Entretenimento

Barra Bonita cria sistema de arrecadação para investir no turismo

Publicado

em

Câmara Municipal aprova criação do Fundetur e do voucher que vão garantir recursos extras para o município investir diretamente no turismo local

A Câmara Municipal aprovou esta semana dois projetos de lei de autoria do Poder Executivo relativos ao turismo de Barra Bonita. O primeiro cria o Fundo Municipal de Desenvolvimento do Turismo (Fundetur), onde recursos oriundos desde aluguel de espaços públicos e verbas estadual e federal serão destinados exclusivamente em planejamento, promoção, recuperação do patrimônio turístico, capacitação profissional e treinamento de mão de obra local.

O segundo criou o Sistema Municipal de Controle da Visitação Turística (SMCVT). Os recursos financeiros arrecadados através de voucher adquirido pelos turistas serão investidos diretamente no turismo local. Esse sistema já é adotado em Brotas.

O fundo, composto por membros indicados pelo Conselho Municipal de Turismo (Contur), será gerido pela própria administração pública. Mediante apresentação de relatório escrito, a Câmara deverá ser informada semestralmente sobre o andamento das atividades financiadas e a situação das contas do Fundetur, bem como receber esclarecimentos relacionados às suas funções. Será a prestação de contas do órgão à sociedade.

Para o presidente Niles Zambelo Jr. (PMDB), as leis do Fundetur e da taxa de visitação serão um marco para o turismo de Barra Bonita. “Tenho certeza que, se corretamente aplicadas, as leis irão entrar para a história da cidade”.

Ex-diretor técnico da secretaria de Turismo do governo do Estado e ex-secretário de Cultura e Turismo de Barra Bonita, o advogado Marquinhos Gava (PR) é favorável ao projeto e acredita que a cidade tem potencial para receber mais de R$ 1 milhão por ano somente através da navegação. “Soma-se a isso o pagamento de ISS das empresas e verbas oriundas do Dadetur”.

Sandro Alponte (PROS) e Lelo Lodi (PP) afirmam que o turismo é a principal fonte de receita da cidade. “É o futuro de Barra Bonita em termos de economia”, prevê Alponte.

Joãozinho do Hospital (PPS) elogiou a atitude do poder público em angariar recursos para o turismo e Lucas Antunes (PSC) acredita que ninguém deixará de conhecer a cidade devido ao pagamento de pequena taxa, que será estabelecida através de decreto assinado pelo prefeito Zequinha Ricci (PMDB).

JCNET

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile