Em 2017, o Centro Vivencial de Trânsito “Engenheiro Sérgio Gonçalves”, da Secretaria de Mobilidade Urbana, atingiu a marca de 13 mil alunos da rede pública e particular de ensino atendidos. O Centro foi reformulado em 2016 e ganhou um espaço amplo, fechado e climatizado, permitindo aulas durante todo o ano.
As crianças que passam pelo local recebem, inicialmente, uma aula teórica com vídeos e depois vivenciam na prática as principais regras de trânsito para pedestres e ciclistas, em um circuito de trânsito que recria as principais situações do trânsito, inclusive com semáforo em tamanho real.
Para o próximo ano, o Centro Vivencial de Trânsito será ampliado e passará a atender também alunos do Ensino Médio em um circuito de trânsito externo, com bicicletas aro 26 e um auditório separado, além de atender ao público infantil com novos triciclos.
As atividades são executadas e agendadas pela própria SEMUTRAN, que também atende os alunos do Programa Patrulha da Paz, da Guarda Civil Municipal e do Projeto Crescer Seguro, parcerias essas confirmadas para 2018.
As escolas públicas ou particulares podem agendar a participação nas atividades do Centro Vivencial. O local recebe alunos do Ensino Infantil (a partir dos 5 anos) até estudantes do Ensino Fundamental II. Empresas também podem entrar em contato para que seus funcionários participem de palestras e cursos educativos de trânsito. Todas as atividades do Centro são gratuitas.
Informações: Secretaria de Mobilidade Urbana
Rua Amando de Barros, 2.741 – Lavapés – Telefone: (14) 3882-9888 ou 3813-3515 (falar com Thais)