Conecte-se Conosco

Botucatu

Cine Janelas recebe mostra de terror e suspense, dia 23. Assista aos trailers

Publicado

em

Mateus Conte Camargo

O Cine Janelas recebe uma mostra de filmes lusófonos de terror e suspense, às 19:00, no dia 23. A Mostra Cuesta vai apresentar os curtas Zornit (direção do paulistano Marcello Trigo); O Corpo que Me Pertence (dirigido pelo goiano Érico José); Mar (direção do português William Vitória); e Duas Irmãs, dirigido pelo botucatuense Marcelo Teixeira, que também é o organizador do evento, em conjunto com a Secretaria de Cultura.

A mostra se iniciará com uma pequena palestra sobre o que é o gênero terror e seus primeiros exemplos no cinema mundial e nacional. Antecedendo a exibição de cada obra, alguns diretores estão produzindo pequenos vídeos de apresentação, bem como falar dos desafios da realização de seu filme. Ao final, o público terá a chance de fazer perguntas e interagir com os criadores da obra “Duas Irmãs”, bem como tirar dúvidas sobre o que é e o panorama do audiovisual local e mundial.

Confira as sinopses e demais informações sobre os curtas:

Zornit

A obra Zornit é um curta de ficção científica baseado do conto A Balada da Bala Flexível, do escritor americano Stephen King.​ A personagem-título Zornit é uma criatura de outra dimensão que atormenta a vida do escritor Régis Porto (Carlinhos Duarte), esposo de Jane Porto (Surete Martins). ​A atriz Emília Marques, por sua vez, interpreta uma andróide. A direção fica por conta de Marcello Trigo, estudante da sétima fase de cinema da faculdade AESO Barros Melo em Olinda, Pernambuco, assim como os demais produtores. O curta foi convidado para o X Janela Internacional de Cinema do Recife, em 2017, numa seleção especial destinada a filmes de terror independentes.

 

O Corpo que Me Pertence

O Corpo que Me Pertence é uma ficção de terror. A trama trata de Heitor (Lom Rossman), que após um colapso mental, acorda em um beco sombrio e começa a juntar as peças pra descobrir quem realmente é. A produção contou com a participação de 23 pessoas e tem a duração de 19 minutos. O curta foi apresentado no festival Morce-Go Vermelho, em Goiânia, onde ganhou os prêmios de melhor filme e melhor diretor.

https://www.youtube.com/watch?v=cdv7jAL_H6U

Mar

Mar é um romance ficcional dramático que toma a cidade portuguesa de Peniche como cenário. O curta conta a história de Xavier (Lourenço Seruya) e Eduardo (João Santos Silva),um casal que visita Portugal e aceita a estadia oferecida por um amigo de infância, Cristovão (Diogo Tavares). Este amigo misterioso guarda um segredo que apenas a sua mãe (Sylvie Rocha) sabe. Aos poucos o casal desenvolve uma atração por este amigo, o que eles não sabiam era que este desejo iria terminar em sedução, traição e uma revelação macabra. A obra tem 24:34 minutos, foi exibida e premiada no Canada Shorts Film Festival, em Toronto.

Duas Irmãs (Limbico)

Realizado pela produtora botucatuense euQfiz, o curta Duas Irmãs trata da amizade de duas garotas que é colocada à prova quando uma delas descobre estar com um câncer terminal. Confira a matéria especial do Cidade Botucatu deste curta.

O organizador Marcelo Teixeira afirma que seus propósitos são revelar uma nova face do cinema e revelar novos nomes. “Espero que possa mostrar que existe realmente uma produção audiovisual bem diferente do que se vê nas telonas, e também que existem talentos para serem revelados”

Questionado por seus objetivos nos próximos festivais, Marcelo é claro: “O objetivo é iniciar um festival nos próximos anos, com premiação e muito mais dias de exibição”.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

EMA celebra 20 anos dedicados à educação ambiental

Publicado

em

A Escola do Meio Ambiente (EMA) de Botucatu completou no último sábado, 12 de abril, seus 20 anos de dedicação à educação ambiental em Botucatu. Desde 2005a EMA tem sido um espaço dedicado à conscientização ambiental que proporciona experiências transformadoras para crianças, jovens e adultos.

Vinculado à Secretaria de Educação, a EMA se tornou referência no município, promovendo conhecimento e encantamento por meio de trilhas, atividades ao ar livre e vivências na natureza.

Localizada no Jardim Aeroporto, a Escola do Meio Ambiente está inserida em um ecótono, uma zona de transição entre dois importantes biomas brasileiros: a Mata Atlântica e o Cerrado. Além disso, a área abriga nascentes do Ribeirão Lavapés e a Represa Professor Jorge Jim, reforçando sua importância para a preservação dos recursos hídricos da cidade.

Para celebrar os 20 anos de educação e conscientização ambiental, foi plantado um jequitibá-branco, árvore símbolo de Botucatu, em uma cerimônia na última quarta-feira, 16 de abril.

“Nesses vinte anos, nossa missão sempre foi a de estabelecer um vínculo amoroso entre nossos visitantes e a EMA, afinal, infinito é o valor da vida. Que os próximos anos sigam sendo de encantamento, de transformação e de profunda conexão com tudo o que vive”, destacou a professora Eliana Gabriel, diretora da Escola do Meio Ambiente.

Continuar Lendo

Botucatu

Hospital do Bairro completa 100 cirurgias

Publicado

em

Marca foi alcançada nesta última terça-feira, 15

O Hospital do Bairro de Botucatu (HBB) chegou nesta terça-feira, 15 de abril, na marca de 100 cirurgias realizadas desde a reativação do hospital, no dia 10 de março. É um marco que enche Botucatu de orgulho e que promete ser ainda mais eficiente para diminuir a fila das cirurgias na cidade.

Ao todo, mais de 50 profissionais de saúde já foram devidamente capacitados e orientados para o início das operações nesse tradicional hospital do nosso município.

Depois de cerca de 15 anos fechado, o Hospital do Bairro volta a ser um importante mecanismo da saúde pública da cidade, responsável por procedimentos de baixa e média complexidade dos pacientes encaminhados pelas Unidades de Saúde.

Nesse período das 100 primeiras cirurgias, foram realizados procedimentos de urologia, dermatologia, cirurgia vascular, oftalmologia e gastrocirurgia. E o trabalho não para por aqui: agora serão iniciados os procedimentos de mais demanda e maior complexidade, como cirurgias de vesícula, hérnia e catarata.

O Hospital do Bairro reforça o compromisso com a saúde de Botucatu e segue ampliando a quantidade de cirurgias por dia e priorizando os atendimentos às maiores necessidades da população botucatuense.

Continuar Lendo

Botucatu

Sebrae-SP realiza treinamento de Agentes Locais de Inovação em Botucatu

Publicado

em

O método oferece às empresas um caminho prático e estratégico para crescer com base na inovação

O Sebrae-SP promoveu, na última semana, em Botucatu, o treinamento de 19 novos Agentes Locais de Inovação (ALI) que atuarão nas regiões de Botucatu, Ourinhos e Itapeva durante os anos de 2025 e 2026. A capacitação teve duração de cinco dias e marcou o início da nova fase do programa ALI Produtividade, que será oferecido a partir de maio para micro e pequenas empresas dessas localidades.

A formação foi conduzida com base na metodologia do ALI Produtividade, que tem como foco o aumento da competitividade das empresas por meio da implementação de soluções inovadoras em processos, produtos e serviços.

De acordo com Fernando Moraes, facilitador do Sebrae-SP e representante do Escritório Regional do Sudoeste Paulista, o método oferece às empresas um caminho prático e estratégico para crescer com base na inovação. “A metodologia inclui autodiagnósticos que ajudam a reconhecer fragilidades e desafios internos, permitindo a construção de soluções personalizadas. A ideia é aumentar o faturamento, reduzir custos e implantar melhorias com foco em inovação e produtividade.”

Durante os cinco dias de atividades, os agentes foram imersos em conteúdos teóricos e práticos, além de dinâmicas voltadas ao atendimento empresarial. Para a agente Paula Roquejane, a capacitação ofereceu uma visão clara sobre o papel que os ALIs devem cumprir nos próximos meses. “Foi uma preparação intensa. Tivemos acesso ao método que será aplicado junto aos empresários e entendemos com clareza os objetivos, os prazos e os resultados esperados. Estamos prontos e comprometidos para atender com excelência.”

A analista de negócios do Sebrae-SP, Mariana Wagner Toledo Piza, que participou da condução do treinamento, destacou a qualidade técnica dos participantes e o alinhamento entre bolsistas e gestores regionais. “A capacitação proporcionou uma troca de experiências muito positiva. Foi possível observar o alto nível de engajamento dos bolsistas e a solidez do processo de seleção. Temos plena confiança no trabalho que será desenvolvido pelas equipes nos próximos meses”, explica.

O programa ALI Produtividade é uma iniciativa do Sebrae-SP e oferece às micro e pequenas empresas acompanhamento 100% subsidiado e personalizado, com duração de até seis meses, feito por um agente capacitado. A proposta é apoiar os empreendedores no diagnóstico e implementação de ações práticas de melhoria, sempre com foco no aumento da produtividade e na sustentabilidade dos negócios.

Empresas interessadas em participar poderão obter mais informações a partir de maio nas unidades do Sebrae-SP nas regiões envolvidas.

Sebrae-SP Botucatu – Rua Dr. Costa Leite, 1570 – Centro – Botucatu/SP.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5