Conecte-se Conosco

Botucatu

ConSertão realiza homenagem a compositores da música caipira, dia 23

Publicado

em

Em concerto ao ar livre e com entrada franca, artistas apresentam clássicos da música caipira com a Orquestração Sinfônica Municipal de Botucatu

A cidade dos “bons ares” será palco da estreia da Temporada 2022 do projeto ConSertão, uma série de concertos itinerantes e ao ar livre que presta homenagem aos compositores da música caipira. A apresentação gratuita será no dia 23 de abril (sábado), às 20h30, na Praça da Catedral, em Botucatu.

O espetáculo em Botucatu marca o retorno do projeto, após o período de restrições impostas pela pandemia Covid-19. Os artistas Cláudio Lacerda (voz), Rodrigo Zanc (voz), Neymar Dias (viola caipira) e, nesta temporada, a Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu, sob a regência do maestro Fernando Ortiz de Villate, são os protagonistas da iniciativa que propõe a mistura de dois universos: o popular e o erudito. Com clássicos do cancioneiro campesino no repertório, como “Romaria”, “Tristezas de Jeca” e “Chitãozinho e Xororó”, os artistas são acompanhados pela orquestra, em arranjos trabalhados para a viola e grupo sinfônico.

 

O projeto foi concebido pelo músico Cláudio Lacerda, como uma forma de elevar a música caipira a um patamar que ela merece, valorizando a cultura do campo. “Isso é uma bandeira para mim! O repertório é formado por clássicos do gênero, por canções que ajudaram a moldar a identidade cultural de São Paulo e algumas partes de Estados vizinhos, região definida como Paulistânia”, revela Cláudio.

 

A maioria dos compositores e intérpretes da música caipira são naturais do Estado de São Paulo, e, portanto, nada mais natural que os homenageados sejam na maioria paulistas, como Teddy Vieira, João Pacífico, Raul Torres, Angelino de Oliveira, Palmeira, Elpídio dos Santos, entre outros.

 

Inclusive, três dos homenageados são de Botucatu: Angelino de Oliveira (não nasceu no município, mas cresceu e possui até mesmo o título de Cidadão Botucatuense), Raul Torres e Serrinha.

 

O projeto é viabilizado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (ProAC-ICMS) e já impactou cerca de 31 mil pessoas. Sua primeira edição, em 2018, ocorreu em Piracicaba, Barra Bonita, Paraguaçu Paulista, Araçatuba e Araraquara. Com o sucesso das ações, em 2019, a segunda edição passou por Piracicaba, Brotas, Assis, Andradina e São José dos Campos.

 

Em 2022, além de Botucatu, o ConSertão passará ainda por mais um município paulista.

 

Quem faz o ConSertão

 

Assim como Angelino de Oliveira, Cláudio Lacerda adotou Botucatu como sua cidade do coração, onde mora atualmente. Além de idealizar o projeto, apresenta-se como a voz principal nos espetáculos. Sua carreira, dedicada à música caipira, fala por si só. Diretor da Cantoria Produções Artísticas, já lançou cinco discos e coleciona participações de artistas essenciais para o gênero, como Renato Teixeira, Rolando Boldrin, Dominguinhos, Tinoco e Pena Branca.

 

Acompanhando Lacerda como segunda voz nas canções está Rodrigo Zanc, músico com vasta experiência no meio e exímio violeiro. Com dois discos autorais, Zanc agrega enorme contribuição para a música caipira contemporânea com sua sonoridade moderna. Já o responsável pelos arranjos para a orquestra é Neymar Dias, que além de assinar a direção musical do projeto, ainda é quem empunha o mais emblemático personagem da cultura campesina: a viola caipira.

 

Junto à Lacerda, Zanc e Dias esta temporada conta com a participação da Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu, sob regência do maestro Fernando Ortiz de Villate, um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país, com 35 anos de história.

 

O CONSERTÃO é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, é gerido pela Cantoria Produções Artísticas e produzido pela Agência NTZ. Em Botucatu, conta com a parceria e Prefeitura Municipal de Botucatu e da Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu.

 

SERVIÇO

CONSERTÃO EM BOTUCATU

Data: 23 de abril de 2022 (sábado)

Horário: 20h30

Local: Praça da Catedral – Rua Rubião Junior, s/n, Centro – Botucatu/SP

ENTRADA GRATUITA

Classificação: Livre

 

Informações:

www.consertao.com.br

facebook.com/consertao

instagram.com/consertao.oficial

 

REPERTÓRIO DO CONCERTO

 

Boiadeiro errante

Teddy Vieira

 

Triste berrante

Adauto Santos

 

Cabocla Tereza

Raul Torres e João Pacífico

 

Disco voador

Palmeira

 

Cheiro de relva

Dino Franco e Zé Fortuna

 

Saudade da minha terra

Belmonte e Goiá

 

Chitãozinho e Xororó

Serrinha e Athos Campos

 

Você vai gostar

Elpídio dos Santos

 

Chuá chuá

Pedro de Sá Pereira e Ari Machado

 

Tristezas de Jeca

Angelino de Oliveira

 

Chora Viola

Lourival dos Santos e Tião Carreiro

 

Romaria

Renato Teixeira

 

Vide vida marvada

Rolando Boldrin

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Botucatu inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza 2025

Publicado

em

A vacina previne quadros graves da gripe e diminui o impacto sobre os serviços de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde inicia na próxima segunda-feira (7) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que tem como objetivo reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população alvo para a vacinação.

A vacinação é considerada a forma de prevenção mais eficaz contra o vírus da Influenza que, até o dia 20 de março, já gerou 393 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e 30 óbitos no Estado de São Paulo. Em 2024, foram 6.699 casos e 781 óbitos.

A imunização tem como foco crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes e idosos (60 anos ou mais), pois a vacina contra Influenza faz parte do Calendário Vacinal de rotina desses três grupos.

Além desses, outros grupos especiais também têm direito à vacina, incluindo:
. Puérperas;
. Trabalhadores da saúde;
. Quilombolas;
. Povos indígenas;
. Pessoas em situação de rua;
. Professores do ensino básico e superior;
. Profissionais das Forças de Segurança e salvamento;
. Profissionais das Forças Armadas;
. Pessoas com deficiência permanente;
. Caminhoneiros;
. Trabalhadores de transporte;
. Trabalhadores do correio;
. Funcionários do sistema de privação de liberdade;
. População privada de liberdade, adolescentes de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas;
. Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e condições especiais.

Para se vacinar, basta ir até uma Unidade de Saúde levando a caderneta de vacinação e um documento pessoal com foto. A falta da caderneta não impede a vacinação.

A vacina estará disponível em todas as Unidades de Saúde do Município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e nas Salas de Vacinação Noturnas do CSE – Rua Dr. Gaspar Ricardo, 181 – Vila dos Lavradores e do CSI – Rua Rafael Sampaio, 58 – Centro, das 18h às 21h30.

A população pode aproveitar a oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação e colocar as vacinas em dia.

Vacine-se: a vacinação salva vidas!

Continuar Lendo

Botucatu

Projeto Trilha inicia atividades em 2025

Publicado

em

Projeto de extensão da FCA/Unesp está com inscrições abertas para visitas monitoradas às Trilhas Ecológicas na Fazenda Experimental Lageado.

O Projeto Trilha, um dos mais longevos e bem-sucedidos projetos de extensão da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, está com inscrições abertas para receber visitas em 2025.

O Projeto Trilha var receber estudantes da região para visitas monitoradas às Trilhas Ecológicas na Fazenda Experimental Lageado. Os visitantes terão  a oportunidade de vivenciar a riqueza da fauna e flora local, além de informações sobre a história de Botucatu e região, o processo de formação da Cuesta, suas características e proteção, e o contexto de formação da FCA e a da Fazenda Lageado.

Voltada ao público infantil, a Trilha das Crianças é o local para a realização das atividades de educação ambiental com os menores. Já para o público jovem e adulto, a Trilha do Lageado propõe uma abordagem diferenciada.

O Projeto Trilha é composto por um time multidisciplinar de estudantes e coordenadores, que atuam juntos no desenvolvimento de ações e atividades que visam disseminar a importância da conservação ambiental, bem como o incentivo de práticas sustentáveis na comunidade local. Sua sede é a Casa da Natureza, localizada dentro da FCA, na Fazenda Experimental Lageado, próxima à área de Ciência Florestal do Departamento de Ciências Florestais, Solos e Ambiente.

Desde sua criação pelo professor Valdemir Rodrigues, em 1998, o projeto já atendeu cerca de 30 mil pessoas, entre estudantes e visitantes de várias regiões do Brasil. Em 2024, o projeto recebeu diversas escolas de Botucatu, que trouxeram alunos do ensino fundamental ao médio para visitas à Fazenda Experimental Lageado.

Além de promover a educação ambiental das crianças, o Projeto Trilha também funciona como um excelente campo de treinamento, complementando a formação dos estudantes universitários que atuam como monitores. Atualmente, o projeto é coordenado pela professora Renata Cristina Batista Fonseca, vice-diretora da FCA.

O Projeto Trilha está cadastrado e recebe apoio da PROEC – Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura da Unesp.

As visitas são gratuitas e podem ser agendadas pelo e-mail: projetotrilha.unespfca@gmail.com e as atividades do projeto podem ser acompanhadas pelo instagram: @projeto.trilha

Continuar Lendo

Botucatu

Sabesp investirá R$ 179 milhões em obras de saneamento em Botucatu

Publicado

em

Freepik

Meta é levar água tratada, coleta e tratamento de esgoto para todos até 2029; parte das obras já começou

 

A Sabesp está realizando o planejamento e um grande conjunto de obras em Botucatu para ampliar o abastecimento de água e a coleta e o tratamento de esgoto. O investimento total será de R$ 179 milhões até 2029, com o objetivo de levar os serviços de saneamento a toda a população do município. Parte dessas obras já está em andamento.

 

O anúncio foi feito na última quinta-feira (27), durante uma reunião com o diretor de Relações Contratuais e Institucionais da Sabesp, Meunim Rodrigues de Oliveira Junior, a equipe de Operações da Companhia, e o prefeito Fábio Leite. As ações também atendem áreas rurais e comunidades que antes não tinham acesso a esses serviços, reforçando o compromisso da Sabesp com a universalização do saneamento.
Atualmente, estão em andamento contratos de obras e serviços compartilhados no valor de R$ 35 milhões. Além disso, mais R$ 2 milhões devem ser contratados ainda neste ano, somando R$ 37 milhões já destinados à ampliação e modernização dos sistemas de água e esgoto da cidade e região.

 

A nova gestão da Sabesp tem adotado uma abordagem mais integrada, levando em consideração as necessidades específicas de cada município. Em Botucatu, as obras acompanharão o crescimento da cidade e ampliam a cobertura dos serviços, inclusive em regiões que, antes da desestatização da Companhia, não eram atendidas.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5