Conecte-se Conosco

Brasil

Destroços de navio são descobertos em Santos, área é isolada

Publicado

em

Depois de dias nublados e com chuva, quem aproveitou o tempo firme para caminhar na praia de Santos se deparou com um cenário diferente na manhã desta quarta-feira (23). A descoberta de destroços de um novo navio, junto ao Canal 5, chamava a atenção de quem passava pelo local, que já foi isolado pela Prefeitura.

Sergio Ferreira afirma que já viu os destroços
em 1958. (Foto: Carolina Iglesias/AT)

Mas, enquanto muitos demonstravam surpresa, havia quem garantisse já ter visto os restos da embarcação naquele local, há muitos anos. “Mudei para a Ponta da Praia em 1958. Eu tinha uns 12 anos. Quando andávamos na praia, não era extraordinário ver o casco desse navio. Era aqui, depois do Canal 5. Já aparecia uma parte”, afirma o aposentado Sérgio Gomes Ferreira, de 71 anos.

Já o apresentador de TV João Carlos Freire de Lima, de 46 anos, disse que nunca tinha visto nada no local. ”Caminho há mais de 20 anos aqui, moro no Canal 6 e nunca vi isso. Já vi a maré recuada, mas nunca imaginei que haveria um navio. Fico surpreso com a natureza, de levar a areia e mostrar que nossa cidade tem história”.

Essa também foi a primeira vez que o aposentado Ben Hur, de 65 anos, viu os destroços da embarcação na orla. “Eu moro bem aqui em frente e da minha janela vi a movimentação em torno. De longe, até pensei que pudessem ser pedras, mas chegando mais perto, a gente percebe que realmente pode ser o casco de um navio. Já estou aqui no Litoral há 20 anos e nunca soube dessa embarcação”.

Moradores viram movimentação na orla e ficaram surpresos ao descobrir destroços
(Foto: Carolina Iglesias/AT)

O consultor de Recursos Humanos, Rafael Cavalcanti, de 25 anos, estava correndo pela orla quando se deparou com os destroços da antiga embarcação. Surpreso, ele foi abordado pela Reportagem quando fotografa a região, já isolada.

“Estou sempre caminhando aqui e pra mim isso realmente foi algo inédito. Fiquei pensando, já passei tanto por aqui, entrei na água e nunca imaginei que pudesse ter aqui embaixo uma embarcação naufragada. Tem muita história que a gente desconhece da Baixada Santista. Fiquei curioso em saber o que pode ter ocorrido aqui”.

Vapor Glória encalhou na praia, na área onde destroços foram encontrados, em 1909. (Foto: Novo Milênio)

Vapor Glória

Autor do livro Naufrágios do Brasil, o jornalista José Carlos Silvares esteve no local onde os destroços foram localizados. Para ele, os restos podem ser da embarcação Vapor Glória, que encalhou na praia em 1909 e que já foi retratado pelo pintor Benedicto Calixto.

“Esse encalhe, com certeza, aconteceu antes da construção do canal, porque vendo aqui você percebe que ele avança para cima do canal. Parece também que a proa do navio está virada para a Ponta da Praia. Como bate com o quadro do Benedito Calixto de 1909, até mesmo pelo tamanho, que deve ter entre uns 50 ou 60 metros no máximo, tudo leva a crer que seja a mesma embarcação”, explica o pesquisador.

Segundo ele, pelo quadro do pintor santista, é possível ver ao fundo a Praia do Góes, em Guarujá, mesmo cenário onde os destroços foram localizados. “O quadro é exatamente como vemos aqui. Já ouvi outros relatos dessa embarcação no passado, mas ainda não sei a procedência. Como aqui no Porto de Santos temos cerca de 70 navios naufragados, os mais difíceis de encontrar são os que encalharam, como esse e o Recreio”.

Jornalista acredita que embarcação seja a mesma retratada em um quadro de Benedito Calixto
(Foto: Carolina Iglesias/AT)

De acordo com a Prefeitura, os destroços foram descobertos na manhã de terça-feira (22), por funcionários da Terracom que faziam a limpeza diária. Nesta quarta, por volta das 10h15, a área foi isolada, quando a maré estava mais baixa.

“Ontem, durante a limpeza na praia, que acontece todos os dias, funcionários da Terracom informaram a Prefeitura que haviam encontrado pedras estranhas na orla. Quando viemos, detectamos que eram destroços de alguma embarcação, mas como a maré já estava alta, não pudemos fazer nada”, disse a subprefeita da Orla e Intermediária, Fabiana Ramos Garcia Pires, ao afirmar que desde semana passada vem ocorrendo um intenso recuo do mar, com desassoreamento bastante acentuado.

“A gente tem sofrido um desassoreamento muito grande nos últimos anos, desde a Praia do Embaré até a Ponta da Praia. De 15 dias para cá, a maré recuou bastante e só ontem que ele apareceu. Hoje, cravamos escoras de madeira no entorno para fazer o isolamento da área e, estamos solicitando à Capitania dos Portos e a Marinha mais informações para identificar que embarcação é essa e quais providências serão adotadas”, conta a subprefeita, que acredita que o encalhe tenha ocorrido antes da construção do canal naquele trecho, em 1927.

De acordo com informações da Capitania dos Portos, pesquisadores irão até o trecho, na tarde desta quarta-feira, para realização de perícia.

Apesar do recuo da maré, destroços do Recreio estavam submersos (Foto: Carolina Iglesias/AT)

Recreio

A poucos metros daquela área, um velhos conhecido dos santistas permanece com restos à mostra sempre em dias de maré baixa. É o navio Recreio, que encalhou na faixa de areia da Ponta da Praia, em 26 de fevereiro de 1971, após uma noite de forte temporal e mar revolto. Na época, a embarcação estava ancorada na Praia do Góes, mas se soltou e foi levada até o Canal 6.

“Naquele trecho, a gente mantém até hoje a sinalização e o isolamento da área. Alguns anos atrás, eles cortaram uma parte do ferro, mais ou menos uns 40 cm de altura e ele permaneceu enterrado, voltando depois a aflorar. Algumas pessoas falam de preservar a história e se a gente mexer, vamos alterar uma parte da história. Por isso decidimos só manter o isolamento”.

Fonte: A Tribuna

 

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Caixa inicia pagamento de Bolsa Família e Auxílio Gás nesta terça

Publicado

em

 

 

Pagamento será antecipado para todo o estado do Rio Grande do Sul e para alguns municípios do
Amazonas, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima e São Paulo

 

A CAIXA inicia, nesta terça-feira (15), o pagamento dos programas Bolsa Família e Auxílio Gás dos Brasileiros referentes ao mês de abril. As famílias que recebem seu benefício pelo CAIXA Tem podem movimentar os recursos pelo App. O pagamento do benefício é realizado de acordo com o final do Número de Identificação Social – NIS, com término previsto para dia 30/04. Ao todo, cerca de 20,5 milhões de famílias recebem o Bolsa Família e 5,3 milhões serão beneficiadas com o Auxílio Gás.

 

A CAIXA, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, realizará o pagamento do benefício referente ao mês de abril de 2025 no primeiro dia do calendário, independentemente do número do NIS, para todos os beneficiários do Rio Grande do Sul, devido a condições climáticas, bem como para beneficiários de alguns munícipios do Amazonas, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima e São Paulo, em razão de decretos de situação de emergência também provocado por condições climáticas.

Os canais para consulta de informações e movimentação dos valores permanecem os mesmos: App CAIXA Tem, terminais de autoatendimento, Unidades Lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui, além das agências da CAIXA.

 

A CAIXA disponibiliza também o Aplicativo Bolsa Família com informações sobre o Programa.

 

Auxílio Gás:

O benefício foi criado para mitigar o impacto do preço do gás de cozinha no orçamento das famílias. Atualmente, cerca de 5,3 milhões de famílias recebem, bimestralmente, 100% do valor da média nacional do botijão de gás de cozinha de 13 quilos. Em abril, o valor será de R$ 108.

 

Os pagamentos são realizados de acordo com o final do NIS do beneficiário e seguem o calendário de pagamento do Programa Bolsa Família. As famílias beneficiárias poderão consultar as informações das parcelas nos Aplicativos Bolsa Família e CAIXA Tem ou pelo telefone 111.

 

Como utilizar o benefício:

Os beneficiários podem movimentar os valores preferencialmente pelo App CAIXA Tem, não sendo necessário ir até uma agência para saque do benefício.

 

Os beneficiários também podem utilizar o cartão para realizar compras nos estabelecimentos comerciais por meio da função de débito bem como realizar saques em Unidades Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui, além das agências da CAIXA.

 

Nos terminais de autoatendimento, o saque pode ser realizado sem cartão com identificação biométrica, cadastrada previamente.

 

Aplicativo CAIXA Tem:

Pelo App CAIXA Tem é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code, por meio de mais de nove milhões de maquininhas de cartão espalhadas por todo o Brasil.

 

O beneficiário também pode realizar o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio App ou nas Unidades Lotéricas, bem como fazer Pix.

 

Utilizando o App CAIXA Tem também é possível fazer saques nas Unidades Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui e terminais de autoatendimento por meio da geração de token diretamente no App.

 

Mais informações sobre o pagamento do Bolsa Família podem ser consultadas no site do banco.

Continuar Lendo

Brasil

Famesp abre processo seletivo para unidades de Botucatu

Publicado

em

Inscrições de 13 a 22 de abril para vagas em diversas especialidades médicas e áreas técnicas

A Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (FAMESP) comunica a abertura do Processo Seletivo 043/2025 para contratação de profissionais em suas unidades de Botucatu. As inscrições serão realizadas exclusivamente online no período de 13 a 22 de abril de 2025 através do site www.famesp.org.br.

VAGAS DISPONÍVEIS

Área Técnica e Administrativa:

 

  • Técnico de Farmácia (determinado)
  • Técnico de Informática Júnior
  • Analista de Sistemas Júnior
  • Auxiliar de Serviços Gerais

 

Profissionais de Saúde:

  • Farmacêutico
  • Psicólogo Hospitalar (determinado)
  • Fisioterapeuta
  • Terapeuta Ocupacional
  • Enfermeiro Obstetra

 

Médicos Especialistas:

  • Especialista em Dor
  • Ortopedista (Coluna)
  • Ortopedista (Trauma)
  • Ortopedista (Quadril)
  • Mastologista
  • Dermatologista
  • Intensivista
  • Endoscopista
  • Reumatologia Pediátrica
  • Intensivista Pediátrico
  • Cirurgia Cardiovascular
  • Cirurgia de Cabeça e Pescoço
  • Otorrinolaringologista
  • Oftalmologista (Retina e Vítreo)
  • Oftalmologista (Catarata)
  • Cirurgia Pediátrica

Serviço:

Período de Inscrições: 13 a 22 de abril de 2025

Forma de Inscrição: Exclusivamente pelo site www.famesp.org.br

Documentação Necessária: Consultar edital completo no site oficial

Sobre a Famesp

A Famesp é uma fundação privada, sem fins lucrativos, com mais de 40 anos de existência. Hoje, além de possuir um hospital próprio na cidade de Botucatu (o Serviço de Ambulatórios Especializados de Infectologia “Domingos Alves Meira” – SAEI-DAM), onde mantém sede própria, a Famesp também está presente nas cidades de Bauru (SP), Itapetininga (SP) e Tupã (SP) fazendo a gestão de hospitais e ambulatórios médicos por meio de contratos de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP).

Continuar Lendo

Brasil

Para Federação, obrigatoriedade de visto americano vai prejudicar Turismo no Brasil

Publicado

em

Em resposta ao tarifaço imposto por Donald Trump (Partido Republicano), governo federal brasileiro deve editar medida nesta quinta-feira (10/4), incluindo Austrália e Canadá; para Fhoresp, decisão afugentará turistas estrangeiros
A Federação dos Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) acredita que o Brasil vai sofrer impactos negativos no Turismo, caso o governo brasileiro insista no retorno da exigência do visto para americanos, australianos e canadenses. A medida, prevista para ser editada nesta quinta-feira (10/4), é uma resposta ao tarifaço imposto pelo governo dos Estados Unidos, sob o comando de Donald Trump (Partido Republicano). A Fhoresp prevê a perda de visitantes para países vizinhos, que não exigem o documento.
Desde 2019, não é obrigatório no Brasil o visto por parte de americanos. A exigência caiu no governo de Jair Bolsonaro (PL), via decreto presidencial unilateral – ou seja, brasileiros ainda precisam de permissão outorgada por postos consulares para acessar os Estados Unidos. De lá para cá, muitos setores brasileiros se beneficiaram com a medida, incluindo o Turismo, uma vez que a exigência de visto pode ser impeditivo para quem deseja viajar, seja pela burocracia ou pelo tempo de espera para a emissão.
Para o diretor-executivo da Fhoresp, Edson Pinto, a retaliação pretendida pelo governo federal ao tarifaço pode prejudicar o próprio País, pois vai afugentar turistas de fora. Desde 2/4, Trump tem imposto aumento de tarifas a 180 países que exportam para os Estados Unidos produtos e matéria-prima – o que inclui o Brasil. As novas taxas variam de 10% a 104%, dependendo da nação:
“Não de hoje, o Brasil é destino de longa distância para europeus, americanos e asiáticos. Com esta obrigatoriedade de visto no Brasil, vamos perder visitantes para outros países. Isso vai influenciar no faturamento do Turismo, e, aí, falo em hotéis, restaurantes, bares e atividades de recreação e de lazer – o trade como um todo. Isso vai impactar negativamente, inclusive, as estratégias e o trabalho da Embratur”, lembra Edson, ao citar a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).
Quem tiver o Brasil como destino, partindo dos Estados Unidos, do Canadá e da Austrália, a partir desta quinta-feira, deverá solicitar visto on-line, sob taxa de US$ 80,90, caso o governo federal volte, mesmo, a exigir o documento. A permanência do estrangeiro em solo brasileiro também não poderá ultrapassar 90 dias.
Segundo o representante da Fhoresp, enquanto o Brasil não consegue, nos dias de hoje, ultrapassar a média de 7 milhões de turistas, o México recebe 20 milhões de estrangeiros, anualmente – diferença que deve ficar ainda mais latente a partir da retomada de exigência do visto americano:
“O Brasil sairá perdendo. Vamos passar a disputar o turista com países como Colômbia, Chile, Peru, Costa Rica, Argentina e México, que não exigem visto. Se a União for em frente com essa medida, estaremos adicionando uma restrição ao Brasil que vai impactar diretamente e negativamente o Turismo, que já atua com dificuldades”, reforça.
A Fhoresp ainda faz ressalvas em relação ao desempenho do Turismo Internacional brasileiro perante outras nações que já são destinos consolidados. A França, uma das referências na Europa, recebe 100 milhões de turistas ao ano. Já os Estados Unidos, bate a marca dos 70 milhões:
“O governo federal está misturando alhos com bugalhos; taxa com visto! Isso é catastrófico! É preciso que o Brasil compreenda o momento político norteamericano, exerça sua diplomacia e defenda os interesses nacionais, mas a análise deve ser ampla e aprofundada, para que o Turismo não pague o preço e saia no prejuízo”, finaliza Edson Pinto.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5