VIOLÊNCIA
O homem, ao longo da história não demonstra ser pacífico. Eu sei, existem as exceções, mas são raras. Raríssimas. Na maioria das vezes, a violência impera. Tanto a física como a moral. A violência pode ter vários motivos, mas a que impera, sem dúvida, é a busca do poder, a demonstração de força contra o outro, que pode ser um inimigo, um adversário ou, simplesmente, alguém mais fraco.
Existem várias histórias sobre a violência. O terrorismo, por exemplo. Os terroristas acham que o terrorismo é um bem. O terrorismo é utilizado para intimidar o inimigo ou o adversário. Há a violência que é aceita como natural, durante algum tempo. Vejam a escravidão. Tornar escravo alguém é um ato de violência. Força-se uma pessoa a ser e/ou a fazer aquilo que não deseja. É uma demonstração de força, de poder. E a escravidão foi praticada ou aceita pelos governos de vários países. O Brasil, por exemplo, foi o último país a abolir a escravidão. Ela acabou oficialmente, mas na prática ainda existe. Li, esses dias, uma notícia de uma mulher, com mais de oitenta anos de idade, que vivia numa casa de família, em regime de escravidão. Há mais de cinquenta anos trabalhava nessa casa, sem receber salário e sem o direito de deixar a casa. Século XXI.
O racismo é uma forma de violência. Pode ser física ou moral. Ambas ferem. Essa violência continua existindo nas ruas, nas escolas, nas atividades esportivas. Em todos os lugares. O cara vai ao estádio para torcer pelo seu time de futebol, mas, ao invés de incentivar os jogadores do seu time para que joguem melhor, escolhe um jogador do time adversário, que seja da raça negra, para ofendê-lo, para humilhá-lo. E o que acontece com esse agressor? Além da indignação da mídia durante alguns dias, dizendo que essa prática precisa acabar, que os agressores devem ser devidamente punidos, nada acontece.
E a violência contra o homossexual? Cada vez pior. Se o cara tem o direito de optar por ser heterossexual, por que não se dá a alguém o direito de ter uma opção diferente? Não são direitos iguais? Não há a lei da isonomia? No que o homossexualismo pode prejudicar um hétero? Não gosta de homossexuais? Tudo bem. Não seja amigo deles. Não procure conviver com eles. Só que você não pode usar a violência para impedir que eles existam. Mesmo porque não será a sua violência que os impedirá de serem homossexuais. É uma violência vã. Para esse tipo de violência, dificilmente vemos uma punição à altura.
E a violência contra o pobre? E a violência contra o feio? E a violência contra o gordo? E a violência contra o estrangeiro? E a violência contra o deficiente? E a violência doméstica? E a violência sexual? E a violência religiosa? E a violência política? E a violência contra ideias? Hoje, é mais fácil usar a violência do que usar a inteligência para convencer.
Violência que está na moda, no Brasil, além de outras, claro. Violência contra jogadores de futebol. Perdeu um jogo, tem que levar pau. Visão distorcida do que é ser torcedor. Os dicionários esclarecem que ser torcedor é ser admirador, entusiasta, apreciador, devoto, simpatizante. Nenhum desses sinônimos está relacionado ao uso da violência.
BAHIGE FADEL