Conecte-se Conosco

Botucatu

Condema emite nota pública sobre catástrofe natural de 10 de fevereiro

Publicado

em

NOTA PÚBLICA DO CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE – COMDEMA – BOTUCATU.

Este Conselho vem, por meio desta Nota Pública, expor seu posicionamento diante dos fatos climáticos inéditos que ocorreram no município de Botucatu, nossa cidade, nos passados dias 9/10 de fevereiro de 2020.

Não é controverso no mundo científico e acadêmico que as alterações climáticas e seus impactos (impactos estes que, não importa, neste momento, acarretados por fenômenos antrópicos ou naturais), já estão cobrando, como continuarão a cobrar, muito mais engajamento e ação da sociedade civil organizada e dos poderes públicos para as necessárias ações tanto de mitigação quanto de adaptação em nossos modos de vida e na forma como organizamos e planejamos a cidade, o município, nosso território.

A grande contribuição das águas das chuvas, principalmente em condições atuais drásticas de um grande volume num curto espaço de tempo, ao encontrar as barreiras produzidas por nós, arrebentou os obstáculos de tijolos, concreto e aço, causando grandes transtornos e impactos sociais econômicos, urbanísticos e profundamente emocionais, afetando a todos nós.

E nos perguntamos, perplexos, como permitimos, enquanto grupo humano organizado, tal descuido com nossos concidadãos, com nosso meio ambiente, com nossa qualidade de vida?!

As margens dos rios não podem receber edificações de uso comercial ou residencial, salvo infraestrutura pública ou de lazer, além de precisarem ser harmonizadas com a necessidade de mobilidade para os habitantes da cidade. Este imperativo quanto à forma de gestão das margens dos rios, por exemplo, deve ser, tanto do ponto de vista técnico, urbanístico e legal, ampla e rigorosamente respeitado. Caso contrário, o desrespeito salta aos olhos por intermédio de trágicas obviedades, quando assistimos a cidade amanhecer em caos e tragédia.

Agora, não nos cabe e nos resta somente consertar os estragos. Agora, entretanto, também é hora de também de dar continuidade a uma nova forma de planejamento urbano responsável que vem sendo discutida no Comdema: pensar, planejar e agir mais forte a cada dia, dentro de uma perspectiva de mitigação e adaptação aos efeitos decorrentes do fenômeno das Mudanças Climáticas.

Sabemos que o Poder Público Municipal se mobilizou prontamente em todas as suas esferas, assim como a sociedade civil organizada, cidadãs e cidadãos, grupos de amigos, clubes, entes privados também agiram prontamente em benefícios de todos. Tudo numa demonstração inequívoca de que superaremos esta tragédia cada vez mais fortes e unidos, de modo a reconstruir e continuar a construir uma cidade cada vez melhor de nela se viver.

Neste sentido, é hora de reforçar ações que visam o planejamento urbano por bacias hidrográficas, a proteção ambiental do sistema aquífero guarani e das Cuestas Basálticas, bem como, bem administrar os nossos imensos potenciais ambientais, paisagísticos e turísticos. Estas iniciativas, tanto quanto outras que vão na mesma direção, nos fornecem as pistas de como avançar frente a um projeto de cidade responsável ambientalmente, viável economicamente e inclusiva socialmente e mais harmônica em especial ao Poder Público.

Enfim, este Conselho permanece ativo e atento apoiando sempre as boas iniciativas com o fito de contribuir para o bem estar de todos os cidadãos botucatuenses.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

EMA celebra 20 anos dedicados à educação ambiental

Publicado

em

A Escola do Meio Ambiente (EMA) de Botucatu completou no último sábado, 12 de abril, seus 20 anos de dedicação à educação ambiental em Botucatu. Desde 2005a EMA tem sido um espaço dedicado à conscientização ambiental que proporciona experiências transformadoras para crianças, jovens e adultos.

Vinculado à Secretaria de Educação, a EMA se tornou referência no município, promovendo conhecimento e encantamento por meio de trilhas, atividades ao ar livre e vivências na natureza.

Localizada no Jardim Aeroporto, a Escola do Meio Ambiente está inserida em um ecótono, uma zona de transição entre dois importantes biomas brasileiros: a Mata Atlântica e o Cerrado. Além disso, a área abriga nascentes do Ribeirão Lavapés e a Represa Professor Jorge Jim, reforçando sua importância para a preservação dos recursos hídricos da cidade.

Para celebrar os 20 anos de educação e conscientização ambiental, foi plantado um jequitibá-branco, árvore símbolo de Botucatu, em uma cerimônia na última quarta-feira, 16 de abril.

“Nesses vinte anos, nossa missão sempre foi a de estabelecer um vínculo amoroso entre nossos visitantes e a EMA, afinal, infinito é o valor da vida. Que os próximos anos sigam sendo de encantamento, de transformação e de profunda conexão com tudo o que vive”, destacou a professora Eliana Gabriel, diretora da Escola do Meio Ambiente.

Continuar Lendo

Botucatu

Hospital do Bairro completa 100 cirurgias

Publicado

em

Marca foi alcançada nesta última terça-feira, 15

O Hospital do Bairro de Botucatu (HBB) chegou nesta terça-feira, 15 de abril, na marca de 100 cirurgias realizadas desde a reativação do hospital, no dia 10 de março. É um marco que enche Botucatu de orgulho e que promete ser ainda mais eficiente para diminuir a fila das cirurgias na cidade.

Ao todo, mais de 50 profissionais de saúde já foram devidamente capacitados e orientados para o início das operações nesse tradicional hospital do nosso município.

Depois de cerca de 15 anos fechado, o Hospital do Bairro volta a ser um importante mecanismo da saúde pública da cidade, responsável por procedimentos de baixa e média complexidade dos pacientes encaminhados pelas Unidades de Saúde.

Nesse período das 100 primeiras cirurgias, foram realizados procedimentos de urologia, dermatologia, cirurgia vascular, oftalmologia e gastrocirurgia. E o trabalho não para por aqui: agora serão iniciados os procedimentos de mais demanda e maior complexidade, como cirurgias de vesícula, hérnia e catarata.

O Hospital do Bairro reforça o compromisso com a saúde de Botucatu e segue ampliando a quantidade de cirurgias por dia e priorizando os atendimentos às maiores necessidades da população botucatuense.

Continuar Lendo

Botucatu

Sebrae-SP realiza treinamento de Agentes Locais de Inovação em Botucatu

Publicado

em

O método oferece às empresas um caminho prático e estratégico para crescer com base na inovação

O Sebrae-SP promoveu, na última semana, em Botucatu, o treinamento de 19 novos Agentes Locais de Inovação (ALI) que atuarão nas regiões de Botucatu, Ourinhos e Itapeva durante os anos de 2025 e 2026. A capacitação teve duração de cinco dias e marcou o início da nova fase do programa ALI Produtividade, que será oferecido a partir de maio para micro e pequenas empresas dessas localidades.

A formação foi conduzida com base na metodologia do ALI Produtividade, que tem como foco o aumento da competitividade das empresas por meio da implementação de soluções inovadoras em processos, produtos e serviços.

De acordo com Fernando Moraes, facilitador do Sebrae-SP e representante do Escritório Regional do Sudoeste Paulista, o método oferece às empresas um caminho prático e estratégico para crescer com base na inovação. “A metodologia inclui autodiagnósticos que ajudam a reconhecer fragilidades e desafios internos, permitindo a construção de soluções personalizadas. A ideia é aumentar o faturamento, reduzir custos e implantar melhorias com foco em inovação e produtividade.”

Durante os cinco dias de atividades, os agentes foram imersos em conteúdos teóricos e práticos, além de dinâmicas voltadas ao atendimento empresarial. Para a agente Paula Roquejane, a capacitação ofereceu uma visão clara sobre o papel que os ALIs devem cumprir nos próximos meses. “Foi uma preparação intensa. Tivemos acesso ao método que será aplicado junto aos empresários e entendemos com clareza os objetivos, os prazos e os resultados esperados. Estamos prontos e comprometidos para atender com excelência.”

A analista de negócios do Sebrae-SP, Mariana Wagner Toledo Piza, que participou da condução do treinamento, destacou a qualidade técnica dos participantes e o alinhamento entre bolsistas e gestores regionais. “A capacitação proporcionou uma troca de experiências muito positiva. Foi possível observar o alto nível de engajamento dos bolsistas e a solidez do processo de seleção. Temos plena confiança no trabalho que será desenvolvido pelas equipes nos próximos meses”, explica.

O programa ALI Produtividade é uma iniciativa do Sebrae-SP e oferece às micro e pequenas empresas acompanhamento 100% subsidiado e personalizado, com duração de até seis meses, feito por um agente capacitado. A proposta é apoiar os empreendedores no diagnóstico e implementação de ações práticas de melhoria, sempre com foco no aumento da produtividade e na sustentabilidade dos negócios.

Empresas interessadas em participar poderão obter mais informações a partir de maio nas unidades do Sebrae-SP nas regiões envolvidas.

Sebrae-SP Botucatu – Rua Dr. Costa Leite, 1570 – Centro – Botucatu/SP.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5