Conecte-se Conosco

Botucatu

Fundo Social confecciona máscaras para cooperativa de agentes ambientais

Publicado

em

O Fundo Social de Solidariedade utilizou parte de seu estoque de lençóis, tecidos e elástico arrecadados, para a produção de máscaras. A iniciativa teve como principal objetivo equipar os agentes ambientais da Cooperativa que trabalha na separação de materiais recicláveis no Aterro Sanitário da Cidade.

As máscaras foram produzidas por costureiras e professoras de artesanato do Município, que de forma solidária e gratuita, confeccionaram mais de 400 unidades do material.

“Tínhamos aqui uma boa quantidade de tecido tricoline e com a ajuda desses profissionais pudemos enviar a cooperativa que trabalha no Aterro esse material de proteção. Agradeço as costureiras voluntárias Dulce, Ana, Isabel e Jéssica e as professoras Dora, Heloisa e Rute pelo lindo gesto de cidadania e amor ao próximo”, afirmou Pida Pardini, Presidente do Fundo Social.

Além da quantidade recebida pelos agentes da cooperativa, outra parte das máscaras confeccionadas será utilizada por servidores municipais que trabalham com o atendimento ao público.

Digas para confecção e utilização de máscaras

Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações. É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face. E mais uma informação importante: ela é individual. Não pode ser dividida com ninguém. As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

Outras orientações:

· A máscara pode ser usada até ficar úmida. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano;

· A máscara serve de barreira física ao vírus. Por isso, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face;

· Também é importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto;

· Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar;

· Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária. Deixe de molho por cerca de 30 minutos;

· Para cumprir essa missão de proteção contra o coronavírus, serve qualquer pedaço de tecido, valendo até desmanchar aquela camisa velha, calça antiga, cortina, o que for.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Centro de Inovação Tecnológica do HCFMB é credenciado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

Publicado

em

O Centro de Inovação Tecnológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (CIT-HCFMB) foi credenciado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo à Rede Paulista de Centros de Inovação Tecnológica.

 

O credenciamento posiciona o CIT-HCFMB e a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) como polo de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico. “Isso permitirá que o HCFMB esteja na vanguarda das soluções em saúde, promovendo melhorias nos serviços prestados, atraindo parcerias estratégicas, fortalecendo a cultura de inovação interna e contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população atendida”, afirma o Superintendente do HCFMB, José Carlos Souza Trindade Filho.

 

Entre os principais objetivos do CIT, estão o apoio a ideias inovadoras sugeridas pela comunidade do HCFMB, incluindo médicos, alunos de pós-graduação, professores, pesquisadores, entre outros; assim como empresas que possam gerar produtos de interesse, não só  para o Hospital, mas também para a população.

 

O Centro de Inovação Tecnológica terá suporte para os empreendimentos de inovação na área da saúde, por meio do envolvimento de profissionais capacitados, treinamentos, assessoria e disponibilização de infra-estrutura para o desenvolvimento de projetos. Esse processo também envolve a identificação de agências públicas ou privadas para a captação de recursos financeiros no desenvolvimento destes projetos.

 

Alguns projetos já estão em fase de discussão, e o CIT está aberto à apresentação de propostas de toda a comunidade. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail silvia.rogatto@unesp.br.

 

“O credenciamento do CIT do HCFMB é uma grande conquista para a nossa gestão. Além de identificar projetos de inovação que possam ser desenvolvidos na nossa instituição, também buscará fontes de fomento para alavancar os projetos inovadores, que com certeza podem resultar em produtos de impacto social e na saúde”, finaliza o Superintendente do HCFMB.

 

Equipes envolvidas

 

Superintendência do HCFMB
Gerência de Gestão Corporativa
Gerência de Planejamento
Núcleo de Inteligência Artificial (NIA)
CIMED
DGGA

Continuar Lendo

Botucatu

Dia Mundial do Rim – HCFMB e FMB promoveram atividades de conscientização à população

Publicado

em

“Foi um momento em que conseguimos reunir informação, conscientização e ações práticas. Atingimos a finalidade em mais um ano graças a parceria entre as Instituições (HCFMB e FMB|Unesp)”, disse Vanessa dos Santos Silva, médica nefrologista do HCFMB e coordenadora da campanha do Dia Mundial do Rim em Botucatu.

O tema deste ano foi: “Seus rins estão OK? Faça exame de creatinina para saber”. Em Botucatu, a iniciativa congregou diferentes atividades visando à conscientização da saúde renal.

Entre os dias 11 e 13 de março, os profissionais de saúde concederam entrevistas as rádios da cidade para divulgar as ações da campanha. Na ocasião, dúvidas de ouvintes também puderam ser esclarecidas sobre os principais fatores de risco que afetam os rins.

A praça do Bosque, no Centro de Botucatu, foi o palco escolhido, no dia 13, pela equipe multiprofissional do HCFMB e da FMB|Unesp para abordagem das pessoas que receberam orientações dos fatores de risco para a doença renal crônica.

No dia 14 de março, o prédio do ambulatório de especialidades do HCFMB recebeu o “Calendário da Saúde”, com a finalidade de conscientizar os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e disseminar informações em relação à saúde renal.

Nos dias 19 e 31 de março foi a vez da iniciativa privada participar das atividades. A empresa Eucatex recebeu a equipe multiprofissional para um momento de conscientização, orientação, mensuração de pressão arterial e glicemia capilar, escuta ativa e encaminhamento direcionado pela equipe médica, conforme necessidades individuais.

Já no dia 31 de março foi a vez do Grupo Caio receber a equipe dos profissionais de saúde. Os funcionários da empresa receberam orientações para a saúde dos rins, houve a mensuração de pressão arterial e glicemia capilar e exame de creatinina.

Projeto de Pesquisa

“Participamos do projeto de pesquisa da Sociedade Brasileira de Nefrologia, conseguindo avaliar a função renal de 152 pessoas por meio da creatinina “Point of Care”. Todas estas pessoas já apresentavam algum fator de risco para doença renal e, avaliando os resultados do exame, identificamos que 42% tinham algum grau de doença renal”, explica Vanessa.

Ainda segundo a especialista, estes achados precisam ser confirmados por exames mais padronizados. “Estes números nos deixam ainda mais alertas para a necessidade de campanhas de conscientização e diagnóstico de doença renal”, finaliza Vanessa.

Sobre o Dia Mundial do Rim

É uma campanha mundial idealizada conjuntamente pela Federação Mundial de Fundações do Rim (IFKF) e Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) com o objetivo de informar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde renal. Comemorado sempre na segunda quinta-feira do mês de março, no Brasil, as ações são coordenadas pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).

Continuar Lendo

Botucatu

Sebrae-SP e Prefeitura de Botucatu vão orientar MEIs sobre como prestar serviços para órgãos públicos

Publicado

em

Evento apresenta ferramenta digital que permite a MEIs oferecerem serviços à Prefeituras de forma simples e online

O Sebrae-SP, por meio do escritório de Botucatu, e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Botucatu promovem no dia 29 de abril (terça-feira) um encontro voltado a Microempreendedores Individuais (MEIs) interessados em prestar serviços para a administração pública. O evento será realizado das 19h às 21h, na sede do Sebrae-SP em Botucatu, localizada na Rua Dr. Costa Leite, 1570 – Centro.

O objetivo é apresentar o Contrata + Brasil, uma plataforma desenvolvida pelo Governo Federal que conecta MEIs diretamente às demandas de Órgãos Públicos, entre eles a Prefeitura. Por meio dela, é possível se cadastrar, visualizar oportunidades e enviar propostas de forma digital, prática e gratuita.

A ação é direcionada a profissionais que atuam em áreas como manutenção predial, manutenção de ar-condicionado, manutenção de equipamentos, pintura, elétrica, hidráulica, jardinagem, serralheria, carpintaria e pequenos reparos em geral. A proposta é ampliar o acesso desses empreendedores ao mercado de compras públicas, gerando novas oportunidades e movimentando a economia local.

Durante o encontro, os participantes terão orientações sobre como fazer o cadastro na plataforma, quais documentos são exigidos, como localizar editais abertos e de que forma é possível oferecer seus serviços à Prefeitura por meio do sistema.

Segundo Victor Eburneo, líder operacional regional do Sebrae-SP de Botucatu, o Contrata + Brasil representa uma porta de entrada acessar mercado com o setor público.

“Essa iniciativa está totalmente alinhada com a missão do Sebrae-SP, que é apoiar e fortalecer os pequenos negócios. O Contrata + Brasil representa uma oportunidade concreta para que os MEIs tenham acesso a um novo mercado, o das compras públicas, com menos burocracia e mais agilidade. Ao facilitar esse caminho, o Sebrae-SP contribui não só com o crescimento individual de cada empreendedor, mas com o desenvolvimento econômico local, incentivando a formalização, a geração de renda e a circulação de recursos dentro da própria cidade”, conta.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Assuntos de Serviço da Prefeitura de Botucatu, Marcos Aurélio Ribeiro Martins, reforça que a iniciativa já está ativa no município, mas ainda pouco conhecida por boa parte dos empreendedores.

“Muitos MEIs não sabem que podem prestar serviços diretamente à Prefeitura por meio dessa plataforma. Por isso, esse evento é tão importante: ele mostra, na prática, como acessar essas oportunidades e formalizar novos negócios com o poder público.”

As vagas são limitadas e a participação é gratuita. As inscrições devem ser feitas por meio do link https://bit.ly/contrata-mais-brasil 

Serviço: Apresentação do Contrata + Brasil
Data: 29/04/2025 (terça-feira)
Horário: 19h às 21h
Local: Sebrae-SP Botucatu – Rua Dr. Costa Leite, 1570 – Centro – Botucatu/SP
Público-alvo: MEIs das áreas de manutenção, reparos e serviços gerais
Gratuito | Vagas limitadas

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5