Botucatu

Botucatu intensifica ações contra Tuberculose

Publicado

em

Município fará busca ativa para quebrar a cadeia de transmissão da doença.

A Secretaria Municipal de Saúde realiza no período de 01 a 29 de setembro uma intensa campanha de ações contra a Tuberculose nos serviços de saúde e no sistema prisional (Fundação Casa).

A Campanha será realizada em todo o Estado de São Paulo visando diagnosticar e prevenir precocemente a tuberculose, doença que muitas vezes é confundida com uma gripe mal curada. Em alguns casos, os pacientes demoram a procurar um médico, agravando seu estado de saúde.

Durante os dias da Campanha, as Equipes de Saúde das Unidades Básicas e Unidades da Estratégia Saúde da Família intensificarão as ações de busca, orientando e conscientizando a população sobre os sintomas da tuberculose, estimulando o interrogatório sobre tosse, a identificação das pessoas com sintomas respiratórios e realizando exames para diagnóstico e tratamento.

Além da tosse persistente por mais de 3 semanas, outros sintomas da doença são: febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço. Dentre estes sintomas, o mais frequente da Tuberculose Pulmonar no adulto é a tosse persistente. Toda a pessoa que apresente tosse por 3 ou mais semanas deverá procurar uma unidade de saúde, para ser avaliado

A melhor maneira de prevenir a doença é identificar rapidamente os pacientes com tuberculose para tratá-los logo, reduzindo a chance de complicações e a contaminação de outras pessoas. Há também medidas de proteção individual, como a vacinação com a vacina BCG. A vacina BCG é aplicada no primeiro mês de vida do bebê e é capaz de prevenir as formas mais graves da doença.

Os pacientes com tuberculose recebem os remédios gratuitamente e o tempo necessário para o tratamento da doença é, em geral, seis meses.

Todo paciente com tuberculose pode ser curado, desde que siga corretamente as orientações do médico e dos demais profissionais de saúde responsáveis pelo acompanhamento e que não interrompa o tratamento mesmo com a melhora dos sintomas. O Tratamento deve ser continuado até ser dada a alta médica. Quando o paciente com tuberculose abandona por conta própria o tratamento, isto possibilita o surgimento de “bacilos de Koch” mais resistentes, dificultando o tratamento e podendo levar à morte.

Outras informações podem ser obtidas nas Unidades de Saúde e na Secretaria da Saúde através do tel. 3811-1100

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile