De acordo com alunos, a prova prática é extremamente importante porque avalia o contato do médico com o paciente e garante que ele saiba procedimentos básicos.
A reportagem do jornal Cidade Botucatu recebeu uma e-mail de uma aluna da Faculdade de Medicina da UNESP informando que todos os alunos dos sexto ano da faculdade vão paralisar as atividades e se manifestar em frente a diretoria pelo retorno da prova prática no processo seletivo de residência médica da UNESP, nesta sexta-feira (16).
De acordo com o contato, a prova prática foi retirada no começo desse ano de maneira unilateral pelo Conselho de Residência, sem consulta aos professores nem aos alunos.
Segundo o e-mail, quando os alunos estão nos campos de prática nas enfermarias, ambulatórios e unidades de saúde, quem está realmente nos ensinando são os residentes. “Não temos tanto contato com os médicos contratados e muitas vezes os próprios professores são ausentes nos campos de prática”, diz.
“Logo, a qualidade dos residentes que entram na FMB influencia diretamente na qualidade do nosso ensino e dos médicos que a UNESP forma. Como que uma instituição que tem tanto orgulho da sua qualidade pode tomar uma decisão dessa que coloca em risco a qualidade do seu ensino? E tomar essa decisão sem consulta aos próprios alunos?
A prova prática é extremamente importante porque avalia o contato do médico com o paciente e garante que ele saiba procedimentos básicos.
Como que a nossa instituição pode receber residentes sem saber se eles cumprem esses parâmetros?”. Questiona o documento.
A Faculdade de Medicina emitiu uma nota à Imprensa. Segue abaixo:
Para esclarecer uma série de informações que circulam sobre o Processo Seletivo, para o preenchimento das vagas de Residência Médica em Especialidades para 2024, a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) emite a seguinte nota:
O COREME – Conselho de Residência Médica, com apoio da diretoria da Faculdade de Medicina de Botucatu, implementa todos os anos ações para democratizar o acesso à Prova de Residência Médica, concurso público realizado com lisura e seriedade.
As medidas relativas ao processo seletivo de 2024 foram amplamente discutidas, com possibilidade de manifestações e voto, sendo as decisões referendadas pelo conselho, que conta com representação discente. Vale ressaltar que o COREME-FMB é umas das poucas a garantir aos estudantes o direito a voz e voto na tomada de decisões.
Os programas de Residência Médica da FMB são credenciados e periodicamente avaliados pelas instâncias competentes e pela Comissão Nacional de Residência Médica e os critérios para seleção de candidatos obedecem normativas semelhantes as adotadas pelas principais escolas médicas do país.