A vida e a obra da pintora Djanira Motta e Silva, nascida em Avaré, serão abordadas na terceira edição do Bate-Papo Histórico Memória, História e Patrimônio Cultural e Histórico, no próximo dia 14 de maio, na Pinacoteca, das 14h às 16 horas.
A apresentação será da professora Maria Amélia Blasi de Toledo Piza, formada em Artes Plásticas e Música, doutora em Arte Brasileira pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP Bauru, que destaca que Djanira merece ser mais conhecida pelos jovens brasileiros.
“Sua vida aventurosa, com momentos difíceis, que venceu pela sua persistência e amor à pintura, sua visão da vida brasileira, em todos os seus aspectos, são relatos edificantes e cheios de beleza”, conta. “A vasta produção pictórica, realizada em três décadas de sua vida, retrata os costumes regionais do Brasil e a religiosidade que permeia a vivência de nossa gente. Sua experiência de vida e de arte, entre importantes figuras da arte brasileira, é uma história de persistência e coragem, expressando-se pela beleza de sua produção artística”, explica a professora.
Maria Amélia Blasi de Toledo Piza ministrou aulas a jovens e adultos. Anualmente apresenta seus trabalhos em exposições, possui obras em catálogos representativos da Arte Contemporânea brasileira e em acervos de Museus e Centros Culturais no Brasil e no exterior, com expressiva premiação. Dedica-se à escrita como cronista, memorialista e historiadora de arte, com vários livros publicados.
O Bate-Papo Histórico – Memória História e Patrimônio Cultural e Histórico é uma realização de Cléber Bertero, Secretaria de Cultura, Pinacoteca Fórum Das Artes, Grupo Peabiru, COmpir, Uninter Botucatu, Opus Filmes.
Serviço: Bate-Papo histórico vida e obra de Djanira Motta
Data: 14 de maio, das 14h às 16 horas
Pinacoteca Fórum das Artes
Entrada: Gratuita