O 16° Café das Cinco celebra a música e a criatividade neste domingo, dia 9 de abril, com Oficina, Café e muita música, no Mirante das Artes, com entrada gratuita.
O evento começa a partir das 14h, com o produtor do Café das Cinco e artista, Fernando Vasques, ministrando uma Oficina da Canção, sobre o universo da canção – composto por harmonia, letra e melodia – e a experimentação criativa, a partir de estímulos fornecidos por Vasques para a criação de composições individuais e coletivas.
Em seguida, às 17h, tem inicio o tradicional circuito de cafeína, tortas, bolos, outros quitute e prosa, entre artistas, produtores culturais e público amante da música. Neste momento, Fernando estará recebendo a inscrição de até cinco compositores que apresentarão duas de suas canções, independente do gênero ou estilo musical ou poético.
O encerramento do Café das Cinco de Abril de 2017 acontecerá com a apresentação de “toboagua”, especial de Felipe Roberto e Bruno Yanagizawa, que atualmente trabalham numa sequência de canções sob o tema águas. Felipe já participou de diversas edições do Café das Cinco, como compositor inscrito, onde fez diversas interpretações de seu repertório.
“Gosto de trabalhar com as sensações, imagens, cores e sabores. Essa ideia de compor músicas sobre um determinado tema é uma aventura nova que eu e o Bruno nos propomos, espero que gostem. Não tenho um processo de criação bem definido, mas quando passo bastante tempo no violão, naturalmente acabo criando sequências harmônicas e melodias, então as gravo e deixo-as arquivadas, às vezes algumas dessas ideias acabam virando canções”, afirma Felipe, que começou a compor aos 11 anos de idade, primeiro zombando dos irmãos e posteriormente de outros membros da família.
“Ter tocado durante praticamente um ano no café foi um processo muito importante para o meu amadurecimento, tanto que devo muito da minha classificação no ‘Cantos da Cuesta’ e do Botucanto (2016) a esse processo, aos poucos o palco, o público e o microfone foram deixando de serem tão assustadores. Se a gente não mudar o repertório até lá, acho que vamos tocar duas músicas que já tocamos no café e foram compostas nesse tempo; ‘Santo’ e ‘Nuvem negra’. Sendo a primeira da autoria do Bruno e a segunda de minha autoria”, finaliza o compositor.
16° Café das Cinco – Abril 2017
14h – Oficina da Canção, com Fernando Vasques
17h – Encontro de Compositores de Botucatu e do mundo, com encerramento de Felipe Roberto e Bruno Yanagizawa
Local: Mirante das Artes – Rua Major Mathues, 249 – Vila dos Lavradores
Entrada gratuita
Assessoria de Imprensa