Brasil

Colômbia devolve fósseis brasileiros apreendidos em 2017

Publicado

em

O governo da Colômbia realizou nessa semana a devolução de sete peças paleontológicas de origem brasileira apreendidas pela polícia metropolitana de San José de Cúcuta, em dezembro de 2017. A cerimônia de devolução foi presidida pela viceministra de assuntos multilaterais da chancelaria colombiana (Cancillería Colombia), Adriana Mendoza, e também contou com a presença do Embaixador do Brasil em Bogotá, Julio Bitelli, e do diretor do Serviço Geológico Colombiano, Oscar Paredes.

Os sete fósseis foram apreendidos com cidadão estrangeiro no Aeroporto Internacional Camilo Daza, na capital do departamento do Norte de Santander. As peças foram então encaminhadas à sede do Serviço Geológico Colombiano, que, em contato com a Companhia de Recursos Minerais – CPRM do Brasil, as identificaram como pertencentes ao patrimônio arqueológico brasileiro, com origem na formação de Santana, no Nordeste do país.

No ato de entrega, o embaixador do Brasil na Colômbia reiterou o compromisso brasileiro pela preservação das riquezas culturais e naturais de todos os países e defendeu a importância da iniciativa colombiana de proteção do patrimônio geológico e de instrumentos internacionais de cooperação para combater o tráfico ilícito de bens culturais e paleontológicos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile