Botucatu

Estudo de efetividade da vacina contra COVID-19 chega ao fim

Publicado

em

Resultados da pesquisa estão em fase final de análise e em breve serão divulgados

Gestores, docentes e servidores estiveram reunidos na última quinta-feira, 31 de março, para o ato simbólico de encerramento do Estudo de Efetividade da Vacina COVID-19 Recombinante/Fiocruz contra diferentes variantes do SARS-CoV-2 na região de Botucatu. O contrato dos profissionais envolvidos no sequenciamento e na coleta e junção de dados foi finalizado após 10 meses de trabalho.

O projeto, desenvolvido na Faculdade de Medicina da Unesp, campus de Botucatu (FMB/UNESP), em parceria com a Prefeitura de Botucatu, permitiu a vacinação em massa de toda população botucatuense no dia 16 de maio de 2021. A mesma estrutura foi montada para ministrar a segunda dose no dia 08 de agosto de 2021.

O estudo buscou calcular a efetividade da Vacina COVID-19 Recombinante/Fiocruz em uma situação de “mundo real”, levando em conta as variantes em circulação no município, além de analisar a segurança do imunizante. Cerca de 350 profissionais foram capacitados para o desenvolvimento do trabalho, que envolveu o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e todas as unidades básicas de saúde do município.

Mais de 18 mil termos de consentimentos foram recebidos no período de inclusão do estudo, entre 17 de maio e 17 de novembro de 2021, o que mostra grande participação por parte da população. Os resultados da pesquisa estão em fase final de análise e em breve serão divulgados.

O estudo foi viabilizado com participação ativa do reitor da Unesp, Prof. Titular Pasqual Barretti e contou com o apoio do Ministério da Saúde, CNPQ, Fiocruz, Fundação Bill e Melinda Gates e Universidade de Oxford.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile