Conecte-se Conosco

Região

Botucatu e região terá Convention & Visitor Bureal

Publicado

em

Um grupo de empreendedores de Botucatu e região fundou a associação Cuesta Paulista e a credenciou à organização internacional Convention & Visitor Bureal.

A iniciativa vai atrair investimentos, eventos e promover o turismo na região e partiu do professor e empreendedor Pedro Souza e da pesquisadora Milene Moreira.

Pedro comenta que desde que se mudou para Botucatu, vê um grande potencial ainda não explorado. “Existem ações, mas são muito pontuais e nichadas. A Milene apresentou essa ideia do Convention, aliamos competências, fizemos estudos, tratativas jurídicas e optamos pelo nome de Cuesta Paulista para valorizar a região inteira”, conta.

 

“As cidades precisam trabalhar em prol do propósito e toda a região será valorizada”, diz Milene Moreira.

 

“O turismo regional ainda está travado por conta da falta dessa interlocução entre as cidades. Temos um potencial imenso. A ideia é trabalhar com a região como um pacote de destinos. Cada dia uma cidade, um atrativo, um roteiro”, explica Milene.

 

A Organização

No caso do Brasil, “Convention & Visitors Bureau”, “Destination” ou “Visite”, são associações privadas, sem fins lucrativos, organizadas e dirigidas pelos empresários locais, relacionados à cadeia produtiva de viagens, eventos e turismo.

O Convention & Visitors Bureau pode incrementar a economia local, por meio da captação e apoio a eventos nacionais e internacionais, é a receita para aumentar o fluxo de visitantes de um destino.

O principal setor em que os CVBs atuam é o mercado associativo, no qual congressos e eventos são decididos por um comitê em qual local será realizado sua próxima edição. Um grupo decide a vinda de milhares de pessoas para um destino!

Os profissionais de CVBs que atuam na prospecção de eventos e no relacionamento com seus associados, possuem uma capacidade técnica e conhecimento para apresentar desde a infraestrutura de um destino, como todo seu potencial para exponenciar a experiência do visitante no período do encontro.

Uma vez captado, serão gerados negócios com a hotelaria, aviação, centros de convenções e espaços de eventos, transportadoras, montadoras, organizadores de eventos, guias de turismo, gastronomia, entretenimento, compras, locomoção, serviços  e muito mais.

Os CVBs, no Brasil, são mantidos pela iniciativa privada, com a contribuição do Room Tax dos hotéis associados, mensalidades de associados e patrocínios.

Em alguns casos, conta com parceria da prefeitura, governo do estado, através de suas Secretarias de Turismo, no Governo Federal, com o Ministério de Turismo, Embratur ou de órgãos como Sebrae, Sindicatos e apoio de entidades do setor.

Um CVB atuante participa de conselhos público e privados, para debater e cobrar por infraestrutura do destino para receber melhor os visitantes, legislação justa, capacitação dos profissionais e promoção do destino dentro e fora do Brasil.

Ao congregar toda a cadeia produtiva de turismo, eventos e viagens, os CVBs têm, de forma nata, a capacidade de ser protagonista do destino, realizando um trabalho de representatividade, sendo um dos porta-vozes das principais pautas ao poder legislativo e executivo, sem impactar no trabalho técnico de captação de novos eventos e geração de negócios ao destino e aos associados.

A exemplo disso, soma-se a este esforço a União Nacional de CVBs e Entidades de Destino (Unedestinos), que participa do Conselho Nacional do Turismo, do Ministério do Turismo e do Conselho de Turismo e Hospitalidade da CNC, representando 50 associações nesse modelo de atuação em todo o Brasil, para compartilhar conhecimento, trocar agenda de eventos para prospecção, gerar integração e relacionamento.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Sebrae-SP tem inscrições abertas para edital de chamamento público do Crie Políticas Públicas

Publicado

em

Municípios interessados podem se inscrever até 15 de abril
Por Redação
O Sebrae-SP está com inscrições abertas para a seleção de municípios interessados em receber consultorias customizadas para a operacionalização das políticas municipais de fomento à cultura, no âmbito da implementação das ações previstas no Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB) e prestação de contas da Lei Paulo Gustavo. As inscrições podem ser feitas pelo link até o dia 15 de abril.
Ao todo, são disponibilizadas vagas para 200 municípios, sendo 96 serão direcionadas somente ao estado de São Paulo e 104 aos munícipios dos demais estados brasileiros, garantindo pelo menos três munícipios por estado. Os contemplados irão receber consultorias customizadas de 15 horas cada, realizadas no formato online e destinadas exclusivamente a gestores públicos ou pessoas indicadas por eles e que sejam atuantes na gestão pública municipal.
Os municípios selecionados deverão concluir a consultoria em até seis meses, com intervalo máximo de 30 dias entre os atendimentos online com os consultores. Para participar, é necessário entregar os seguintes documentos: Nomeação / ato de designação das pessoas habilitadas a representar o Município; Indicação de quem irá representar o Município, caso seja pessoa diferente do representante legal; Lei de criação do município ou Lei Orgânica do Município; Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ.
A pontuação para cada um dos inscritos será atribuída de acordo com o Indicador Municipal para promoção da Economia Criativa, elaborado pela Fundação Seade e disponível no anexo I do edital. O índice é utilizado para identificar municípios do Brasil para recebimento de recursos relacionadas à economia criativa e leva em consideração variáveis como CadÚnico, População, Fundo de Participação Municipal e Vínculo RAIS.
A divulgação preliminar dos selecionados está prevista para o dia 17 de abril, com prazo para recursos entre os dias 18 e 23 do mesmo mês. O resultado será publicado no Diário Oficial e no site do acompanhamento de inscrições no dia 25 de abril.
Sobre o Crie Políticas Públicas
O Programa Crie Políticas Públicas é uma iniciativa do Crie Sebrae – Polo de Referência Nacional em Economia Criativa, liderado pelo Sebrae São Paulo em parceria Sebrae Nacional, com objetivo de apoiar dirigentes municipais de cultura no fortalecimento das gestões municipais.
Ao longo do primeiro ano de ações, o Crie Políticas Públicas realizou cerca de 2 mil horas de consultorias, 580 horas de orientações coletivas ao vivo e 478 horas de mentorias individuais personalizadas, totalizando mais de 3 mil horas de atendimentos especializados. Entre os principais temas abordados estão a execução da Como fazer o PAAR, a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e da Lei Paulo Gustavo (LPG), a elaboração do Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR), a criação de conselhos municipais de cultura, prestação de contas da LPG e a adesão ao Sistema Municipal de Cultura (SMC).
O estado de São Paulo foi o que mais acessou ao projeto com 523 atendimentos, seguido pelos estados de Minas Gerais com 299, do Paraná (199), Bahia (191) e Ceará com 181 atendimentos.

Continuar Lendo

Notícias

Hemocentro do HCFMB realiza coleta externa em Areiópolis na próxima sexta-feira, dia 11

Publicado

em

Nesta sexta-feira, 11, das 8h às 13h, o Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) realizará uma coleta externa de sangue em Areiópolis. Neste dia, não serão realizadas doações de sangue no Hemocentro; haverá apenas doações de plaquetas com agendamento prévio.

O horário de funcionamento do Hemocentro é de segunda a sexta, das 8h às 16h30 e, aos sábados, das 7h às 12h.

Para obter mais informações sobre os requisitos para doação de sangue ou para esclarecer outras dúvidas, entre em contato diretamente com o Hemocentro do HCFMB pelos telefones: (14) 3811-6041 (ramal 225) ou pelo WhatsApp (14) 99624-7055 / (14) 99631-5650.

Continuar Lendo

Notícias

CPFL oferece curso gratuito de Formação de Eletricistas em Botucatu e região 

Publicado

em

A CPFL Paulista, em parceria com a Elo Energia, está com inscrições abertas para uma nova turma da Escola de Eletricistas de Rede de Distribuição Elétrica. O curso, totalmente gratuito, oferece 12 vagas e será realizado em etapas on-line e presencial. Interessados podem se inscrever até 14 de abril pelo link: https://www.grupocpfl.com.br/rh/escolas-de-eletricistas. O processo seletivo será realizado entre 21 de março e 30 de abril. As aulas terão início em 20 de maio.

Embora a participação no curso não garanta vaga no quadro de colaboradores do Grupo CPFL, a formação é uma excelente oportunidade para quem busca capacitação profissional e deseja iniciar uma carreira no setor elétrico.

Os requisitos para se candidatar são:

Ensino fundamental completo;
Carteira de habilitação definitiva e válida (categoria B);
Residir em Botucatu, São Manuel, Pardinho, Lençóis Paulista e/ou cidades próximas;
Ter disponibilidade para frequentar as aulas presenciais em Botucatu.
Compromisso com a diversidade: A CPFL Paulista, por meio de sua cultura organizacional, materializada no programa Nosso Jeito de Ser, valoriza a diversidade e respeita as diferenças, por isso pratica ações afirmativas, em que reserva vagas para aumentar, cada vez mais, a representatividade de grupos sociais menorizados, como por exemplo, mulheres, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e negras, em seus quadros. Essas ações fazem parte da estratégia e compromissos da companhia para uma cultura inclusiva. Conheça mais sobre o posicionamento da CPFL no link Hub Diversidade (cpfl.com.br)

Informações

Inscrições: Até 14 de abril no link https://www.grupocpfl.com.br/rh/escolas-de-eletricistas

Início das aulas: 20/05.

Horário: de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h. E aos sábados das 08h às 17h.

Local – CPFL Botucatu: Rua Pinheiro Machado; 552; Vila São Lucio; Botucatu – SP.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5