A Copa dos Campeões de Jiu-Jitsu de Projetos Sociais de Botucatu foi realizada no dia 1º de dezembro, no Ginásio Municipal Mário Covas, com a participação de 150 atletas mirins. Os competidores fazem parte dos projetos sociais IDE, Preservando o Futuro, Valorizando Vidas e Brazil Fight Clube, que atendem crianças de diversas regiões da cidade.
O evento foi idealizado pelos instrutores faixa marrom de Jiu-Jitsu Júnior Mendes e Juninho Alves, da equipe Tozi Botucatu, e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e da Prefeitura de Botucatu, que garantiram a realização da competição.
Um projeto que transforma vidas
Os instrutores contam que são cerca de 300 crianças atendidas em polos distribuídos pela cidade e o projeto oferece aulas gratuitas de Jiu-Jitsu com o objetivo de incluir socialmente jovens em situação de vulnerabilidade. “A prática da arte marcial ensina disciplina, respeito, ordem e autoestima, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento pessoal dos alunos”, falam.
Além do impacto social, o projeto também se destacou em competições. Em 2024, sagrou-se campeão da Copa Grandes Mestres da Federação Paulista de Jiu-Jitsu, na categoria Mirim a Juvenil, reafirmando o potencial técnico de seus atletas.
Planos para o futuro
Para 2025, a meta é continuar oferecendo aulas gratuitas com a mesma qualidade, ampliando o suporte aos jovens e ajudando-os a crescer com saúde e boas perspectivas.
“Nosso maior objetivo é criar oportunidades para crianças que não têm condições de praticar esportes, utilizando o Jiu-Jitsu como ferramenta de transformação de vidas”, afirmaram os organizadores. “A Copa dos Campeões simboliza mais que uma competição: é um marco do impacto positivo que esporte e educação podem gerar na comunidade”, finalizam.