Conecte-se Conosco

Botucatu

Caratecas ligados ao HCFMB se destacam em competições nacionais

Publicado

em

Desde a semana passada, as atenções de todo o mundo estão voltadas para as competições olímpicas realizadas na cidade de Paris, que reúnem atletas de todos os continentes para superarem seus limites e demonstrarem a importância do esporte em suas vidas.

Mesmo sendo considerado esporte olímpico apenas na edição de 2021, realizada em Tóquio, o karatê / caratê traz diversos benefícios para o corpo, mente e espírito, além de prêmios e medalhas para os praticantes que mais se destacam nesta arte marcial de “mãos vazias”, como explica a própria tradução do termo japonês.

Três destes vencedores fazem parte, direta ou indiretamente, do time do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). Leandro Delfino Sacche trabalha, há mais de um ano, como menor aprendiz na Gerência de Faturamento do HCFMB. João Vitor Augusto da Silva desempenha a mesma função há quase dois anos no Departamento Econômico, Financeiro e Contábil. Matheus Chiamente Mendonça é filho da servidora Carolina Chiamente Paes Mendonça, do Núcleo de Gestão de Convênios.

Em comum, os competidores participaram de uma etapa classificatória do Campeonato Brasileiro de Karatê, realizada em Niterói / RJ, dos dias 17 a 21 de julho, e trouxeram resultados significativos em suas categorias na modalidade Kumite (quando há a aplicação prática das técnicas diante de um adversário real): enquanto João Vitor ficou entre os 5 finalistas na categoria Junior (acima de 76 kg), Leandro ficou em 3º lugar na série Junior (abaixo de 76 Kg) e Matheus foi o vice-campeão da categoria Sub 12 (abaixo de 40 Kg).

Com estes resultados, Leandro e Matheus estão classificados para a final do Campeonato Brasileiro de Karatê, que será realizado em Recife / PE no mês de novembro.

Histórias de ouro, construídas com dedicação e perseverança

Em 2022, a partir do convite de um colega de escola e por gostar muito de esportes relacionados a lutas, Leandro (foto à direita) começou a praticar karatê e se adaptou rapidamente à modalidade. Foram apenas 5 meses de treino até conquistar o 1º lugar na Taça Cidade de São Paulo – Karatê Interestilos, a primeira das 18 medalhas de sua carreira. “Fiquei feliz com esta conquista e isso me deu ânimo para continuar superando meus limites. Meus pais sempre me apoiam e são meus maiores incentivadores, bem como toda a equipe com quem trabalho no HCFMB e as pessoas magníficas que conheci a partir do karatê”.

Leandro pretende continuar a praticar este esporte, que traz aprendizados além das técnicas. “O karatê me ajudou como pessoa e profissional, me ensinou a ser quem eu sou hoje e a crescer mentalmente. Agradeço a cada um que me ajudou a participar destas competições e a celebrar estas conquistas”.

Aos 8 anos, João Vitor (foto à esquerda) conheceu o karatê por influência do irmão e dos desenhos japoneses, depois de passar pelo judô. Em quase 10 anos de trajetória, o jovem possui mais de 70 medalhas. “Fiquei nervoso no meu primeiro campeonato, mas a minha sorte é que foi aqui em Botucatu e eu cheguei no pódio. Desde então, comecei a me interessar pelas disputas, com aquela vontade de ser o melhor e sempre com o incentivo da minha família”.

Para João Vitor, o karatê é mais do que um esporte: é um aprendizado para toda a vida. “Incentivo quem está começando a não desistir, pois o karatê é um esporte de repetição e de aperfeiçoamento contínuo. Chegar a uma etapa de Brasileiro é uma grande vitória, mas quero alcançar voos cada vez mais altos”.

Com apenas 11 anos e mais de 30 medalhas no currículo, Matheus começou no karatê aos 4 anos por incentivo da mãe Carolina, por questões de defesa pessoal. “Perto da minha antiga escola, tinha um barracão que oferecia aulas e minha mãe me levou lá. Eu gostei, passei a me dedicar e, em 2021, comecei a competir. No mesmo ano, consegui minha primeira medalha no Campeonato Brasileiro, ficando em 3º lugar dentre 48 atletas da categoria”.

Carolina se enche de orgulho em falar das conquistas do filho. “Acredito muito no talento dele e agradeço também a todos que nos incentivam. Toda vez que o Matheus vai competir, falo para ele fazer o seu melhor, pois a medalha vem conforme os treinos acontecem. Para mim, ele é um menino de ouro e um campeão em todos os sentidos”, encerra.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Cultura traz a Botucatu CineSolarzinho com exibições gratuitas

Publicado

em

As sessões, realizadas ao ar livre, contarão com interpretação em Libras, audiodescrição e legendas.

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com o CineSolar, traz ao Município o CineSolarzinho, o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar.

O evento será realizado no dia 10 de abril na Praça Pedro Serra Negra, no distrito de Vitoriana em duas sessões: às 18 e 19 horas e contará com uma programação gratuita e acessível para o público infantil. Em caso de chuva, as exibições serão realizdas no Salão Paroquial da Capela Nossa Senhora das Vitórias (Praça Pedro Serra Negra, 20 – Vitoriana).

Além das exibições, o público poderá visitar o furgão do CineSolar, uma estação móvel que combina ciência, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. O evento também contará com distribuição gratuita de pipoca.

Programação
18h: Exibição de curtas-metragens
19h: Exibição do filme O Reino dos Elfos

Realização
A primeira edição do CineSolarzinho em Botucatu é viabilizada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), com patrocínio do Grupo CPFL Energia, que tem a State Grid como acionista majoritária, e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal de Botucatu, por meio da Secretaria de Cultura. O evento é realizado pela Brazucah Produções e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Para mais informações e atualizações sobre a programação do CineSolar, acompanhe o perfil oficial no Instagram: @cinesolar

Continuar Lendo

Botucatu

Corrida Botucatu 170 Anos Luz será realizada neste domingo, 13

Publicado

em

Saiba detalhes sobre o evento, informações do trânsito no local e como doar na ação solidária para arrecadação de produtos de higiene

Neste domingo, 13 de abril, será realizada a tradicional corrida Botucatu Luz como parte das comemorações aos 170 anos da nossa cidade. Com mais de 1.000 participantes inscritos, a edição de 2025 da corrida terá largada e chegada na Avenida Dom Lúcio, em frente a Pinacoteca Fórum das Artes.

A concentração dos atletas começa a partir das 7h50, quando começa o aquecimento. Em seguida, será dada a largada em cada uma das três modalidades:
. 07h55: Largada da Corrida de Cadeirantes

. 08h00: Largada da Corrida Geral

. 08h05: Largada Caminhantes

O cerimonial de premiação e encerramento da Botucatu 170 Anos Luz será às 9h30.

Percurso e interdição das ruas

A prova terá o percurso para corrida e caminhada de 5,1 km e os atletas passarão pelo largo da Catedral, Prefeitura, até o cruzamento com a Rua Silva Jardim. Em seguida, retornarão pela Avenida Santana até o Cemitério Portal das Cruzes contornando-o e retornando para a Avenida Dom Lúcio, até o seu encerramento e dispersão na Pinacoteca.

Durante a realização da corrida, o trecho do percurso e as vias de acesso estarão interditados para o trânsito de veículos. A SEMUTRAN orienta aos motociclistas e motoristas que evitem circular por esta região da Cidade no horário da prova. A previsão é que o trânsito comece a ser liberado em etapas após 1 hora da largada da prova.

Ação solidária de arrecadação

O Fundo Social de Solidariedade de Botucatu, em parceria com a Secretaria de Esportes e Promoção da Qualidade de Vida, arrecadará produtos de higiene pessoal durante a concentração e largada da Botucatu 170 Anos Botucatu Luz.

A arrecadação será feita das 7 às 10 horas, também em frente à Pinacoteca, lado da Avenida Dom Lúcio. Poderão ser doados produtos como sabonete, creme dental, escova de dente, shampoo, condicionador, aparelho de barbear, desodorante, absorventes, hidratante corporal, entre outros. Os produtos arrecadados serão destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade atendidas pelas entidades sociais, comunidades registradas no Fundo Social.

“Contamos com a colaboração dos atletas e população em geral. Toda ajuda será bem-vinda. Já tivemos um lindo resultado com a secretaria de Cultura, em nome da secretária Cris Cury, no Concerto da Orquestra Sinfônica de Botucatu no último dia 7, no Teatro Municipal. A população deu um show de solidariedade. Arrecadamos 327 litros de leite. Essa integração com as secretarias vem fortalecendo a solidariedade no nosso município e estamos felizes com o resultado”, afirma a presidente do Fundo Social de Botucatu e primeira-dama do município, Marcella Leite.

As doações também poderão ser levadas nos dias de entrega dos kits de participação dos corredores no Ginásio Municipal de Esportes, localizado na Rua Maria Joana Felix Diniz, 1585 – Vila Auxiliadora. Anotem os dias e horários:

. Quinta-feira, 10 de abril: das 10 às 19 horas;

. Sexta-feira, 11 de abril: das 10 às 19 horas;

. Sábado, 12 de abril: das 09 às 12 horas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3811-1524.

A Corrida Botucatu 170 Anos Luz é uma realização da Secretaria Municipal de Esportes e Promoção da Qualidade de Vida e conta com a organização da Associação dos Corredores de Botucatu (ACOB) e cronometragem das provas feita pela Runner Brasil.

Continuar Lendo

Botucatu

Panamericano de Beach Tennis será no Brasil em 2025 e será organizado por empresa de Botucatu

Publicado

em

 

Romagnolli Promoções e Eventos vai promover a disputa em setembro desse ano. Botucatu pode ser sede.

Os apaixonados pelo beach tennis tem bons motivos para comemorar. Nesta quarta-feira, 02, a Federação Internacional de Tenis confirmou que a competição desembarca no Brasil em 2025. O evento ainda não tem sua cidade escolhida, mas já é certo que ela será no Estado de São Paulo e que Botucatu surge como uma das alternativas para sediar a competição que vai reunir os principais nomes do continente em partidas emocionantes. As disputas estão marcadas para acontecer entre os dias 25 e 28 de setembro.

Uma das grandes novidades é que para este ano, o Panamericano será organizado pela promotora de eventos botucatuense, Romagnolli Promoções e Eventos, que possui grande experiência na modalidade, já que é a responsável pelo Champs Open, evento que reúne os principais aletas do mundo em etapas que acontecem em diferentes cidades durante o ano, sempre com recorde de público nas arquibancadas. “Com certeza será um evento de muita emoção. É o maior torneio do continente, reunindo os melhores atletas da modalidade com disputas de altíssimo nível. Para nós, é motivo de enorme orgulho anunciarmos que seremos organizadores do Pan 2025”, comentou Carlinhos Romagnolli, CEO da empresa.

A competição, que reúne diversas nações, já é realizada desde 2013. Em 2024 a competição aconteceu no mês de novembro, na cidade de Oranjestad em Aruba. Na ocasião, o Brasil, como de costume, foi uma das potências do torneio, que reuniu atletas de diversas categorias. A delegação brasileira conquistou 28 medalhas, sendo 13 de ouro, 13 de prata e 2 de bronze.

Mesmo com data marcada e a certeza de que a competição irá acontecer no Estado de São Paulo, ainda não existe uma cidade definida para ser sede do evento. Botucatu é um dos possíveis destinos, já que sediou com muita qualidade uma das edições do Champs Open em 2024. Nos próximos dias a empresa deve divulgar mais detalhes com relação as categorias e onde o evento irá acontecer.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5