Bahige Fadel

DONOS DO MUNDO – por Bahige Fadel

Publicado

em

DONOS DO MUNDO

Há alguns dias ouvi uma entrevista de um político derrotado nas últimas eleições e fiquei estarrecido. O tom de voz, as palavras chulas, o tom raivoso revelavam a pretensão de ser o dono do mundo. E para ser o dono do mundo, uma pessoa tem que ser o dono de todas as verdades, de todos os pensamentos, de todos os sentimentos, de todos os bens materiais, mas também de todas as soluções. Se o cara não tiver a capacidade de ser dono das soluções, como poderá pretender ser o dono do mundo?

Foi assim que vi aquele político, naquele momento. Parecia saber tudo e poder tudo. Tentou convencer seus interlocutores de que o presidente eleito não sabia nada e não podia nada. Relacionava fatos que ou não eram comprovados ou não tinham relevância alguma e oferecia ‘soluções’ que não eram esclarecidas e cuja eficácia era duvidosa. Mas falava tudo com pompa tal que parecia viável e indispensável.

E isso me deixou estarrecido. Depois que a estupefação passou, comecei a refletir sobre o político derrotado e outras coisas relacionadas. Caramba! Como é que o sujeito pode se achar dono do mundo a tal ponto que deseja nos convencer de que é melhor do que todos nós que o ouvimos? Será que um dono do mundo não imagina a possibilidade de que haja alguém que saiba mais do que ele? Será que um dono do mundo não consegue perceber que pode haver pessoas mais capazes do que ele? Um dono do mundo, como esse que ouvi há alguns dias, deve achar que, quando ele morrer – se é que pensa que um dia poderá morrer – o mundo se acabará ou, na melhor das hipóteses, ficará sem dono e encontrará o caos.

Amigos, somos donos de tão pouca coisa. Às vezes, devemos nos orgulhar de termos conseguido ser donos de nossa própria casa. E devemos nos orgulhar mesmo, pois é tão difícil ter uma. Mas se pensarmos bem, não somos donos absolutos dessa casa, pois, para tê-la, temos que pagar tantos impostos, que começamos a pensar que o governo é nosso sócio majoritário.

Esses dias, estava explicando aos meus alunos um sermão do padre Vieira, que é matéria de vestibular. É o Sermão da quarta-feira de cinza. E ele começa com uma citação bíblica: ‘Sois pó, e em pó vos haveis de converter’. Pois é, até os donos do mundo deveriam refletir sobre isso. Se a gente veio do pó e, fatalmente, no final, a gente se converterá em pó, não custa ser mais humilde, no meio do caminho.

                                                                                  BAHIGE FADEL

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile