Botucatu

Estudantes do IBB participam de projeto de internacionalização

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A iniciativa visa abordar, de forma multidisciplinar, a integração de discentes e docentes na área de Reprodução Humana.

Estudantes do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp – câmpus de Botucatu participaram de um projeto de internacionalização na graduação, junto à modalidade o Collaborative Online International Learning (Aprendizagem Internacional Colaborativa Online) – COIL. Neste projeto, docentes e discentes dos cursos de Ciências Biomédicas da Unesp – câmpus de Botucatu, do Centro Universitário Padre Albino (UNIFIPA), e da Universidade de Aveiro (Portugal), abordaram de forma multidisciplinar, a integração na área de Reprodução Humana. O projeto ocorreu de modo on-line, tornando mais fácil e acessível a interação dos estudantes do Brasil e de Portugal.

Conheça o COIL 

COIL é uma modalidade de ensino-aprendizagem desenvolvida de forma remota, ligando docentes e discentes de diferentes continentes, o que amplia e democratiza experiências de internacionalização na graduação. Neste projeto, os estudantes tiveram acesso a uma plataforma virtual e puderam aprimorar suas habilidades de comunicação em nível internacional, além de aprender de maneira mais profunda sobre temas relacionados à “Reprodução Humana”. Entre as diferentes atividades oferecidas, houve discussões semanais com os estudantes portugueses e brasileiros, afinal, cada grupo produziu um relatório e um vídeo a respeito de temas propostos, entre eles, infertilidade, hábitos de vida, obesidade na fertilidade e contracepção masculina e feminina.

As atividades oferecidas pelo projeto COIL conectaram três disciplinas: Farmacologia da Reprodução (Unesp), Reprodução Assistida (UNIFIPA) e Reprodução Humana e Doenças Associadas (Universidade de Aveiro). As atividades foram acompanhadas pelos professores Erick J. R. Silva, do Departamento de Biofísica e Farmacologia do IBB, Ana Paula Girol da UNIFIPA, Maria de Lourdes Pereira e Margarida Fardilha da Universidade de Aveiro, Portugal.

Segundo o  docente Erick J. R. Silva, o projeto agrega não apenas ao repertório acadêmico dos estudantes, mas impacta toda a sociedade, já que o vídeo desenvolvido precisa ser planejado e executado em uma linguagem acessível para a população.

“O interessante é que conseguimos proporcionar para a população informações baseadas em evidências científicas, em uma linguagem acessível a todos. Hoje, mais do que nunca, temos muita desinformação circulando, por isso, acreditamos que o projeto traz informações e dados verídicos, que iluminam a pesquisa em Reprodução Humana para a população”, explicou.

Trabalhos desenvolvidos pelos discentes no COIL

Na edição de 2024 do COIL, os vídeos foram produzidos pelas estudantes da Unesp Giulia Calderaro e Maria Beatriz Nicoletti, em conjunto com discentes de outras universidades e divulgados no canal do Youtube Male Contraceptive Initiative. Porém, o projeto existe desde 2021 e cerca de 120 estudantes da Unesp já participaram.

Além disso, de acordo com o professor  Erick, em breve, todos os vídeos já produzidos em inglês e português serão publicados via Youtube, como parte das iniciativas do projeto. O projeto resultou, inclusive, em um artigo, avaliando o impacto do COIL na aquisição de habilidades de comunicação internacional dos alunos, e foi aceito para publicação de periódico científico, tendo como autores docentes e discentes do Brasil e de Portugal.

“Acreditamos muito nestes projetos integrativos com diferentes universidades, dentro e fora do país. Mais do que promover o acesso a pesquisas e debates, eles reforçam o compromisso com toda a sociedade em assuntos relevantes para o cotidiano dos brasileiros”, finalizou Erick.

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