nossos visitantes e a EMA, afinal, infinito é o valor da vida. Que os próximos anos sigam sendo de encantamento, de transformação e de profunda conexão com tudo o que vive”, destacou a professora Eliana Gabriel, diretora da Escola do Meio Ambiente.

Continuar Lendo

Botucatu

Hospital do Bairro completa 100 cirurgias

Publicado

em

Marca foi alcançada nesta última terça-feira, 15

O Hospital do Bairro de Botucatu (HBB) chegou nesta terça-feira, 15 de abril, na marca de 100 cirurgias realizadas desde a reativação do hospital, no dia 10 de março. É um marco que enche Botucatu de orgulho e que promete ser ainda mais eficiente para diminuir a fila das cirurgias na cidade.

Ao todo, mais de 50 profissionais de saúde já foram devidamente capacitados e orientados para o início das operações nesse tradicional hospital do nosso município.

Depois de cerca de 15 anos fechado, o Hospital do Bairro volta a ser um importante mecanismo da saúde pública da cidade, responsável por procedimentos de baixa e média complexidade dos pacientes encaminhados pelas Unidades de Saúde.

Nesse período das 100 primeiras cirurgias, foram realizados procedimentos de urologia, dermatologia, cirurgia vascular, oftalmologia e gastrocirurgia. E o trabalho não para por aqui: agora serão iniciados os procedimentos de mais demanda e maior complexidade, como cirurgias de vesícula, hérnia e catarata.

O Hospital do Bairro reforça o compromisso com a saúde de Botucatu e segue ampliando a quantidade de cirurgias por dia e priorizando os atendimentos às maiores necessidades da população botucatuense.

Continuar Lendo

Botucatu

Sebrae-SP realiza treinamento de Agentes Locais de Inovação em Botucatu

Publicado

em

O método oferece às empresas um caminho prático e estratégico para crescer com base na inovação

O Sebrae-SP promoveu, na última semana, em Botucatu, o treinamento de 19 novos Agentes Locais de Inovação (ALI) que atuarão nas regiões de Botucatu, Ourinhos e Itapeva durante os anos de 2025 e 2026. A capacitação teve duração de cinco dias e marcou o início da nova fase do programa ALI Produtividade, que será oferecido a partir de maio para micro e pequenas empresas dessas localidades.

A formação foi conduzida com base na metodologia do ALI Produtividade, que tem como foco o aumento da competitividade das empresas por meio da implementação de soluções inovadoras em processos, produtos e serviços.

De acordo com Fernando Moraes, facilitador do Sebrae-SP e representante do Escritório Regional do Sudoeste Paulista, o método oferece às empresas um caminho prático e estratégico para crescer com base na inovação. “A metodologia inclui autodiagnósticos que ajudam a reconhecer fragilidades e desafios internos, permitindo a construção de soluções personalizadas. A ideia é aumentar o faturamento, reduzir custos e implantar melhorias com foco em inovação e produtividade.”

Durante os cinco dias de atividades, os agentes foram imersos em conteúdos teóricos e práticos, além de dinâmicas voltadas ao atendimento empresarial. Para a agente Paula Roquejane, a capacitação ofereceu uma visão clara sobre o papel que os ALIs devem cumprir nos próximos meses. “Foi uma preparação intensa. Tivemos acesso ao método que será aplicado junto aos empresários e entendemos com clareza os objetivos, os prazos e os resultados esperados. Estamos prontos e comprometidos para atender com excelência.”

A analista de negócios do Sebrae-SP, Mariana Wagner Toledo Piza, que participou da condução do treinamento, destacou a qualidade técnica dos participantes e o alinhamento entre bolsistas e gestores regionais. “A capacitação proporcionou uma troca de experiências muito positiva. Foi possível observar o alto nível de engajamento dos bolsistas e a solidez do processo de seleção. Temos plena confiança no trabalho que será desenvolvido pelas equipes nos próximos meses”, explica.

O programa ALI Produtividade é uma iniciativa do Sebrae-SP e oferece às micro e pequenas empresas acompanhamento 100% subsidiado e personalizado, com duração de até seis meses, feito por um agente capacitado. A proposta é apoiar os empreendedores no diagnóstico e implementação de ações práticas de melhoria, sempre com foco no aumento da produtividade e na sustentabilidade dos negócios.

Empresas interessadas em participar poderão obter mais informações a partir de maio nas unidades do Sebrae-SP nas regiões envolvidas.

Sebrae-SP Botucatu – Rua Dr. Costa Leite, 1570 – Centro – Botucatu/SP.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5