Cultura

Encontros sobre Audiovisual e sessões de Cineclube movimentam Botucatu, de abril a agosto

Publicado

em

OFICINE-SE é um projeto que busca estimular a produção e a formação de público na área audiovisual em Botucatu. As atividades acontecerão de Abril a Agosto e incluem sessões de cinema seguidas por bate-papo, palestras, oficinas e rodas de conversas com profissionais das principais áreas do Audiovisual, além de sessões quinzenais de Cineclube. Toda a programação do OFICINE-SE é gratuita, voltada para o público interessado em Cinema e Audiovisual, e acontecerá no Cine Janelas, localizado no Espaço Cultural de Botucatu.

Sob curadoria do produtor audiovisual botucatuense Daniel Kojak, as sessões de Cineclube acontecerão toda 1ª e 3ª quinta-feira do mês, começando dia 5 de abril com o filme italiano Vermelho como o Céu (2006), que conta a história de um menino que perde a visão e, ao descobrir um toca-fitas, descobre um novo universo criativo. O longa é baseado na história real de Mirco Mencacci, um renomado editor de som do cinema italiano.

Por isso mesmo o filme já faz ligação com o 1º encontro do projeto, que ocorre nos dias  6 e 7 de abril e aborda o Áudio dentro da produção cinematográfica. Ladislau Kardos, produtor musical e operador de som direto, além de ator e baterista, é o convidado para este encontro.

Ladislau propõe uma abordagem holística sobre o som e suas diversas aplicações no cinema e na arte experimental. “Teremos um contato inicial com os equipamentos de som direto, assim como com todas as etapas do som no Audiovisual”, comenta o convidado, que ainda realizará uma atividade sonora colaborativa com os presentes.

Todos os encontros entre público e profissionais do audiovisual acontecerão em dois dias, sendo o primeiro para exibição de materiais selecionados e uma rápida apresentação do convidado. ficando o segundo para palestras, troca de ideias e atividades. Além de Áudio, os segmentos abordados serão Produção, Roteiro, Fotografia, Direção e Pós-Produção.

Aprender com “erros e acertos”

Para o criador e coordenador do projeto OFICINE-SE, Baga Defente, a idéia dos encontros é propiciar ao público um panorama atual do audiovisual brasileiro, tanto o comercial — incluindo Cinema, Publicidade e Novas Mídias — quanto o independente, mais ligado aos trabalhos artísticos e autorais.

Para isso, os convidados irão compartilhar histórias das suas trajetórias profissionais, incluindo as dificuldades iniciais de carreira, seus erros, acertos e dicas para quem pretende atuar em cada uma dessas áreas.

“Não é uma oficina com finalidade de gerar um produto, mas uma intensa troca de ideias sobre métodos de produção, mercado, dificuldades e sucessos, tanto por parte dos convidados quanto dos participantes que já possuem alguma experiência, mesmo que pequena ou amadora, na produção audiovisual. Alguns convidados atuam mais em produções comerciais, outros nas autorais, então a ideia é traçar um paralelo e mostrar que pode haver um equilíbrio entre ambas”, comenta Defente.

O projeto OFICINE-SE é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e NADA Estúdio Criativo, com apoio da Secretaria de Cultura de Botucatu e Quiprocó Bar.

Fonte: Assessoria

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile