A mostra traz fotos, vídeos e objetos pessoais dos integrantes do grupo
Os fãs de rock podem comemorar. Após seis anos em cartaz no The Museum of Pop Culture de Seattle (MoPOP), em Washington, a exposição Nirvana: Taking Punk to the Masses virá ao Brasil. A primeira parada será no Rio de Janeiro e, depois, a atração chega a São Paulo.
A mostra ocupará o lounge da Bienal, de 12 de setembro a 12 de dezembro – de terça a domingo. Ela faz parte do projeto Samsung Rock Exhibition, em parceria com o Ministério da Cultura. O projeto reúne duzentas fotos, vídeos, instrumentos e objetos pessoais do grupo liderado por Kurt Cobain.
Entre os itens, destaca-se a guitarra Mustang 1969 Lake Placid Blue Competition e a blusa verde, ambas usadas pelo vocalista no videoclipe do clássico Smells Like Teen Spirit.
A primeira guitarra destruída por Kurt no palco, em 1988, em um show no dormitório de uma universidade também integra a exposição.
O cantor tinha o hábito de quebrar seus instrumentos. Inclusive, há leilões para colecionadores adquirirem pedaços dos aparelhos. Um dos lances mais altos já dados foi de 100 000 doláres.
Nas redes sociais do museu de Seattle, berço do grunge, brasileiros comemoraram o anúncio. A mostra ficou em cartaz por lá até 19 de março.