A Secretaria de Saúde de Bauru (SP) anunciou nesta sexta-feira (1º) a confirmação de mais 525 casos de dengue na cidade, todos eles autóctones (contágio no próprio município).
Estes casos tiveram início de sintomas entre 1º de janeiro e 1º de fevereiro. Com isso, o total acumulado apenas neste ano chega a 1.137 casos da doença, sendo apenas um deles importado.
O rápido avanço da doença neste ano, somado aos problemas registrados com animais peçonhentos que se proliferam em terrenos abandonados e tomados pelo mato e sujeira, obrigou a prefeitura a publicar estado de emergência na cidade.
Com o decreto, desde a última quinta-feira (31) os donos dos quase 50 mil terrenos abandonados em Bauru terão 30 dias para fazer a limpeza do local. Caso contrário, serão multados e deverão pagar pelo serviço de limpeza feito por uma empresa terceirizada.
A Secretaria Municipal da Saúde de Marília confirmou um total de dez casos de dengue na cidade. Em Ourinhos foram registrados dois casos em 2019.
Em Tupã, a Secretaria de Saúde divulgou 13 casos confirmados de dengue em 2019. Este número já maior do que no ano passado todo. Em 2018, foram 8 casos e em 2017 foram 6 casos da doença.