Imunização começa partir de sábado, 25, e seguirá calendário por faixa etária.
Botucatu será pioneira, mais uma vez, na vacinação contra a Covid-19 para população a partir dos 18 anos. Nesta semana o Ministério da Saúde já autorizou a vacinação a partir dos 40 anos e, além desse público, a Prefeitura irá baixar as faixar etárias, disponibilizando a segunda dose de reforço (4ª dose) para pessoas a partir dos 18 anos.
A imunização ocorrerá conforme Nota Técnica da Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Tratamento de Covid-19 de Botucatu, que recomenda a ação como prevenção ao aumento de casos da doença na Cidade e a incremento a resposta imune da população. A vacinação estará condicionada ao recebimento de doses de vacina pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) XVI Botucatu, do Governo do Estado de São Paulo.
A ação ocorrerá seguindo um calendário por faixa etária. A imunização começa no próximo sábado, 25, quando todas as unidades de saúde estarão abertas das 8 às 16 horas para vacinar pessoas a partir dos 40 anos. Na sequência, a vacinação ocorrerá da seguinte forma:
“Botucatu foi pioneira com a vacinação em massa da população em maio, agosto e dezembro de 2021, saindo à frente do País. E como já sabemos que com o passar dos meses, a produção de anticorpos vai diminuindo, precisamos garantir a proteção de toda a população com as doses adicionais”, destacou o Prefeito Mário Pardini.
Para tomar a dose de reforço, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde na data disponível para sua faixa etária, portando documento de identificação com foto o cartão de vacina da Covid-19, comprovando que já tomou as 3 doses anteriores. O intervalo entre as doses deve ser, de pelo menos, 4 meses.
Pessoas com sintomas gripais ou que tenham contraído Covid-19, devem aguardar 30 dias após os sintomas para se imunizar.
As unidades de saúde de Botucatu estarão vacinando de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30, e a Sala de Vacina Noturna (no Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores) abre de segunda a sexta-feira, das 18 às 21h30.
Outros públicos
A vacina de Covid-19 está disponível para outros públicos também. Pessoas acima de 50 anos já podem se imunizar com a segunda dose de reforço (4ª dose).
Pacientes imunossuprimidos podem se imunizar com a terceira dose de reforço (5ª dose) e crianças a partir dos 12 anos podem tomar a primeira dose de reforço (3ª dose).