A pandemia de Covid-19 que atinge todo o mundo ainda traz efeitos em Botucatu e a busca por melhorias para munícipes em situação de vulnerabilidade fez com que o vereador Izaias Colino [PSL] utilizasse a última sessão ordinária realizada na Câmara Municipal para pedir por meio de um requerimento para que o Poder Executivo realize ações e auxilie as pessoas em situação de rua, sejam as que forem acolhidas no ginásio, seja as que ainda se encontram nas ruas, para que possam atualizar seus documentos e solicitar o auxílio emergencial concedido pelo governo federal.
De acordo com o documento, todos os anos a prefeitura realiza a operação Migrante no período de outono e inverno, para acolher a população que se encontra em situação de risco nas ruas. Neste ano, para evitar aglomerações, um novo espaço foi criado no ginásio municipal. O local foi preparado sem o risco de contaminação e para evitar aglomerações. Foram montados box individuais na quadra, onde cada morador terá uma cama, travesseiros e cobertores para passar a noite.
No início desde mês, a Polícia Civil do município de São Paulo começou a fazer um mutirão para emissão de documentos para moradores sem-teto durante a pandemia de coronavírus. A medida visa permitir que a população em situação de rua consiga solicitar o auxílio emergencial concedido pelo governo federal, sendo de grande importância que a ideia fosse executada também em Botucatu, por meio de parceria com a Secretaria de Assistência Social e a Guarda Civil Municipal, realizando ações para auxiliar a todas essas pessoas em situação de rua a conseguirem o auxílio.
Além do requerimento, o vereador também apresentou uma Moção de Apoio a tramitação do Projeto de Lei nº 137/2020, de autoria da Deputada Estadual, Janaina Paschoal, que dispõe sobre a permanência do profissional Fisioterapeuta nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), adulto e pediátrico e dá outras providências.