Botucatu

Botucatu sediou II Encontro de Psicologia Social e Saúde Coletiva

Publicado

em

Evento ocorreu nos dias 31 de maio e 1º de junho.

Na última sexta-feira, 31 de maio, o Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp (FMB) sediou a abertura do II Encontro de Psicologia Social e Saúde Coletiva. A vice-diretora da Instituição, professora Maria Cristina Pereira Lima (Kika), participou do início das atividades. Com o tema, “Sofrimento psíquico e a determinação social do processo saúde-doença”, o evento reuniu, nos dias 31 de maio e 1º de junho, estudantes e militantes de movimentos sociais, profissionais, pós-graduandos e docentes da área.

Organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa “Psicologia Histórico-Cultural e Saúde Coletiva”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da FMB, a iniciativa teve a finalidade de realizar reflexões sobre a produção de conhecimento teórico-prático na interface da Psicologia Social e da Saúde Coletiva, criar um espaço de debate e socialização das produções teórico-metodológicas nos campos da Psicologia e da Saúde Coletiva, promover a integração da Universidade Pública (discentes e docentes da graduação e pós-graduação), trabalhadores da rede de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) ou de setores em interface com a área da saúde (nas diferentes áreas de formação) e movimentos sociais e estabelecer parceria com o Laboratório de Psicologia Histórico-Cultural da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Foram abordados durante os dois dias de atividades temas como: A desumanização nos serviços de saúde: uma análise crítica; O consumo de drogas no capitalismo contemporâneo: entre o fortalecimento e os desgastes na vida e no trabalho; A produção social do sofrimento psíquico: avançando na compreensão dos transtornos do humor e do inconsciente.

Apoio/Realização

Grupo de Estudos e Pesquisa “Psicologia Histórico-Cultural e Saúde Coletiva”, Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. FMB-Botucatu.

Laboratório de Psicologia Histórico-Cultural, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile