Botucatu

Câmara debate realidade das pessoas com deficiência e políticas de inclusão

Published

on

Câmara realiza audiência pública para debater realidade das pessoas com deficiência e políticas de inclusão

Na noite da quarta-feira (21/09), a Câmara de Botucatu realizou uma audiência pública alusiva ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta mesma data. A iniciativa do evento foi dos vereadores Lelo Pagani (PSDB), Alessandra Lucchesi (PSDB), Sargento Laudo (PSDB) e Erika da Liga do Bem (Republicanos), que registraram o intuito de promover o evento por meio do requerimento 504/2022.

“A demanda para a realização da audiência veio da Comissão Local de Acessibilidade e Inclusão da Faculdade de Medicina de Botucatu, que teve a ideia de trazer esse tema para o debate público. Foi uma boa integração entre universidade, Poder Legislativo e a população da cidade”, fala o vereador Lelo Pagani, que presidiu o evento.

Bem explicativa, a audiência começou com a exibição de um vídeo que mostrou diversas situações de dificuldade que as pessoas com deficiência enfrentam. Depois, foi a vez de uma palestra da responsável pela Pediatria Genética do HCFMB, Profa. Dra. Cátia Regina da Fonseca. Ela fez uma reflexão sobre a inclusão e o respeito às diferenças, falou sobre algumas legislações e políticas que hoje existem e trouxe conceitos e dados em relação a crianças e adultos com deficiência e necessidades especiais. Por exemplo, segundo o IBGE, 23,9% da população brasileira possui algum tipo de deficiência, seja visual, auditiva, motora ou intelectual.

“Pensando na área da saúde, devemos lutar por uma atenção integral, ou seja, uma compreensão do sujeito em sua totalidade. Também lembramos que a saúde é um direito de todos e o atendimento deve ser universal, igualitário e equitativo, levando em conta a individualidade e especificidade de cada um. Os serviços precisam estar adaptados para atender a todos”, afirmou, abordando ainda a estrutura gratuita de diagnóstico, atendimento e acompanhamento que existe em Botucatu.

 

Participação do público

Após a explanação, foi aberta a fase de perguntas e manifestações. Além da Profa. Cátia, também faziam parte da mesa de trabalhos e ficaram disponíveis para responder dúvidas a assessora especial de políticas de inclusão, Ana Paula Bassetto, e Paulo Fernando de Souza, da Comissão de Acessibilidade da FMB.

Neste momento, foram levantadas questões (pelo público presente e remoto e pelos vereadores) sobre como tornar a cidade mais inclusiva e acessível, o papel da Câmara na construção de políticas públicas, relatos de dificuldades, demandas urgentes e sugestões de melhorias. Foi também uma chance a quem vive na pele a realidade de uma pessoa com deficiência se expressar e pontuar os temas que são importantes para esse grupo significativo da sociedade.

“Foi um debate muito rico, que até passou do horário, pois as pessoas tinham muito a falar. Anotamos todas as demandas para encaminhar a quem deve respondê-las e creio que hoje nasceu uma semente para realizarmos um seminário que se aprofunde no assunto, entre outras ações que vamos continuar promovendo”, encerrou o vereador Lelo Pagani.

De fato, a audiência chegou a quase três horas de duração. Sua íntegra está disponível no canal do YouTube da Câmara e segue em reprise na TV Câmara Botucatu.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile