Botucatu registrou 625 casos de covid-19 somente na primeira quinzena de outubro. É o maior índice de contágio deste ano.
De acordo com dados do município, os casos saltaram de 79 em julho para 553 em setembro e 625 este mês.
A Prefeitura divulgou uma orientação sobre o esquema de vacinas e prevenção. Segue abaixo:
Saúde orienta que população deve manter esquema vacinal completo e manter cuidados preventivos.
A Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu alerta a população sobre cuidados necessários para evitar a disseminação da Covid-19. Os números da doença são menores se comparados ao auge da Pandemia, entre 2020 a 2022 devido às subvariantes, ambas derivadas da variante Ômicron, porém a contaminação continua ativa e medidas simples podem ser adotadas como forma de prevenção.
Apesar de ser uma nova variante, os sintomas são parecidos com os de um resfriado, como a febre e a coriza, além da perda de olfato e de paladar.
Medidas de prevenção:
A principal orientação à população é manter o esquema vacinal completo, com a dose de reforço com a vacina bivalente. Tal vacina protege contra casos graves e mortes, daí a importância da Vacinação de toda a população.
A vacina bivalente está disponível em todas as Unidades de Saúde de Botucatu, além das salas noturnas de vacinação. Para tomar a dose de reforço, a pessoa precisa ter tomado as duas primeiras doses (esquema básico) e ter 4 meses de intervalo da última dose recebida. Crianças e adolescentes também podem e devem ser vacinadas com doses de reforço.
Além disso, pessoas com sintomas gripais e, também as consideradas mais vulneráveis, como idosos, pessoas com comorbidade e imunossuprimidos, devem utilizar máscaras em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas.
Em Botucatu, conforme o Decreto Municipal nº 12.529 de 21/03/2022, continua sendo preconizado o uso de máscaras em todos os locais destinados à prestação dos serviços de saúde como ambulatórios, hospitais, Unidades de Saúde, laboratórios clínicos, clínicas odontológicas, farmácias, etc. Profissionais que cuidam de idosos e/ou atuam em Instituições de Longa Permanência de Idosos também precisam utilizar máscaras.
Todos devem reforçar a higiene das mãos, lavando com água e sabão ou utilizando álcool em gel, além de manter o distanciamento.
Recomendações básicas:
– Ao tossir ou espirrar deve-se cobrir o nariz e a boca com lenço de papel ou papel higiênico, que deve ser desprezado e, em seguida, realizada a higienização das mãos; na impossibilidade, cobrir boca e nariz com a dobra do cotovelo;
– Evitar tocar os olhos e boca;
– Preferir ambientes ventilados e atividades ao ar livre, com portas e janelas sempre abertas e com distanciamento entre as pessoas;
– Limpeza e desinfecção adequada e frequente dos ambientes e áreas de maior toque como corrimãos, balcões, maçanetas, etc;
Em casos de sintomas gripais como febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos e diarreia, é necessário procurar primeiramente uma unidade de saúde para realizar o teste que identifica Covid-19 e/ou Influenza e receber atendimento e orientação. O teste é gratuito e o diagnóstico realizado em aproximadamente 15 minutos.
Testes:
Em Botucatu, a testagem contra a Covid-19 está disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas em todas as Unidades Básicas de Saúde, além dos Prontos Atendimentos Noturnos de segunda a sexta-feira, das 18 às 21h30. Confira as unidades: UBS Jardim Aeroporto; UBS Cohab I; UBS Jardim Iolanda; UBS Cecap; UBS Jardim Cristina; UBS Cohab IV; UBS CSI; UBS Rubião Junior; Centro de Saúde Escola Vila dos Lavradores e UBS Vitoriana.
Serviço:
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores.
Telefone: 3811-1100
Salas Noturnas de Vacinação:
Centro de Saúde Escola – Rua Doutor Gaspar Ricardo, 181 – Vila dos Lavradores
Unidade de Saúde do CSI – Rua Raphael Sampaio, 58 – Boa Vista (em frente ao Senac).