Conecte-se Conosco

Botucatu

Aluna de Ciências Biológicas do IBB é premiada no CIC Unesp

Publicado

em

Manuela Almeida e Silva (foto) foi premiada com o 3º melhor trabalho na área de conhecimentos específicos em biológicas.

Durante a 2ª Fase do XXXVI Congresso de Iniciação Científica (CIC) da Unesp, uma estudante do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) conquistou um importante reconhecimento.  A aluna Manuela Almeida e Silva, graduanda do curso de Ciências Biológicas, foi premiada com o 3º melhor trabalho na área de conhecimentos específicos em biológicas.

O tema desta edição do CIC da Unesp foi “Ciência em tempos de crise climática e social”. Ao todo, 290 alunos passaram para a segunda fase do Congresso, sendo 278 da Unesp e 12 de demais universidades do Estado de São Paulo. O IBB teve 11 discentes classificados. A pesquisa conduzida por Manuela abordou o tema: “Estudo da regeneração muscular em lesão nervosa periférica após neurorrafia associada ao biopolímero heterólogo de fibrina”. Ela foi orientada pela professora Selma Maria Michelin Matheus, docente do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional – Setor de Anatomia.

A estudante iniciou sua trajetória na ciência em 2018, quando ainda estava no ensino médio, como PIBIC Jr.  O programa tem o intuito de despertar a vocação científica e incentivar potenciais talentos entre estudantes do Ensino Médio e Profissional, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por docente ou pesquisador qualificado, nas Faculdades e Institutos da Unesp.

Foi nesta época que Manuela teve o primeiro contato com experimentos laboratoriais e com as áreas de Morfologia e Morfometria, sob a orientação da professora Selma. “Me lembro que acompanhei uma doutoranda da professora Selma, que pesquisava sobre o efeito antioxidante da vitamina E sobre o diafragma após o uso de agrotóxico. Foi quando descobri que, além de uma vocação enorme, eu tinha muita vontade de fazer ciência, entender o conhecimento, questionar e ir atrás das informações”, destaca a aluna premiada.

Em 2020, Manuela concluiu o ensino médio, mas por conta da pandemia preferiu esperar para prestar vestibular. A aluna queria vivenciar tudo que o ensino superior pudesse lhe proporcionar, mas presencialmente. Em 2021, disputou uma vaga na graduação em Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura no IBB/Unesp, já  com intenção de fazer também o Bacharelado. Seu objetivo era ter à disposição uma grade ampla de horários para poder se dedicar à pesquisa.

Em 2022/23, participou do projeto de extensão do Museu de Anatomia, quando pôde dar aulas sobre os sistemas genitais feminino e masculino, métodos contraceptivos e IST para estudantes vindos da região de Botucatu. Participou também do projeto “Venha Conhecer o IBB”, do qual foi monitora, sempre sob coordenação da professora Selma.

Em 2023, decidiu fazer Iniciação Científica durante a graduação, sem bolsa de estudos e paralelamente com o projeto de extensão do Museu de Anatomia. Em meados de 2024, conseguiu bolsa de iniciação científica Fapesp e encerrou suas atividades no Museu.

E foi então que se inscreveu no CIC da Unesp e conquistou o prêmio de 3º melhor trabalho na área de conhecimentos específicos em biológicas.

Sobre o estudo destaque – O trabalho apresentado e premiado se refere ao efeito do biopolímero heterólogo de fibrina (BHF), produzido pelo Centro de Estudos e Venenos de Animais Peçonhentos (Cevap) da Unesp Botucatu, associado a sutura após lesão nervosa periférica (LNP). O BHF potencializa a recuperação do nervo e na sequência a do músculo esquelético. O estudo faz parte de uma pesquisa mais ampla que envolveu a bolsa de IC (Fapesp ) da aluna Manuela, o doutorado do aluno Felipe Cantore Tibúrcio e o mestrado do aluno Kevin  Silva Muller. Os resultados observados com o uso do BHF são promissores, contribuindo para seu uso como terapia coadjuvante nas LNPs.

“Tive a honra e o mérito – que são frutos de muita dedicação- de ir para a segunda fase do Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Estou muito feliz e realizada, grata por ver que todo meu processo até aqui tem valido a pena. Um mérito que não é só meu. Divido com a equipe do laboratório de interação neuromuscular, com a minha orientadora, professora Selma, meu co-orientador Felipe Cantori e do meu outro coorientador Kelvin. Eles sempre estiveram dispostos a me ajudar. Muito obrigada! E um agradecimento especial também à Unesp pela oportunidade que dá a nós, jovens pesquisadores e possíveis futuros grandes cientistas!”, finaliza Manuela.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Botucatu inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza 2025

Publicado

em

A vacina previne quadros graves da gripe e diminui o impacto sobre os serviços de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde inicia na próxima segunda-feira (7) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que tem como objetivo reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população alvo para a vacinação.

A vacinação é considerada a forma de prevenção mais eficaz contra o vírus da Influenza que, até o dia 20 de março, já gerou 393 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e 30 óbitos no Estado de São Paulo. Em 2024, foram 6.699 casos e 781 óbitos.

A imunização tem como foco crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes e idosos (60 anos ou mais), pois a vacina contra Influenza faz parte do Calendário Vacinal de rotina desses três grupos.

Além desses, outros grupos especiais também têm direito à vacina, incluindo:
. Puérperas;
. Trabalhadores da saúde;
. Quilombolas;
. Povos indígenas;
. Pessoas em situação de rua;
. Professores do ensino básico e superior;
. Profissionais das Forças de Segurança e salvamento;
. Profissionais das Forças Armadas;
. Pessoas com deficiência permanente;
. Caminhoneiros;
. Trabalhadores de transporte;
. Trabalhadores do correio;
. Funcionários do sistema de privação de liberdade;
. População privada de liberdade, adolescentes de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas;
. Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e condições especiais.

Para se vacinar, basta ir até uma Unidade de Saúde levando a caderneta de vacinação e um documento pessoal com foto. A falta da caderneta não impede a vacinação.

A vacina estará disponível em todas as Unidades de Saúde do Município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e nas Salas de Vacinação Noturnas do CSE – Rua Dr. Gaspar Ricardo, 181 – Vila dos Lavradores e do CSI – Rua Rafael Sampaio, 58 – Centro, das 18h às 21h30.

A população pode aproveitar a oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação e colocar as vacinas em dia.

Vacine-se: a vacinação salva vidas!

Continuar Lendo

Botucatu

Projeto Trilha inicia atividades em 2025

Publicado

em

Projeto de extensão da FCA/Unesp está com inscrições abertas para visitas monitoradas às Trilhas Ecológicas na Fazenda Experimental Lageado.

O Projeto Trilha, um dos mais longevos e bem-sucedidos projetos de extensão da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, está com inscrições abertas para receber visitas em 2025.

O Projeto Trilha var receber estudantes da região para visitas monitoradas às Trilhas Ecológicas na Fazenda Experimental Lageado. Os visitantes terão  a oportunidade de vivenciar a riqueza da fauna e flora local, além de informações sobre a história de Botucatu e região, o processo de formação da Cuesta, suas características e proteção, e o contexto de formação da FCA e a da Fazenda Lageado.

Voltada ao público infantil, a Trilha das Crianças é o local para a realização das atividades de educação ambiental com os menores. Já para o público jovem e adulto, a Trilha do Lageado propõe uma abordagem diferenciada.

O Projeto Trilha é composto por um time multidisciplinar de estudantes e coordenadores, que atuam juntos no desenvolvimento de ações e atividades que visam disseminar a importância da conservação ambiental, bem como o incentivo de práticas sustentáveis na comunidade local. Sua sede é a Casa da Natureza, localizada dentro da FCA, na Fazenda Experimental Lageado, próxima à área de Ciência Florestal do Departamento de Ciências Florestais, Solos e Ambiente.

Desde sua criação pelo professor Valdemir Rodrigues, em 1998, o projeto já atendeu cerca de 30 mil pessoas, entre estudantes e visitantes de várias regiões do Brasil. Em 2024, o projeto recebeu diversas escolas de Botucatu, que trouxeram alunos do ensino fundamental ao médio para visitas à Fazenda Experimental Lageado.

Além de promover a educação ambiental das crianças, o Projeto Trilha também funciona como um excelente campo de treinamento, complementando a formação dos estudantes universitários que atuam como monitores. Atualmente, o projeto é coordenado pela professora Renata Cristina Batista Fonseca, vice-diretora da FCA.

O Projeto Trilha está cadastrado e recebe apoio da PROEC – Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura da Unesp.

As visitas são gratuitas e podem ser agendadas pelo e-mail: projetotrilha.unespfca@gmail.com e as atividades do projeto podem ser acompanhadas pelo instagram: @projeto.trilha

Continuar Lendo

Botucatu

Sabesp investirá R$ 179 milhões em obras de saneamento em Botucatu

Publicado

em

Freepik

Meta é levar água tratada, coleta e tratamento de esgoto para todos até 2029; parte das obras já começou

 

A Sabesp está realizando o planejamento e um grande conjunto de obras em Botucatu para ampliar o abastecimento de água e a coleta e o tratamento de esgoto. O investimento total será de R$ 179 milhões até 2029, com o objetivo de levar os serviços de saneamento a toda a população do município. Parte dessas obras já está em andamento.

 

O anúncio foi feito na última quinta-feira (27), durante uma reunião com o diretor de Relações Contratuais e Institucionais da Sabesp, Meunim Rodrigues de Oliveira Junior, a equipe de Operações da Companhia, e o prefeito Fábio Leite. As ações também atendem áreas rurais e comunidades que antes não tinham acesso a esses serviços, reforçando o compromisso da Sabesp com a universalização do saneamento.
Atualmente, estão em andamento contratos de obras e serviços compartilhados no valor de R$ 35 milhões. Além disso, mais R$ 2 milhões devem ser contratados ainda neste ano, somando R$ 37 milhões já destinados à ampliação e modernização dos sistemas de água e esgoto da cidade e região.

 

A nova gestão da Sabesp tem adotado uma abordagem mais integrada, levando em consideração as necessidades específicas de cada município. Em Botucatu, as obras acompanharão o crescimento da cidade e ampliam a cobertura dos serviços, inclusive em regiões que, antes da desestatização da Companhia, não eram atendidas.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5