Conecte-se Conosco

Brasil

Segurança Pública se une para pedir que Tarcísio cuide da saúde dos policiais

Publicado

em

 

Cinco entidades querem ser ouvidas pela equipe de transição e pedem atenção à saúde mental dos servidores da segurança pública

As diferentes características entre as polícias Científica, Civil, Militar e Penal criam necessidades específicas para cada uma, mas a saúde dos servidores foi o ponto central que uniu representantes dos policiais e os incentivou a procurar a equipe de transição do governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (PL).

Um documento, assinado pelos presidentes dos sindicatos dos Peritos Criminais, Policiais Penais, Delegados da Polícia Civil, Associação dos Médicos Legistas e pela Federação que reúne as associações da Polícia Militar, pede ao futuro governador uma atenção especial à saúde dos policiais paulistas. O ofício, recebido por Paulo Vaculevicius, chefe de Gabinete do deputado federal Guilherme Derrite (PL), coordenador do Grupo da Segurança Pública e Administração Penitenciária da Transição de Governo, solicita ainda que as cinco entidades sejam ouvidas e possam integrar a equipe de transição.

Eduardo Becker, presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP), diz que o grupo conhece bem as demandas de cada força policial e quer colaborar com o governo que está chegando. “Cada força policial tem características únicas e que precisam ser debatidas na criação de uma política de segurança pública forte e coesa no estado. Pela primeira vez em quase três décadas o governo que vai começar representa um discurso de mudança de rota, por isso é indispensável sentar à mesa com a equipe de transição. Nós temos muito a contribuir porque conhecemos bem as necessidades mais urgentes para melhorar os serviços que prestamos à população. E um ponto mais urgente que une toda a segurança pública é a atenção à saúde dos policiais, que vem sendo negligenciada durante décadas”, ressalta.

O ofício é assinado também pelos presidentes da Amlesp (Associação dos Médicos Legistas do Estado de São Paulo); do Sindpesp (Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo); Sifuspesp (Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional de São Paulo) e FERMESP (Federação das Entidades Representativas dos Militares do Estado de São Paulo). “A saúde mental dos servidores é impactada diretamente pela precariedade da estrutura e, principalmente, pela sobrecarga de trabalho. Praticamente todas as funções na segurança pública enfrentam grande deficit de servidores. A expectativa de vida de um policial penal é de apenas 45 anos e isso acontece porque muitos adoecem no trabalho. São centenas de afastamentos por depressão e doenças cardíacas, diabetes, entre outras, potencializadas pelo ambiente massacrante do sistema prisional. Quem fica acaba impactado pela falta do servidor afastado. É um círculo vicioso que precisa ser interrompido”, afirma Fábio Jabá, presidente do SIFUSPESP.

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública deste ano revelaram que o suicídio de policiais aumentou 55% no Brasil em um ano. Em 2021, 80 policiais militares e 21 policiais civis perderam a vida para a depressão. O levantamento mostra que isso é resultado da grande tensão e ansiedade provocadas pelo risco constante à vida, pela sobrecarga de trabalho, a falta de proteção jurídica integral e os baixos salários. “Outra demanda apresentada pelo grupo e que é comum a todas as entidades é justamente uma assistência jurídica integral aos servidores da segurança pública”, explica Becker.

Tarcísio de Freitas é militar do Exército e, por ter feito parte de um governo com forte discurso pela segurança pública, gerou grande expectativa de mudança nas políticas de segurança. “A participação dos Delegados de Polícia no grupo de transição, de um lado, demonstrará o reconhecimento do trabalho realizado pela Polícia Civil paulista e, de outro, revelará o tamanho do compromisso do futuro Governador com a segurança da população do nosso estado”, acredita Jacqueline Valadares, presidente do SINDPESP.

Confira as solicitações entregue pelas entidades à equipe de transição:
– Modernização e Aperfeiçoamento da Polícia Técnico-Científica;
– Regulamentação da Polícia Penal;
– Criação da Escola da Superintendência da Polícia Técnico-Científica;
– Prioridade na atenção à saúde física e mental dos policiais;
– Assistência jurídica integral;
– Realização de concursos para reposição do deficit existente;
– Valorização profissional, incluindo remuneração digna;
– Elaboração do Termo Circunstanciado de Ocorrência, pela Polícia Militar;
– Exigência de comprovação de formação escolar superior para Soldado PM e o título de Bacharel em Direito para Oficial PM.

 

 

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Famesp abre processo seletivo para unidades de Botucatu

Publicado

em

Inscrições de 13 a 22 de abril para vagas em diversas especialidades médicas e áreas técnicas

A Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (FAMESP) comunica a abertura do Processo Seletivo 043/2025 para contratação de profissionais em suas unidades de Botucatu. As inscrições serão realizadas exclusivamente online no período de 13 a 22 de abril de 2025 através do site www.famesp.org.br.

VAGAS DISPONÍVEIS

Área Técnica e Administrativa:

 

  • Técnico de Farmácia (determinado)
  • Técnico de Informática Júnior
  • Analista de Sistemas Júnior
  • Auxiliar de Serviços Gerais

 

Profissionais de Saúde:

  • Farmacêutico
  • Psicólogo Hospitalar (determinado)
  • Fisioterapeuta
  • Terapeuta Ocupacional
  • Enfermeiro Obstetra

 

Médicos Especialistas:

  • Especialista em Dor
  • Ortopedista (Coluna)
  • Ortopedista (Trauma)
  • Ortopedista (Quadril)
  • Mastologista
  • Dermatologista
  • Intensivista
  • Endoscopista
  • Reumatologia Pediátrica
  • Intensivista Pediátrico
  • Cirurgia Cardiovascular
  • Cirurgia de Cabeça e Pescoço
  • Otorrinolaringologista
  • Oftalmologista (Retina e Vítreo)
  • Oftalmologista (Catarata)
  • Cirurgia Pediátrica

Serviço:

Período de Inscrições: 13 a 22 de abril de 2025

Forma de Inscrição: Exclusivamente pelo site www.famesp.org.br

Documentação Necessária: Consultar edital completo no site oficial

Sobre a Famesp

A Famesp é uma fundação privada, sem fins lucrativos, com mais de 40 anos de existência. Hoje, além de possuir um hospital próprio na cidade de Botucatu (o Serviço de Ambulatórios Especializados de Infectologia “Domingos Alves Meira” – SAEI-DAM), onde mantém sede própria, a Famesp também está presente nas cidades de Bauru (SP), Itapetininga (SP) e Tupã (SP) fazendo a gestão de hospitais e ambulatórios médicos por meio de contratos de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP).

Continuar Lendo

Brasil

Para Federação, obrigatoriedade de visto americano vai prejudicar Turismo no Brasil

Publicado

em

Em resposta ao tarifaço imposto por Donald Trump (Partido Republicano), governo federal brasileiro deve editar medida nesta quinta-feira (10/4), incluindo Austrália e Canadá; para Fhoresp, decisão afugentará turistas estrangeiros
A Federação dos Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) acredita que o Brasil vai sofrer impactos negativos no Turismo, caso o governo brasileiro insista no retorno da exigência do visto para americanos, australianos e canadenses. A medida, prevista para ser editada nesta quinta-feira (10/4), é uma resposta ao tarifaço imposto pelo governo dos Estados Unidos, sob o comando de Donald Trump (Partido Republicano). A Fhoresp prevê a perda de visitantes para países vizinhos, que não exigem o documento.
Desde 2019, não é obrigatório no Brasil o visto por parte de americanos. A exigência caiu no governo de Jair Bolsonaro (PL), via decreto presidencial unilateral – ou seja, brasileiros ainda precisam de permissão outorgada por postos consulares para acessar os Estados Unidos. De lá para cá, muitos setores brasileiros se beneficiaram com a medida, incluindo o Turismo, uma vez que a exigência de visto pode ser impeditivo para quem deseja viajar, seja pela burocracia ou pelo tempo de espera para a emissão.
Para o diretor-executivo da Fhoresp, Edson Pinto, a retaliação pretendida pelo governo federal ao tarifaço pode prejudicar o próprio País, pois vai afugentar turistas de fora. Desde 2/4, Trump tem imposto aumento de tarifas a 180 países que exportam para os Estados Unidos produtos e matéria-prima – o que inclui o Brasil. As novas taxas variam de 10% a 104%, dependendo da nação:
“Não de hoje, o Brasil é destino de longa distância para europeus, americanos e asiáticos. Com esta obrigatoriedade de visto no Brasil, vamos perder visitantes para outros países. Isso vai influenciar no faturamento do Turismo, e, aí, falo em hotéis, restaurantes, bares e atividades de recreação e de lazer – o trade como um todo. Isso vai impactar negativamente, inclusive, as estratégias e o trabalho da Embratur”, lembra Edson, ao citar a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).
Quem tiver o Brasil como destino, partindo dos Estados Unidos, do Canadá e da Austrália, a partir desta quinta-feira, deverá solicitar visto on-line, sob taxa de US$ 80,90, caso o governo federal volte, mesmo, a exigir o documento. A permanência do estrangeiro em solo brasileiro também não poderá ultrapassar 90 dias.
Segundo o representante da Fhoresp, enquanto o Brasil não consegue, nos dias de hoje, ultrapassar a média de 7 milhões de turistas, o México recebe 20 milhões de estrangeiros, anualmente – diferença que deve ficar ainda mais latente a partir da retomada de exigência do visto americano:
“O Brasil sairá perdendo. Vamos passar a disputar o turista com países como Colômbia, Chile, Peru, Costa Rica, Argentina e México, que não exigem visto. Se a União for em frente com essa medida, estaremos adicionando uma restrição ao Brasil que vai impactar diretamente e negativamente o Turismo, que já atua com dificuldades”, reforça.
A Fhoresp ainda faz ressalvas em relação ao desempenho do Turismo Internacional brasileiro perante outras nações que já são destinos consolidados. A França, uma das referências na Europa, recebe 100 milhões de turistas ao ano. Já os Estados Unidos, bate a marca dos 70 milhões:
“O governo federal está misturando alhos com bugalhos; taxa com visto! Isso é catastrófico! É preciso que o Brasil compreenda o momento político norteamericano, exerça sua diplomacia e defenda os interesses nacionais, mas a análise deve ser ampla e aprofundada, para que o Turismo não pague o preço e saia no prejuízo”, finaliza Edson Pinto.

Continuar Lendo

Brasil

Sebrae-SP abre inscrições para expositores na Agrishow 2025 

Publicado

em

Estande coletivo reunirá empresas ligadas ao agronegócio; as vagas são limitadas e as inscrições vão até 14 de março

 

O Sebrae-SP está com inscrições abertas para empresas interessadas em expor seus produtos e serviços na Agrishow 2025, considerada a segunda maior feira do segmento no mundo. A feira acontecerá de 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto. Serão selecionadas empresas ligadas ao agronegócio para participarem do estande coletivo do Sebrae-SP. As vagas são limitadas e as inscrições acontecem até o dia 14 de março pelo link.

 

Os selecionados terão acesso a uma estrutura completa para exposição, contendo um balcão vitrine e prateleiras no estande do Sebrae-SP para apresentar seus produtos ao público e os empresários receberão duas credenciais para entrada na feira. Cada empresa selecionada terá direito a dois ou três dias de exposição em sistema de rodízio.

 

Poderão se inscrever empresas formalmente constituídas que ofereçam produtos ou serviços ligados à cadeia do agronegócio, incluindo máquinas, equipamentos agrícolas, de irrigação, sementes, fertilizantes, defensivos agrícolas, insumos diversos, sacarias, embalagens, agricultura familiar, ferramentas, entre outros.

 

Para participar, as empresas candidatas devem observar alguns critérios:

 

> Ser formalizada como MEI, ME, EPP ou Produtor Rural

> Estar estabelecida no estado de São Paulo

> Comercializar produtos ou serviços pertinentes aos segmentos ou cadeia produtiva contemplados na feira: ligados ao agronegócio

> Ter consumido pelo menos 10 horas de soluções do Sebrae-SP nos últimos 12 meses;

> Não possuir pendências financeiras com o Sebrae-SP

 

As empresas serão selecionadas com base em critérios classificatórios como grau de inovação do negócio, indicadores de gestão, experiência em rodada de negócios e missões subsidiadas pelo Sebrae-SP e carga horária de participação em ações do Sebrae-SP.

 

O Sebrae-SP subsidiará a participação das empresas selecionadas e os valores de investimento variam de acordo com o número de participações em feiras com apoio do Sebrae-SP, contados desde 2022, podendo chegar a 90% de subsídio. Os custos com transporte, hospedagem, alimentação e estacionamento são de responsabilidade dos participantes. Os produtores rurais enquadrados no DAP, CAF ou faturamento MEI terão isenção de pagamento, mediante comprovação por declaração contábil.

 

A Agrishow é uma feira internacional com ênfase na divulgação de tecnologia agrícola e realizada anualmente em Ribeirão Preto, sendo considerada a segunda maior feira do segmento no mundo e a maior da América Latina.

 

Serviço

Inscrições para expositores em estande do Sebrae-SP na Agrishow 2025

Data da feira: de 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto

Inscrições até 14 de março pelo link

Valores a consultar

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5