Conecte-se Conosco

Notícias

Casal é apedrejado e homem morre

Publicado

em

A companheira dele, de 21 anos, está internada em estado grave; Polícia Civil acredita que crime possa ter sido cometido por vingança ou acerto de contas com o tráfico.

A onda de assassinatos em Bauru cresce e ganha um novo capítulo a cada dia. Ontem, a cidade registrou seu 21.º assassinato. A vítima é Josué Alves de Souza, de 47 anos, morador de um acampamento sem-terra e que teria sido apedrejado até a morte. A companheira dele, Rafaela Cristina Urbano dos Santos, de 21 anos, foi socorrida em estado grave com ferimentos na cabeça e permanecia internada até o fechamento desta edição. Ninguém foi preso.

Responsável pelas investigações, a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) instaurou inquérito para apurar o crime e chegar aos possíveis autores. As primeiras informações divulgadas pela Polícia Civil dão conta de que o crime possa ter ocorrido por motivos de vingança ou por acerto de contas com o tráfico (leia mais abaixo).

O homicídio teria sido registrado entre a madrugada e a manhã de ontem. O casal foi encontrado, por volta das 13h30, por um grupo de pessoas que passava de carro pelas imediações da estrada de terra ligada à avenida José Sandrin, no Jardim Mary, nas proximidades do Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet).

VESTÍGIOS

Segundo o boletim de ocorrência (BO), o grupo teria parado o carro após ver uma mulher agonizando em meio a roupas espalhadas na lateral da estrada. Ao se aproximarem, eles notaram caído, em um morro de terra atrás da mulher, o corpo de um homem com a face desfigurada.

A Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados. A jovem foi levada para o Pronto-Socorro Central (PSC) e a cena do crime foi preservada para perícia técnica.

No local, a equipe comandada pelo delegado assistente da DIG, Marcelo Firmino, encontrou um bloco de concreto ensanguentado. Foram apreendidas duas bolsas, carteiras, documentos das vítimas, dois pinos (eppendorfs) vazios e dois chips de celular.

“A cena do crime nos indica que eles foram espancados por lá mesmo”, resume o delegado.

INVESTIGAÇÕES

Na sequência, a polícia foi até o acampamento sem-terra e apreendeu, na casa indicada como a do casal, 4 gramas de maconha, uma máquina fotográfica, mais quatro eppendorfs vazios e medicamentos variados. Familiares das vítimas serão intimados a prestarem depoimento nos próximos dias.

“O Josué possuía várias passagens por furto. Uma das linhas de investigação é de que o crime tenha ocorrido por vingança resultada de alguma dessas ações dele”, cita o delegado. “Temos informações ainda de que ele era usuário de drogas, assim como ela. Portanto, também não descartamos que o crime possa ter sido motivado por um acerto de contas, mas tudo será investigado”, finaliza Firmino.

Início de ano violento

A onda de assassinatos em Bauru cresce e ganha um novo capítulo bastante cruel. Ontem, a cidade registrou seu 21.º assassinato, segundo levantamento extraoficial do JC. A vítima é Josué Alves de Souza, de 47 anos, morador de um acampamento sem-terra e que teria sido apedrejado até a morte. A companheira dele, Rafaela Cristina Urbano dos Santos, de 21 anos, foi socorrida em estado grave com ferimentos na cabeça e permanecia internada até o fechamento desta edição. Ninguém foi preso.

Responsável pelas apurações, a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) instaurou inquérito para apurar o crime e chegar aos possíveis autores. As primeiras informações divulgadas pela Polícia Civil dão conta de que o crime possa ter como motivação vingança ou acerto de contas.

O homicídio teria ocorrido entre a madrugada e a manhã de ontem. O casal foi encontrado por um grupo de pessoas que passava de carro pelas imediações da estrada de terra ligada à avenida José Sandrin, no Jardim Mary, nas proximidades do Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet).

JCNET

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Centro de Inovação Tecnológica do HCFMB é credenciado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

Publicado

em

O Centro de Inovação Tecnológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (CIT-HCFMB) foi credenciado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo à Rede Paulista de Centros de Inovação Tecnológica.

 

O credenciamento posiciona o CIT-HCFMB e a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) como polo de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico. “Isso permitirá que o HCFMB esteja na vanguarda das soluções em saúde, promovendo melhorias nos serviços prestados, atraindo parcerias estratégicas, fortalecendo a cultura de inovação interna e contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população atendida”, afirma o Superintendente do HCFMB, José Carlos Souza Trindade Filho.

 

Entre os principais objetivos do CIT, estão o apoio a ideias inovadoras sugeridas pela comunidade do HCFMB, incluindo médicos, alunos de pós-graduação, professores, pesquisadores, entre outros; assim como empresas que possam gerar produtos de interesse, não só  para o Hospital, mas também para a população.

 

O Centro de Inovação Tecnológica terá suporte para os empreendimentos de inovação na área da saúde, por meio do envolvimento de profissionais capacitados, treinamentos, assessoria e disponibilização de infra-estrutura para o desenvolvimento de projetos. Esse processo também envolve a identificação de agências públicas ou privadas para a captação de recursos financeiros no desenvolvimento destes projetos.

 

Alguns projetos já estão em fase de discussão, e o CIT está aberto à apresentação de propostas de toda a comunidade. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail silvia.rogatto@unesp.br.

 

“O credenciamento do CIT do HCFMB é uma grande conquista para a nossa gestão. Além de identificar projetos de inovação que possam ser desenvolvidos na nossa instituição, também buscará fontes de fomento para alavancar os projetos inovadores, que com certeza podem resultar em produtos de impacto social e na saúde”, finaliza o Superintendente do HCFMB.

 

Equipes envolvidas

 

Superintendência do HCFMB
Gerência de Gestão Corporativa
Gerência de Planejamento
Núcleo de Inteligência Artificial (NIA)
CIMED
DGGA

Continuar Lendo

Botucatu

Dia Mundial do Rim – HCFMB e FMB promoveram atividades de conscientização à população

Publicado

em

“Foi um momento em que conseguimos reunir informação, conscientização e ações práticas. Atingimos a finalidade em mais um ano graças a parceria entre as Instituições (HCFMB e FMB|Unesp)”, disse Vanessa dos Santos Silva, médica nefrologista do HCFMB e coordenadora da campanha do Dia Mundial do Rim em Botucatu.

O tema deste ano foi: “Seus rins estão OK? Faça exame de creatinina para saber”. Em Botucatu, a iniciativa congregou diferentes atividades visando à conscientização da saúde renal.

Entre os dias 11 e 13 de março, os profissionais de saúde concederam entrevistas as rádios da cidade para divulgar as ações da campanha. Na ocasião, dúvidas de ouvintes também puderam ser esclarecidas sobre os principais fatores de risco que afetam os rins.

A praça do Bosque, no Centro de Botucatu, foi o palco escolhido, no dia 13, pela equipe multiprofissional do HCFMB e da FMB|Unesp para abordagem das pessoas que receberam orientações dos fatores de risco para a doença renal crônica.

No dia 14 de março, o prédio do ambulatório de especialidades do HCFMB recebeu o “Calendário da Saúde”, com a finalidade de conscientizar os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e disseminar informações em relação à saúde renal.

Nos dias 19 e 31 de março foi a vez da iniciativa privada participar das atividades. A empresa Eucatex recebeu a equipe multiprofissional para um momento de conscientização, orientação, mensuração de pressão arterial e glicemia capilar, escuta ativa e encaminhamento direcionado pela equipe médica, conforme necessidades individuais.

Já no dia 31 de março foi a vez do Grupo Caio receber a equipe dos profissionais de saúde. Os funcionários da empresa receberam orientações para a saúde dos rins, houve a mensuração de pressão arterial e glicemia capilar e exame de creatinina.

Projeto de Pesquisa

“Participamos do projeto de pesquisa da Sociedade Brasileira de Nefrologia, conseguindo avaliar a função renal de 152 pessoas por meio da creatinina “Point of Care”. Todas estas pessoas já apresentavam algum fator de risco para doença renal e, avaliando os resultados do exame, identificamos que 42% tinham algum grau de doença renal”, explica Vanessa.

Ainda segundo a especialista, estes achados precisam ser confirmados por exames mais padronizados. “Estes números nos deixam ainda mais alertas para a necessidade de campanhas de conscientização e diagnóstico de doença renal”, finaliza Vanessa.

Sobre o Dia Mundial do Rim

É uma campanha mundial idealizada conjuntamente pela Federação Mundial de Fundações do Rim (IFKF) e Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) com o objetivo de informar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde renal. Comemorado sempre na segunda quinta-feira do mês de março, no Brasil, as ações são coordenadas pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).

Continuar Lendo

Brasil

Caixa inicia pagamento de Bolsa Família e Auxílio Gás nesta terça

Publicado

em

 

 

Pagamento será antecipado para todo o estado do Rio Grande do Sul e para alguns municípios do
Amazonas, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima e São Paulo

 

A CAIXA inicia, nesta terça-feira (15), o pagamento dos programas Bolsa Família e Auxílio Gás dos Brasileiros referentes ao mês de abril. As famílias que recebem seu benefício pelo CAIXA Tem podem movimentar os recursos pelo App. O pagamento do benefício é realizado de acordo com o final do Número de Identificação Social – NIS, com término previsto para dia 30/04. Ao todo, cerca de 20,5 milhões de famílias recebem o Bolsa Família e 5,3 milhões serão beneficiadas com o Auxílio Gás.

 

A CAIXA, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, realizará o pagamento do benefício referente ao mês de abril de 2025 no primeiro dia do calendário, independentemente do número do NIS, para todos os beneficiários do Rio Grande do Sul, devido a condições climáticas, bem como para beneficiários de alguns munícipios do Amazonas, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima e São Paulo, em razão de decretos de situação de emergência também provocado por condições climáticas.

Os canais para consulta de informações e movimentação dos valores permanecem os mesmos: App CAIXA Tem, terminais de autoatendimento, Unidades Lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui, além das agências da CAIXA.

 

A CAIXA disponibiliza também o Aplicativo Bolsa Família com informações sobre o Programa.

 

Auxílio Gás:

O benefício foi criado para mitigar o impacto do preço do gás de cozinha no orçamento das famílias. Atualmente, cerca de 5,3 milhões de famílias recebem, bimestralmente, 100% do valor da média nacional do botijão de gás de cozinha de 13 quilos. Em abril, o valor será de R$ 108.

 

Os pagamentos são realizados de acordo com o final do NIS do beneficiário e seguem o calendário de pagamento do Programa Bolsa Família. As famílias beneficiárias poderão consultar as informações das parcelas nos Aplicativos Bolsa Família e CAIXA Tem ou pelo telefone 111.

 

Como utilizar o benefício:

Os beneficiários podem movimentar os valores preferencialmente pelo App CAIXA Tem, não sendo necessário ir até uma agência para saque do benefício.

 

Os beneficiários também podem utilizar o cartão para realizar compras nos estabelecimentos comerciais por meio da função de débito bem como realizar saques em Unidades Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui, além das agências da CAIXA.

 

Nos terminais de autoatendimento, o saque pode ser realizado sem cartão com identificação biométrica, cadastrada previamente.

 

Aplicativo CAIXA Tem:

Pelo App CAIXA Tem é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code, por meio de mais de nove milhões de maquininhas de cartão espalhadas por todo o Brasil.

 

O beneficiário também pode realizar o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio App ou nas Unidades Lotéricas, bem como fazer Pix.

 

Utilizando o App CAIXA Tem também é possível fazer saques nas Unidades Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui e terminais de autoatendimento por meio da geração de token diretamente no App.

 

Mais informações sobre o pagamento do Bolsa Família podem ser consultadas no site do banco.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5