O psicólogo Guilherme Lopes, autor da iniciativa, acredita que com interesse da população e articulação política projeto é viável e eficiente.
Um abaixo-assinado virtual está ganhando popularidade em Botucatu. Nele, o autor pede que o prefeito Mário Pardini reative a linha férrea para passageiros, no trecho entre a Fazenda Lageado até Rubião Junior. Até a tarde dessa quinta-feira (5), a iniciativa ultrapassava 3 mil adesões.
A autor, o psicólogo Guilherme Lopes, acredita que o Poder Público deve se interessar pelo assunto. “Conforme a população for se mobilizando e projetos tecnicamente corretos forem sendo pensados para deixar a cidade ainda mais eficiente, inclusive pensando no viaduto que será construído”, comenta.
A inspiração foram municípios da região que têm a ferrovia como parte da cidade. “O transporte sob trilhos é realidade no mundo todo, e será novamente realidade no Brasil em um futuro não muito distante, porque é eficiente, pouco poluente, é coletivo e torna as viagens menos cansativas. Caberá a nós resgatarmos esse meio e se necessário reconstruir os trilhos, atualizar para máquinas modernas”, explica Guilherme.
Ciente da concessão à América Latina Logística (ALL), Guilherme também vê soluções. “O poder público precisa negociar com a ALL da mesma forma como tem feito com a Rodovias do Tietê no trecho de asfalto. Não é algo simples a curto prazo, mas a médio prazo poderemos ter um trem para turismo, que vai atrair muitas pessoas da região, e a longo prazo outros avanços”, finaliza.