Bahige Fadel

A GUERRA, artigo de Bahige Fadel

Published

on

A GUERRA

No mundo, sempre houve guerras. Umas maiores, outras menores. O mundo, na verdade, nunca esteve em paz. Por exemplo, a Guerra dos Cem Anos durou 116 anos e causou mais de dois milhões de mortes. A Guerra dos Trinta Anos, ocorrida por problemas religiosos – tudo em nome de Deus! – causou perto de oito milhões de mortes. A Guerra Sino-Japonesa, ocorrida quando o Japão invadiu a China, com o objetivo de dominar aquele país, causou a morte de aproximadamente vinte milhões de pessoas.

A Guerra Civil Russa, para derrubar os socialistas que haviam tomado o poder, causou a morte de dez milhões de pessoas. A Primeira e a Segunda Guerra Mundial causaram juntas mais de oitenta milhões de mortes. A Rebelião Taiping, ocorrida na China, por questões político-religiosas, causou trinta milhões de mortes. E a Guerra da Síria, que começou em 2011 e dura até hoje? Ninguém mais fala dela. Continuam morrendo pessoas por lá. Um dos países mais bonitos do mundo está destruído. Quase quinhentos mil mortos. Vamos parar por aí, para que a crônica não fique muito triste. Antes, porém, é bom que a gente ressalte que, atualmente, existem quase trinta conflitos no mundo, por motivos diversos, que causam milhares e milhares de mortes.

Mas esses conflitos não chamam a atenção da mídia global. Interessa a guerra entre Rússia e Ucrânia, pois esse conflito respinga no mundo inteiro, por causa da produção de petróleo e gás. Os especialistas dizem que, se a Rússia deixar de vender gás, a Alemanha não suportará o inverno. Não preciso ir tão longe. a coisa está lá na Europa, e vejam como estão os preços no Brasil.

Sabem outra coisa ruim nas guerras? Pessoas que querem tirar vantagem a qualquer custo. São oportunistas nojentos, que não pensam em mortes, não pensam em crise, não pensam em nada que não seja a vantagem que podem conseguir com os eventos. Vamos culpar tal candidato, para facilitar a caminhada do nosso candidato. Vamos insistir que e tal governante é o culpado, pra que ele seja rejeitado pelo povo nas próximas eleições. Vamos dizer que foi por causa dele a guerra. Vamos dizer que ele é o culpado das mortes. E isso vale para qualquer partido político. É a oposição, sempre, que vai culpar a situação. O alvo é a situação. A bala é a oposição.

E isso não é só na guerra. Quando os interesses políticos são colocados à frente dos outros interesses, a briga de foice no escuro é inevitável. Haja vista a pandemia do coronavírus. Foi tiro pra todos os lados. O importante era tirar vantagem do episódio. Vamos lamentar as mortes, diziam, não porque realmente lamentamos, mas para parecermos os bonzinhos. A gente é o bonzinho e o outro é que se vire com a solução. E se a solução vier, vamos insistir que poderia ter sido melhor, mais rápida e eficiente. Tudo para se tirar vantagem política. Isso também é uma guerra. Infelizmente.

BAHIGE FADEL

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile