Conecte-se Conosco

Cultura

“Bauru Jazz Festival 2023” terá grandes artistas em evento gratuito

Publicado

em

Entre os dias 02 e 06 de agosto, a cidade será palco de grandes nomes do jazz de Bauru, além de músicos convidados de renome internacional

Jazz é o ato de tocar que expressa liberdade, de interpretação individual, de usar e abusar do improviso com muita criatividade em ritmos não lineares. Mas o melhor do jazz não é ouvir, é sentir. E assim foi criado o “Bauru Jazz Festival”, que será realizado nos dias 02, 03, 04 e 05/08 na área de convivência do Sesc com encerramento no dia 06/08 no Parque Vitória Régia, com uma grande festa da música (programação completa no fim). Entre as atrações estarão presentes Paulo Maia Quarteto, Raloz Jazz Trio, Dabus Brothers, Grupo Senna6, CamJazz, entre outros. E entre os convidados nomes como Fábio Pascoal, filho do grande Hermeto Pascoal, Marcio Negri, Hector Costita, Carol Panesi, Jota P. e Chico Oliveira. Todas as apresentações serão gratuitas e para todas as idades.

O músico e um dos idealizadores do festival, Paulo Maia, destaca a importância de um evento desse porte para a cidade. “Fazer o Bauru Jazz Festival é um sonho antigo. Nosso objetivo é dar espaço para que os músicos daqui possam mostrar todo seu talento e energia musical para a população. Por isso, fizemos questão de ser gratuito, para que a maioria das pessoas consigam apreciar um som de muita qualidade. Além de terem a oportunidade de acompanhar músicos de renome internacional, que chegam para abrilhantar ainda mais as apresentações com suas participações especiais nos shows”, diz Maia.

O “Bauru Jazz Festival” ainda terá um caráter educativo, com o oferecimento do workshop – Construção do Álbum “Inéditas Hermeto”, Harmonia e Arranjo -, ministrado por Paulo Maia, no dia 02/08 (quarta-feira), às 15h, na sala 3 do Sesc Bauru. E nos dias 03 e 04/08, das 14h30 às 18h30, e 05/08, das 9h30 às 13h30, a multi-instrumentista carioca Carol Panesi irá ministrar a “Oficina de Música Universal”, na sede da Banda e Orquestra Municipal de Bauru. Ambos com entrada gratuita.

O produtor executivo Celso Zonta, também idealizador do “Bauru Jazz Festival”, explica que não existe outro evento do estilo na região centro oeste paulista. “No Brasil existem grandes festivais de jazz durante todo ano. E até em algumas cidades próximas também são realizados, porém ainda nenhum por aqui. Por isso, achamos que seria uma grande oportunidade iniciar uma tradição muito importante, musicalmente falando, já que Bauru é um celeiro de excelentes músicos, que sempre se destacaram no cenário nacional e internacional. Nossa intenção é movimentar a cena musical de Bauru e região”, afirma Zonta.

O “Bauru Jazz Festival 2023” é uma realização da Associação Musical Allegro, com patrocínio da Secretaria de Cultura de Bauru por meio da PEC (Programa de Estímulo à Cultura). Apoio Cultural:  Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Proac (Programa de Ação Cultural), Sesc Bauru, Templo Bar, Jr. Felício Entretenimento, Palamin Impressão Digital, Dora Press Comunicação e Studio Pilha.

Programação:

  • 02/08 (quarta-feira), 20h: PM4 convida Carol Panesi e Fábio Pascoal – Show Inéditas Hermeto / SESC.
  • 03/08 (quinta-feira), 20h: Raloz Jazz Trio convida Chico Oliveira e Marcio Negri – Show A história do Jazz / SESC.
  • 04/08 (sexta-feira), 20h – CamJazz convida Jota P. – Show 87 anos de Hermeto Pascoal / SESC.
  • 05/08 (sábado), 16h30: Dabus Brothers convida Hector Costita – Show Bossa in Jazz / SESC.
  • 06/08 (domingo), 15h: Encerramento com Grupo Senna6, apresentação da Oficina de Música Universal (Carol Panesi) e CamJazz / Parque Vitória Régia.

Serviço

O Sesc Bauru fica na rua Aureliano Cardia, 6-71, Vila Cardia. O Parque Vitória Régia fica na avenida Nações Unidas, 25-25, Jardim Brasil. 

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Orquestra Filarmônica do IBB/Unesp faz concerto com temas da Disney

Publicado

em

Evento gratuito no Teatro Municipal de Botucatu reúne orquestra, coral e solistas em uma noite repleta de magia e nostalgia

A Orquestra Filarmônica do Instituto de Biociências de Botucatu (OFIBB) inicia sua Temporada 2025 com um espetáculo imperdível: “Temas de Filmes da Disney”, no dia 24 de abril, às 20h, no Teatro Municipal de Botucatu. A entrada é gratuita, e o público está convidado a mergulhar em um repertório repleto de clássicos que marcaram gerações.

Sob a regência da maestra Renata Ortiz de Villate, a OFIBB se une ao Coral Canto e Encanto da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) e às talentosas solistas Andréa Simoncini e Sofia Ortiz de Villate para apresentar um concerto que promete emocionar crianças e adultos.

Programação repleta de nostalgia

O repertório inclui sucessos como:

 

  • “Ciclo sem fim” (O Rei Leão), com o coral Canto e Encanto e a solista Andréa Simoncini
  • “A Whole New World” (Aladdin)
  • “You’ve Got a Friend in Me” (Toy Story)
  • “Tema principal” (A Bela e a Fera)
  • “Here in the Sea” (A Pequena Sereia)
  • Seleção especial de Frozen
  • Tema de Piratas do Caribe (instrumental)
  • “How Far I’ll Go” e “You’re Welcome” (Moana), com a solista Sofia Ortiz de Villate

 

SOBRE AS SOLISTAS

 

Andréa Simoncini

Natural de Barra Bonita (SP), Andréa Simoncini descobriu seu talento musical ainda na infância. Aos 7 anos fez sua primeira apresentação em um bloco carnavalesco, e aos 14 já integrava escolas de samba completas. Filha de músico, acompanhou seu pai em apresentações até os 17 anos, quando se mudou para o sul da Bahia. Na região, desenvolveu sua versatilidade musical, atuando em trios elétricos (axé), bares (MPB) e festas juninas (forró).

De volta a São Paulo em 2008, participou do projeto “Os Cordados” (releituras com violoncelo), integrou banda de baile e foi intérprete da escola de samba campeã do Carnaval de Botucatu. Em 2010, fundou o grupo “No Pé da Crioula”, dedicado ao samba autoral. Desde 2012, lidera o projeto “Samba da Loora”, que valoriza a representatividade feminina no samba, ganhando o carinhoso apelido de “Loora do Samba” por seu público.

Sofia Ortiz de Villate

Nascida em Campos do Jordão, iniciou sua formação musical na primeira infância com aulas de musicalização infantil em Campinas. Rapidamente evoluiu para o piano, tendo como professoras Andreia Tozzi, Telma Habermann e Oswalda Pacheco. Filha dos maestros Fernando e Renata Ortiz de Villate, cresceu em ambiente musical privilegiado.

Como pianista, apresentou-se em diversos recitais em Campinas e Campos do Jordão. Atualmente radicada em Botucatu, continua seus estudos de piano e canto, este último sob orientação da professora Rebecca Brisola. Sua trajetória reflete uma formação eclética, transitando entre a música erudita e popular com igual maestria.

Ação solidária

Durante o evento, a OFIBB promoverá uma campanha de arrecadação de alimentos em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Botucatu. As doações serão destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade.

Sobre a OFIBB

Criada como um projeto pedagógico e cultural, a Orquestra Filarmônica de Botucatu oferece concertos gratuitos e fomenta a formação musical na região. A iniciativa conta com apoio do Ministério da Cultura e está aberta a parcerias via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

Serviço:


OFIBB – Temporada 2025: Temas de Filmes da Disney


📅 Data: 24 de abril de 2025
⏰ Horário: 20h
📍 Local: Teatro Municipal de Botucatu
Endereço: Praça Coronel Rafael de Moura Campos, 27 – Centro, Botucatu/SP

🎟️ Entrada gratuita

Uma noite para reviver a magia do cinema através da música. Não perca!

Continuar Lendo

Botucatu

Cultura traz a Botucatu CineSolarzinho com exibições gratuitas

Publicado

em

As sessões, realizadas ao ar livre, contarão com interpretação em Libras, audiodescrição e legendas.

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com o CineSolar, traz ao Município o CineSolarzinho, o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar.

O evento será realizado no dia 10 de abril na Praça Pedro Serra Negra, no distrito de Vitoriana em duas sessões: às 18 e 19 horas e contará com uma programação gratuita e acessível para o público infantil. Em caso de chuva, as exibições serão realizdas no Salão Paroquial da Capela Nossa Senhora das Vitórias (Praça Pedro Serra Negra, 20 – Vitoriana).

Além das exibições, o público poderá visitar o furgão do CineSolar, uma estação móvel que combina ciência, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. O evento também contará com distribuição gratuita de pipoca.

Programação
18h: Exibição de curtas-metragens
19h: Exibição do filme O Reino dos Elfos

Realização
A primeira edição do CineSolarzinho em Botucatu é viabilizada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), com patrocínio do Grupo CPFL Energia, que tem a State Grid como acionista majoritária, e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal de Botucatu, por meio da Secretaria de Cultura. O evento é realizado pela Brazucah Produções e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Para mais informações e atualizações sobre a programação do CineSolar, acompanhe o perfil oficial no Instagram: @cinesolar

Continuar Lendo

Botucatu

Festividades de aniversário de Botucatu começam nesta sexta (4)

Publicado

em

Em 2025, Botucatu completa 170 anos. Para celebrar essa importante data, a Prefeitura de Botucatu preparou o maior Aniversário que a Cidade já viu. Serão dois finais de semana em um ambiente novo, totalmente planejado e com muitas atrações para toda a família.

A festa vai de 04 a 14 de abril, na Avenida do Fórum (mesmo local onde foi o Carnaval), para que todos de Botucatu e região venham comemorar com a gente.

Um local preparado com muita segurança, espaço para shows, praça de alimentação, feira turística, brinquedos, banheiros, parque de diversões, e muito mais. Para começar com o pé direito, nossos artistas locais trazem o melhor da música dos mais variados estilos.

Confira a programação do dia 4 de abril (sexta-feira) e se prepare para o primeiro dos 11 dias de festa!

. 18h30: Banda D’Arunda
O D’Aruanda é um espetáculo que mergulha na força e na ancestralidade da música afro-brasileira. Com ritmos marcantes e melodias envolventes, o show é conduzido por vozes poderosas que celebram a rica herança cultural do Brasil.

. 19h45: Brown Town
Com referências nas raízes da Black Music nacional e internacional, a Brown Town vai do Soul dos anos 70 ao R&B dos anos 2000, reverenciando e cantando clássicos black de artistas do calibre de Stevie Wonder, Tim Maia, Sandra de Sá, Alicia Keys, Ray Charles e Nina Simone em um repertório empolgante, dinâmico e, acima de tudo, com muito groovy!

. 21h00: Dupla Dubrô

Dubrô, a dupla mais animada da cidade, está de volta para comemorar os 170 anos de Botucatu! Formada pelos irmãos Yaggão e Donna, a dupla promete um show especial, com banda, bailarinos e uma estrutura de primeira. O repertório mistura músicas autorais e grandes sucessos nacionais, tudo com o toque único da Dubrô. Prepare-se para um espetáculo alegre, dançante e envolvente, perfeito para todas as idades. Traga sua família e venha celebrar os 170 anos de Botucatu com a gente!


Botucatu 170 Anos

Fique de olho no site e às redes sociais da Prefeitura para não perder nada do nosso Aniversário. Todo dia vai ter uma novidade…

Prepare a sua roupa, programe-se com a família e os amigos e venha fazer parte desse aniversário que promete ser o maior da nossa história!

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5