“Foi um momento em que conseguimos reunir informação, conscientização e ações práticas. Atingimos a finalidade em mais um ano graças a parceria entre as Instituições (HCFMB e FMB|Unesp)”, disse Vanessa dos Santos Silva, médica nefrologista do HCFMB e coordenadora da campanha do Dia Mundial do Rim em Botucatu.
O tema deste ano foi: “Seus rins estão OK? Faça exame de creatinina para saber”. Em Botucatu, a iniciativa congregou diferentes atividades visando à conscientização da saúde renal.
Entre os dias 11 e 13 de março, os profissionais de saúde concederam entrevistas as rádios da cidade para divulgar as ações da campanha. Na ocasião, dúvidas de ouvintes também puderam ser esclarecidas sobre os principais fatores de risco que afetam os rins.
A praça do Bosque, no Centro de Botucatu, foi o palco escolhido, no dia 13, pela equipe multiprofissional do HCFMB e da FMB|Unesp para abordagem das pessoas que receberam orientações dos fatores de risco para a doença renal crônica.
No dia 14 de março, o prédio do ambulatório de especialidades do HCFMB recebeu o “Calendário da Saúde”, com a finalidade de conscientizar os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e disseminar informações em relação à saúde renal.
Nos dias 19 e 31 de março foi a vez da iniciativa privada participar das atividades. A empresa Eucatex recebeu a equipe multiprofissional para um momento de conscientização, orientação, mensuração de pressão arterial e glicemia capilar, escuta ativa e encaminhamento direcionado pela equipe médica, conforme necessidades individuais.
Já no dia 31 de março foi a vez do Grupo Caio receber a equipe dos profissionais de saúde. Os funcionários da empresa receberam orientações para a saúde dos rins, houve a mensuração de pressão arterial e glicemia capilar e exame de creatinina.
Projeto de Pesquisa
“Participamos do projeto de pesquisa da Sociedade Brasileira de Nefrologia, conseguindo avaliar a função renal de 152 pessoas por meio da creatinina “Point of Care”. Todas estas pessoas já apresentavam algum fator de risco para doença renal e, avaliando os resultados do exame, identificamos que 42% tinham algum grau de doença renal”, explica Vanessa.
Ainda segundo a especialista, estes achados precisam ser confirmados por exames mais padronizados. “Estes números nos deixam ainda mais alertas para a necessidade de campanhas de conscientização e diagnóstico de doença renal”, finaliza Vanessa.
Sobre o Dia Mundial do Rim
É uma campanha mundial idealizada conjuntamente pela Federação Mundial de Fundações do Rim (IFKF) e Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) com o objetivo de informar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde renal. Comemorado sempre na segunda quinta-feira do mês de março, no Brasil, as ações são coordenadas pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).